TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOFT SKILLS – HABILIDADES INTERPESSOAIS

Por:   •  29/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 2

SOFT SKILLS – HABILIDADES INTERPESSOAIS

Com a ascensão das transformações no mercado e nas relações de trabalho, gradualmente mais empresas estão compreendendo que precisam de colaboradores com habilidades que vão muito além da técnica. Soft skills são competências relacionadas ao comportamento do indivíduo, muito mais vinculadas à personalidade e às experiências, do que à formação profissional.

Soft skills são tendências de habilidades interpessoais que tendem a se tornar muito importantes para as empresas. De acordo com o psicólogo Daniel Goleman, são elas que realmente capacitam alguém para ocupar cargos de liderança, que envolvem lidar com outras pessoas e consigo mesmo. Em outras palavras, apenas inteligência e experiência não bastam.

Em um processo seletivo, a maioria dos candidatos surgirão cumprindo os requisitos especificados, como a formação acadêmica, fluência em idiomas, especialização, cursos técnicos, etc. Todas essas habilidades oferecerão aptidão para cumprir as exigências da vaga. Mas, em sua maioria são as soft skills que farão a real diferença entre um concorrente e outro.

Algumas pessoas parecem ter certas habilidades inatas, como a criatividade ou a organização. Entretanto, com o autoconhecimento, é possível aprimorar essas qualidades que já se manifestam espontaneamente e ainda desenvolver outras, que mostrarão destaque para um panorama de negócios tão competitivo.

Há algumas habilidades que podem ser desenvolvidas para que o profissional se destaque na empresa, no mercado de trabalho, tais habilidades inatas a quem busca se destacar, sendo estas, a comunicação eficaz, a escrita, a empatia, a colaboração, a organização ou planejamento, a flexibilidade, a resiliência, saber trabalhar sob pressão, ter a capacidade de resolver problemas, ter um pensamento criativo, um bom relacionamento interpessoal, uma boa

Dessa maneira, é importante é entender que as soft skills são reflexo de um desenvolvimento contínuo e sempre sujeito a aperfeiçoamento. Dessa forma, vale a pena buscar fortalecer e reconhecer as capacidades de acordo com o autoconhecimento e as exigências do mundo corporativo atual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com