TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Satisfação com as práticas de gestão de recursos humanos e intenções de turnover: Papel mediador da implicação organizacional

Por:   •  15/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.132 Palavras (9 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 2]

“Satisfação com as práticas de gestão de recursos humanos e intenções de turnover: Papel mediador da implicação organizacional”

[pic 3]

Autores do Artigo: Gomes, Daniel Roque; Duarte, Ana Patrícia; Das Neves, José Gonçalves

Docente: Patrícia Rodrigues Bacelar

Discentes: Ricardo Rodrigues (17890); Tiago Castro (18725)

Data: 8/01/2016

Unidade Curricular: Gestão de Recursos Humanos

Introdução

No âmbito da unidade curricular de Gestão de Recursos Humanos (GRH), foi-nos proposto a elaboração de um trabalho com base no artigo “Satisfação com as práticas de gestão de recursos humanos e intenções de turnover: Papel mediador da implicação organizacional”. Este trabalho tem como objetivo o estudo da influência das práticas de gestão de recursos humanos na intenção de turnover por parte dos colaboradores das empresas.

Inicialmente, vamos enumerar e definir algumas das palavras-chaves e conceitos que achamos essenciais e que são usados ao longo do trabalho. Após este enquadramento com os referidos conceitos, vamos integrar e explorar a temática principal com todos os conhecimentos adquiridos nos diversos momentos de estudo nesta unidade curricular, tendo como objetivo final dar resposta à seguinte questão: “De que modo as práticas de gestão de recursos humanos influenciam a intenção de turnover?”

A segunda parte do trabalho passa análise e interpretação, e posterior divulgação estudo presente no artigo. Este estudo permite-nos responder de forma mais assertiva à nossa questão.

Em suma, este trabalho permitiu-nos desenvolver e explorar os temas e respetivos conceitos explorados durante as aulas, ao longo do semestre e, ao mesmo tempo, compreender todos os efeitos que as práticas de gestão de recursos humanos têm na intenção/taxa de turnover de uma empresa.

Palavras-Chave

  • Gestão de Recursos Humanos;
  • Turnover;
  • Implicação organizacional;
  • Implicação instrumental;
  • Implicação normativa;
  • Implicação efectiva;
  • Colaboradores;
  • Empresas;
  • Envolvente organizacional;
  • Competitividade organizacional;
  • Práticas de Gestão de RH;
  • Formação;
  • Recrutamento;
  • Seleção;
  • Formação.

Conceitos

Gestão de Recursos Humanos: A gestão de recursos humanos é a área da gestão que tem como objetivo fomentar as capacidades e habilidades dos colaboradores de uma empresa, de modo a que a organização consiga atingir os seus objetivos. Fá-lo através do recrutamento, seleção, formação e integração dos colaboradores. Por outro lado, esta área é responsável por defender os interesses dos colaboradores face aos interesses da organização.

Práticas de recursos humanos: “Consiste num conjunto de aplicações que seguem um alinhamento político e orientador das estratégias de gestão que uma organização concebe para os seus capitais sociais e humanos.”

        Turnover: Afastamento psicológico dos colaboradores em relação à empresa que irá originar a saída voluntária destes dessa organização.

        Implicação organizacional: Consiste na ligação psicológica estabelecida entre o indivíduo e a organização. Há três complementos de implicação organizacional: Implicação instrumental, normativa e afetiva.

        Implicação instrumental: Quando o indivíduo decide permanecer na organização, pois os custos do abandono são superiores aos benefícios.

        Implicação normativas: Quando o indivíduo decide permanecer na organização, pois acha que se trata da opção mais justa e moral para com a empresa.

        Implicação afetiva: Quando o indivíduo decide permanecer na organização, devido à sua ligação emocional estabelecida entre ele e a empresa, apresentando assim um forte desejo de continuar a ser membro da empresa.

Desenvolvimento do tema proposto

Ao longo dos tempos, no mundo empresarial, a gestão de recursos humanos deixou de ser encarada como um gasto, passando a ser um investimento, uma peça fundamental nas empresas de atualidade. Desta forma, as pessoas passaram a ser alvo de estudos e teorias de estratégia empresarial, estando estas, relacionadas com o aumento da produtividade, do valor empresarial, da sobrevivência organizacional e do incremento do valor financeiro.

Atualmente, as empresas são constituídas pelo capital financeiro e pelo capital humano. Para que a empresa consiga atingir os seus objetivos e ser considerada de “saudável”, é essencial que estas duas componentes estejam em equilíbrio. Para tal, foram desenvolvidas práticas de gestão de recursos humanos, que definem um alinhamento político e orientador das estratégias de gestão, para o capital humano.

Inicialmente, as práticas de recrutamento e seleção são responsáveis pela constituição humana da empresa, levando a cabo a eleição de capital humano capacitado para exercer as funções de modo a atingir os objetivos da mesma.

Durante a prática de acolhimento e socialização, é incutido aos recém-chegados, o seu papel na organização e o papel da organização para com o meio envolvente. Esta prática tem como fim a integração na realidade organizacional.

Outra prática que assenta num processo intencional, planeado e sistemático é a formação. Tem como finalidade o desenvolvimento de atitudes, comportamentos e competências dos colaboradores em contextos de trabalho.

Por fim, e não menos importante, está a prática de avaliação de desempenho. Através desta prática, iremos medir e avaliar o cumprimento de funções e objetivos dos trabalhadores, de modo a estipular recompensas e benefícios para estes que serão definidos consoante o seu desempenho. Por outro lado, uma avaliação permite também medir a variância entre o desempenho do indivíduo e os seus objetivos. Caso exista uma correlação negativa, isto é, se o desempenho ficar muito aquém do alcance dos objetivos, é necessário dar nova formação ao indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (247.1 Kb)   docx (169 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com