TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUSTENTABILIDADE E GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS

Por:   •  4/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.114 Palavras (25 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 25

CENTRO UNIVERSITÁRIO CARIOCA

UNICARIOCA

SUSTENTABILIDADE E GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS

Sarah Moreira

RIO DE JANEIRO

MARÇO DE 2016

SUSTENTABILIDADE E GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS

Projeto de Pesquisa apresentado ao Centro Universitário Carioca  UNICARIOCA, como requisito parcial para obtenção de grau na disciplina de Metodologia Científica.

Professor: Leonardo  Ricchezza

RIO DE JANEIRO

MARÇO DE 2016

“A base de toda a sustentabilidade é o desenvolvimento humano que deve contemplar um melhor relacionamento do homem com os semelhantes e a Natureza. ”

(Nagib Anderáos Neto)

  1. RESUMO

Este trabalho foi elaborado através de pesquisas ligadas a conscientização dos cidadãos quanto a sua responsabilidade em conservar os recursos hídricos encontrados na natureza de maneira a torná-los perpétuos. Percebe-se ao longo do estudo que durante séculos os seres humanos apenas retiraram os recursos naturais e os transformaram em lucro, porém houve uma demora na percepção de que tudo o que era extraído precisava ser conservado para as gerações futuras, o que ocasionou em diversos problemas sociais, como principalmente, a poluição das águas. Descobre-se então a importância de, além de preservar o que já existe, utilizar-se de tecnologias para melhorias, reuso e aproveitamento do que outrora destruiu-se, através de estudos que possibilitassem um novo olhar sobre o planeta. O estudo contribuiu para um melhor entendimento do papel do cidadão, das empresas em geral e da importância do incentivo a uma visão sustentável desde a educação inicial. A pesquisa concluiu que o avanço econômico deve estar inteiramente acoplado ao conceito de sustentabilidade. E para que de fato haja avanço, é necessário unir a força das nações em prol desse mesmo objetivo.

Sumário

1        RESUMO        9

2        INTRODUÇÃO        6

3        A ÁGUA POTÁVEL NO BRASIL        7

3.1        Brasil, a maior reserva mundial de água potável        7

3.2        Localizações geográficas e distribuição        7

4        AS LEIS QUE REGEM OS RECURSOS HÍDRICOS        8

4.1        Código de Água (decreto nº 24.643/1934)        9

4.2        Águas na Constituição Federal        10

4.3        Agência Nacional de Águas        12

5        DANOS CAUSADOS PELO MAU USO DOS RECURSOS HÍDRICOS        13

5.1        Desperdício de água        13

5.2        Poluição dos rios        14

6        PROJETOS E PROPOSTAS PARA A UTILIZAÇÃO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA        16

6.1        A utilização da água – racionamento        16

6.2        Tecnologia de tratamento de água        17

6.3        Gestão hídrica nas empresas        19

7        CONCLUSÃO        21

8        REFERENCIAS        22


  1. INTRODUÇÃO

Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.

Durante muitas décadas a humanidade extraiu da natureza os recursos dos quais necessitava para geração de suas atividades. Porém, pouco se pensava na questão da preservação, tal atitude levou muitos países inclusive o Brasil, a subirem um degrau a mais em relação ao desenvolvimento industrial, mas de forma insustentável, o que levou no decorrer dos anos, a percepção de que a maioria dos recursos que a natureza proporcionava demorava décadas para se reconstituir.

A Conferência da ONU de 1972 deflagrou o alerta, pois mostrou ao mundo os efeitos do desenvolvimento e da industrialização sem um planejamento e uma cautela especial na preservação dos recursos naturais. Com base nessas pesquisas destacaremos a gestão hídrica no conceito sustentável, visto que a água é considerada o bem mais precioso do século XXI e vem sofrendo paulatinamente o risco de escassez, em escala mundial, o que constitui um dos principais problemas do milênio. Nesse sentido, indaga-se de que maneira o ser humano utilizará os recursos hídricos garantindo que as próximas gerações não sofram com a completa escassez?

  1. A ÁGUA POTÁVEL NO BRASIL

  1. Brasil, a maior reserva mundial de água potável

O país possui a maior reserva mundial de água doce, sendo cerca de 12% das reservas de água doce que se encontram disponíveis em todo planeta, somente a bacia amazônica concentra 70%, o restante é desigualmente distribuído para a população. O Nordeste possui menos de 5% sendo grande parte das reservas subterrâneas, com o nível de sal acima do limite para o consumo humano.

A maior reserva mundial encontra-se no Brasil, um manancial de água doce subterrâneo transfronteiriço chamado Aquífero Guarani, sendo este subjacente a quatro países: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguaia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.2 Kb)   pdf (245.2 Kb)   docx (30.8 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com