TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUGESTÃO DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM PLANO EMPRESARIAL NUMA EMPRESA DE TRANSPORTE

Por:   •  25/6/2020  •  Artigo  •  2.947 Palavras (12 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

SUGESTÃO DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM PLANO DE COMUNICAÇÃO NA EMPRESA INDETUR LOCALIZADA NA CIDADE DE INDEPENDÊNCIA-RS

Luís Henrique Wilkomm ¹

Mateus Prestes Borges ²

Angela Cristina Viera ³

SETREM 4

RESUMO

Cada dia o cenário do mercado atual encontra-se em constante mudança, o que exige das empresas um alto grau de comunicação, tanto interna quanto externamente, para que assim possam ter uma tomada de decisões rápidas e eficazes, neste sentido, um plano de comunicação bem elaborado torna-se relevante para todas as empresas possam se manter competitivas. O objetivo deste estudo foi a sugestão de implementação de um plano de comunicação na empresa Indetur localizada na cidade de Independência-RS. Para desenvolver este estudo utilizou-se os métodos de abordagem dedutiva, qualitativa. Os procedimentos utilizados para a realização do estudo foram a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. As técnicas utilizadas foram: técnica de coleta de dados, onde são feitas pela observação e entrevista; técnicas de análise de dados, onde é utilizado o software Microsoft Office Excel® e análise de conteúdo. A utilização desse plano permitira a empresa otimizar a comunicação de modo eficaz, através de um grupo de Whatsapp, o que demonstrou-se aos gestores da empresa a importância de fazer um plano de comunicação empresarial.

Palavras-chaves: Comunicação. Indetur. Plano de comunicação.

ABSTRACT

Each day the current market scenario is constantly changing, which requires companies to have a high degree of communication, both internally and externally, so that they can have quick and effective decision-making, in this sense, a communication plan. well-designed becomes relevant for all companies to remain competitive. The aim of this study was to suggest the implementation of a communication plan in the company Indetur located in the city of Independência-RS. To develop this study, the methods of deductive, qualitative approach were used. The procedures used to carry out the study were the literature search and the case study. The techniques used were: data collection technique, where they are made by observation and interview; data analysis techniques, using Microsoft Office Excel® software and content analysis. The use of this plan will allow the company to optimize communication effectively, through a Whatsapp group, which demonstrated to the company managers the importance of making a business communication plan.

Keywords: Communication. Indetur. Communication plan.

1 INTRODUÇÃO

Compreende-se que a comunicação empresarial e organizacional está relacionada a uma associação de maneiras e ferramentas aplicadas por uma empresa para que se possa dialogar tanto com seu público interno e externo, quanto com seus fornecedores e comunidade.

Ela se torna essencial para o bom funcionamento de qualquer negócio, proporcionando a organização um fluxo contínuo e homogêneo para que se possa manter o equilíbrio em suas operações, além de criar um clima organizacional corporativo de acordo com seus valores. Este clima consegue-se através de ferramentas e formas de aplicação de diálogo com seu público interno, para desta forma garantir que os funcionários trabalhem de forma integrada e alinhada aos objetivos da corporação.

Quando consegue-se realizar a aplicação prática da definição de comunicação empresarial, é quando as empresas tornam-se capazes de motivar seus colaboradores, fazendo com que se sintam parte importante da organização. Como resultado, eles passam a contar um aumento no desempenho com inovações constantes. Mas da mesma forma, uma comunicação ineficiente pode custar caro.

Neste sentido, o trabalho a seguir trará uma pesquisa com o intuíto de melhorar a comunicação empresarial na organização em estudo, localizada no município de Independência na região noroeste do Rio Grande do Sul, pelos acadêmicos do 5º período do curso de bacharelado em administração de empresas.

2 ASPECTOS METODOLÓGICOS

Segundo Lakatos e Marconi (2006), o método é o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que permite alcançar o objetivo, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista.

2.1 MÉTODOS DE ABORDAGEM

De acordo com Fachin (2003), método é uma ferramenta do conhecimento que possibilita aos estudantes um modo de facilitar a pesquisa, para fazer e também compreender e interpretar os resultados de modo a poder coordenar investigações.

2.1.1 Método Dedutivo

De acordo com Gil (2008), é o método que parte do geral, descendo ao particular. Inicialmente parte de ideias verdadeiras que possibilitam chegar a conclusões formais.

Para essa pesquisa utilizou-se o método dedutivo, usando a base das teorias de autores para que fosse possível elaborar um plano de comunicação para a empresa.

2.1.2 Método Qualitativo

De acordo com Lovato (2013), a abordagem qualitativa é a que traz conclusões descritivas, as quais não são resultados de coleta de dados numéricos ou análise estatística. É usada para compreender melhor um fenômeno.

Para dar sustentação ao presente trabalho usou-se a abordagem qualitativa que está presente nos dados coletados com os entrevistados.

2.2 MÉTODOS DE PROCEDIMENTOS

Referente aos métodos de procedimento, Marconi e Lakatos (2007) dizem que essa é a etapa mais concreta do desenvolvimento do trabalho, possuindo uma destinação mais restrita em termos gerais.

2.2.1 Pesquisa bibliográfica

Pesquisa bibliográfica segundo Gil (2002, p. 44) “é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos”.

A pesquisa bibliográfica foi utilizada para adquirir conhecimento nos assuntos relacionados e que interferem na elaboração do plano de comunicação para a empresa.

2.2.2 Estudo de caso

Segundo Güllich, Lovato, Evangelista (2007, p. 35) “...é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos”.

O estudo de caso auxiliou no desenvolvimento da análise SWOT utilizada para coleta de informações para melhor compreensão do cenário interno quanto externo da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (324.2 Kb)   docx (153.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com