TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESEVOLVER SOFT SKILLS NA ERA DIGITAL

Por:   •  28/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  9.817 Palavras (40 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 40

 

 

DESEVOLVER SOFT SKILLS NA ERA DIGITAL

INTRODUÇÃO

Neste trabalho, abordaremos o tema sobre como desenvolver as soft skills na era digital e como a tecnologia facilita o desenvolvimento dessas habilidades. 

O trabalho foi organizado em 5 capítulos, onde no primeiro é apresentado o significado das soft skills, abordando a diferença entre soft e hard skills para facilitar o entendimento destes. No primeiro capítulo, também é descrito para que servem as soft skills em uma visão mais organizacional, abordando pontos que favoreçam o colaborador na visão da empresa, apresentando as soft skills mais requeridas pelo mercado de trabalho. A intenção neste capítulo, é frisar a importância do desenvolvimento destas para o meio corporativo, trazendo exemplos de treinamentos eficazes para desenvolvê-las. 

O segundo capítulo, tem foco na inteligência emocional, abordando a trajetória do estudo sobre o assunto e definindo conceitos sobre o tema, com base em autoconhecimento, autocontrole, empatia, habilidades sociais e autoeficácia para obter melhor compreensão emocional e assim identificar  e reconhecer sentimentos e significados através do processo de memórias e codificação emocional.

No terceiro capítulo, é apresentado a importância de o colaborador desenvolver as soft skills, tanto na questão pessoal quanto na questão profissional. E através da tecnologia, expomos recursos para que os colaboradores do século XXI possam desenvolver facilmente essas habilidades.

Já o quarto capítulo, dá ênfase na visão organizacional, apontando o porquê é importante ter um colaborador com soft skills bem desenvolvidas e quais os benefícios a empresa terá ao contratar pessoas com habilidades de inteligência emocional aperfeiçoadas.

O quinto e último capítulo, aborda a questão do quão eficiente e eficaz são os treinamentos digitais que visam desenvolver essas habilidades na era atual além de apresentar todas as etapas do processo de aprendizagem dessa soft skills e apresentando resultados para a organização.

Neste trabalho, as metodologias utilizadas foram pesquisas bibliográficas através da internet e artigos acadêmicos, enriquecida com o estudo do psicólogo PHD no assunto e autor do bestseller “Inteligência Emocional”, Daniel Goleman entre outros autores e alguns CEOs, com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância das soft skills e como estas avançam junto com a tecnologia.

2 SOFT SKILLS

Com a mudança no mundo e no cenário empresarial, gestores e empresários buscam não só competências e habilidades técnicas em profissionais, o ponto "x" na busca de um novo colaborador, passou a ser também habilidades pessoais e comportamentais.

Claudio Fernández-Aráoz (1986), conselheiro sênior da empresa de headhunting Egon Zehnder diz "QI te garante seu emprego, inteligência emocional garante sua promoção e a falta de inteligência emocional fará com que você seja demitido.” 

As soft skills são habilidades de inteligência emocional e hoje estão muito em alta no mercado de trabalho e comércio, por essa razão, é de extrema importância entender o que realmente são as soft skills e como desenvolvê-las.

“Soft Skills” vem do inglês e se for traduzida literalmente, a palavra "soft" vem como algo fácil, suave, macio, e a expressão "skill" é representada por destreza, habilidades, perícia, porém se o termo for traduzido de forma literal como citado anteriormente, ele perde seu real significado.

As soft skills são um compilado de habilidades, atitudes e comportamentos que compõem os traços de personalidade humana e estão diretamente ligadas à maneira de interagir, se relacionar e se comunicar com outras pessoas. Abarca um conjunto de competências emocionais, cognitivas e sociais desenvolvidas de acordo com o tipo de cultura, experiências de vida, educação, criação entre outros fatores, todavia se baseia de acordo com a particularidade vivida de cada um.

"As Soft Skills são competências que competem à personalidade e o comportamento profissional de cada indivíduo. São aptidões mentais, sociais e emocionais, habilidades particulares e aprimoram-se de acordo com a cultura, experiência e educação de cada pessoa" (BANCO MUNDIAL, 2018).

Em outras palavras, as soft skills estão ligada a inteligência emocional, ou seja, a facilidade em lidar com pessoas, ter empatia, resiliência, facilidade de entender o próximo... São aptidões encontradas em pessoas onde as mesmas têm facilidade para interagir e manter uma relação estável e saudável umas com as outras.

“Goleman (1995), psicólogo, escritor e especialista no assunto afirma em seu livro “inteligência emocional” (1995) que “habilidades como resiliência, empatia, colaboração e comunicação são todas competências baseadas na inteligência emocional e que distinguem profissionais incríveis da média"

2.1 DIFERENÇA ENTRE SOFT SKILLS E HARD SKILLS

Para facilitar ainda mais o entendimento das soft skills é preciso compreender um pouco sobre as "hard skills": expressão a qual já se deduz ser oposta a soft skills já que soft e hard são antônimas. Porém as hard skills estão associadas às habilidades técnicas, facilmente mensuráveis e de fácil adesão já que são adquiridas a partir do momento em que se aprende algo como uma nova língua, ou passa a ter  domínio em um sistema de informática, ou gradua-se em alguma especialidade.

Ou seja, é todo aprendizado obtido através de estudos que podem ser apresentados em aspectos físicos, e normalmente são colocadas no currículo profissional, facilmente identificadas através de diplomas.

Ambas são um complexo de conhecimentos, habilidades e atitudes que constituem as peculiaridades da personalidade pessoal e profissional, contudo, as hard skills estão associadas às competências técnica adquiridas e as soft skills às competências individuais vivenciadas. 

Campos (2016) em seu estudo descreve a observação de um processo de recrutamento e seleção em uma determinada empresa especializada, e afirma que na segunda etapa do processo ao entrevistar um candidato a companhia analisa a formação acadêmica, percurso profissional e as competências sociais e técnicas - soft skills e hard skills. (apud. Revista Fatec Sebrae em Debate: gestão, tecnologias e negócios,Vol.7 | Nº. 12 | Ano 2020 | p. 109)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (69.8 Kb)   pdf (612.5 Kb)   docx (411.3 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com