TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SPOLETO X FEDEX X NATURA

Por:   •  9/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.055 Palavras (5 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO[pic 2]

CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

[pic 3]

PLAED “DANIEL VINICIUS SANTOS DE MOURA” – LAGAMAR.

CURSO: ADMINISTRAÇÃO / 2010.

DISCIPLINA: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO II.

PROFESSOR: BREYNNER RICARDO DE OLIVEIRA.

TUTORA PRESENCIAL: VICENTE TEODORO ANASTÁCIO.

ALUNO: Luiz Antônio Caixeta Rassi – Matrícula: 10.2.9768.

ATIVIDADE: 1.

Ideias sobre as conexões entre os vídeos SPOLETO X FEDEX X NATURA e suas possíveis conexões e por fim a cultura de gestão ainda predominante na administração pública e os desafios para o administrador público.

Introdução:

O que propõe esta atividade – expor ideias sobre as conexões entre os vídeos SPOLETO, FEDEX e NATURA – é acima de tudo uma oportunidade a todos os estudantes em Academias Universitárias, uma vez que se trata, acima de tudo, não só da evolução de qualquer ciência, mas sim da evolução humana em sociedade.

Como se pode observar indiferente do foco acadêmico, oportuniza-nos a entender o porquê da Ciência da Administração (nosso foco à Pública) tem-se seu reconhecimento mundial de suas propriedades científicas e não meramente uma fundamentação empírica.

É ai mesmo que está a grande observação; ou seja, valorizando o empírico que os pensadores precursores conseguiram à grande tarefa: Comprovar Cientificamente o que se pensava – A legitimidade da Ciência da Administração e a presente construção não terminada.

Dizer meramente que a aplicabilidade do que foi proposto na Teoria Geral da Administração, dentro da divisão chamada Teoria Clássica da Administração formada pela Teoria da Administração Científica (Frederick Taylor), Teoria Administrativa (Henri Fayol) e Teoria da Burocracia (Max Weber), é viável ou não; ou mesmo se os vídeos se relacionam nos quesitos X, Y e Z seria empobrecer uma oportunidade tão rica a todo e qualquer aluno de qualquer disciplina ou curso acadêmico.

Por fim, entende-se que o melhor a descrever, frente a proposta, o que se pode pensar para que as Organizações Públicas devam aprender com os pensamentos Privados, e seus legados, para o que se melhor adapte ao tratamento da “Coisa Pública”.

Desenvolvimento:

Sem somas de dúvidas, entende-se que os três vídeos passam pelo que propõe a Administração Inovada – Começando pela Escola Primária de Administração até a mais sublime Inovação Científica à Administração. Cada um dentro de suas perspectivas e propostas.

Vejamos: o vídeo da Natura mostra-nos uma aplicação de excelência em todos os aspectos, desde um simples pedido de um material, passando por suas produções, até à entrega deste material. Sem contar como os processos são severamente “protegidos” e  focados na boa qualidade do processo conclusivo.

Nota-se, inclusive, a qualidade do ambiente, a satisfação dos colaboradores, o maquinário, o requinte humano e também ambiental. Se parece que a empresa preocupa em apresentar o que ela tem mais atrativo, além da qualidade dos produtos, a conservação do nome do seu produto NATURA; elevando a todo espectador, e porque não também expectador, a entender em sua demonstração a preocupação com a NATUREZA.

Observa-se também que os colaboradores estão todos com perfis de colaboradores capacitados, não só envolvidos, mas abraçados aos processos de produção, venda e entrega. Priorizando a satisfação de seu maior interesse: A Satisfação do Cliente, ou mais ainda, do possível cliente.

O vídeo da FedEx, também não perde seu objetivo, como à Natura.

Esta organização demonstra todo o seu potencial de produção, e mas mais ainda, apresenta o quanto a tecnologia, aliada a colaboradores capacitados e seus princípios de produção com bases na elementar – empírica - Ciência da Administração Científica até ao que há de mais avançado cientificamente nesta Ciência da Arte de Administrar.

Incrível, como nos processos da Natura, essa empresa tem na Logística um tripé para um grande sucesso da prestação de serviços. Sim, aprendemos com disciplinas anteriores o valor da boa gestão da Logística proporciona sucesso nos processos de materiais e serviços em suas comercializações/produções.

O que se observa no vídeo SPOLETO é uma severa crítica ao que propõe as Ciências Inovadas de Administração, quando os processos e maquinários são inovados, assim como à tecnologia, enquanto que o processo de boa qualidade humana de colaboradores, treinados/envolvidos/abraçados aos processos e execução destes, fica esquecido, e os reflexos disso em uma empresa, para com seus produtos e clientes internos e externos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (206.4 Kb)   docx (66.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com