TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NO TURNOVER

Por:   •  9/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  6.244 Palavras (25 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 25

A INFLUÊNCIA DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NO TURNOVER

RESUMO

A importância da Gestão de Pessoas com foco em Turnover buscou comparar e analisar os fatores que levam a rotatividade dentro da empresa, afetando principalmente a produtividade e motivação do funcionário, prejudicando o crescimento e lucro. Com isso, os estudos se caracterizaram como uma pesquisa descritiva, onde se realizou uma investigação comparativa sobre o clima organizacional, visando um esclarecimento de motivos importantes para a desistência, em busca de explicar a ação de medidas que possam reduzir o alto índice de rotativismo dentro das organizações. Contudo um importante membro que está atrelado ao Turnover é o Recursos Humanos, composto por diversos departamentos que compõem planos estratégicos, que buscam solucionar os problemas como o Turnover.

Palavras-chave: Turnover, Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Rotativismo.

ABSTRACT

The importance of People Management focused on Turnover sought to compare and analyze the factors that lead to turnover within the company, mainly affecting employee productivity and motivation, hampering growth and profit. Thus, the studies were characterized as a descriptive research, where a comparative investigation was carried out on the organizational climate, aiming at clarifying important motives for quitting, in order to explain the action of measures that can reduce the high rate of rotativism within of organizations. However, an important member that is linked to the Turnover is Human Resources, composed of several departments that make up strategic plans that seek to solve problems like the Turnover.

Keywords: Turnover, Human Resources, People Management, Rotativism.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 9

2. DESENVOLVIMENTO 10

2.1 CONCEITO DE RECURSOS HUMANOS 10

2.2 HISTÓRIA DO RECURSOS HUMANOS 10

2.3 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE RH NAS EMPRESAS 11

2.4 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 11

2.4.1 Como Implantar uma Avaliação de Desempenho 12

2.4.2 Métodos de Avaliação de Desempenho 13

2.4.3 Tipos de Avaliação de Desempenho mais utilizados 14

2.4.3.1 Auto Avaliação (avaliação 180 graus) 14

2.4.3.2 Avaliação de Desempenho 360 graus 14

2.4.3.3 Avaliação de Desempenho por objetivos 15

2.4.3.4 Avaliação por Escala Gráfica 15

2.4.3.5 Avaliação de Desempenho por Competência 15

2.5 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO 16

2.5.1 Treinamento 16

2.5.2 Desenvolvimento 16

2.5.3 Resultados do investimento 16

2.6 CARGOS E SALÁRIOS 17

2.6.1 Avaliação do Cargo 18

2.6.2 Pesquisa Salarial 19

2.6.3 Planos de Cargos e Salários 19

2.7 TURNOVER 20

2.7.1 Desligamento por iniciativa do funcionário 20

2.7.2 Desligamento por iniciativa da organização 20

2.8 DIAGNÓSTICO DAS CAUSAS DA ROTATIVIDADE DE PESSOAL 20

2.9 OS CUSTOS DO TURNOVER PARA A ORGANIZAÇÃO 21

2.10 PESQUISA DE CAMPO – DADOS OBTIDOS 22

2.11 COMO O RH PODE INTERVIR NO TURNOVER E NO ABSENTEÍSMO 27

2.12 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO 27

2.13 LIDERANÇA 29

2.14 MOTIVAÇÃO 29

3 CONCLUSÃO 31

APÊNDICE 32

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 34

1. INTRODUÇÃO

Nossa pesquisa tem como objetivo demonstrar a influência da Gestão de Pessoas dentro da organização no índice de rotatividade, identificando as causas que somam para esse crescimento.

Turnover é um conceito utilizado frequentemente na área de Recursos Humanos para caracterizar o fluxo de rotatividade de pessoal, ou seja, a movimentação de admissões e demissões dentro de uma organização. Dentre os aspectos externos podemos citar a situação de oferta e demanda de recurso humanos, o cenário econômico, as oportunidades de emprego etc. Nos aspectos internos, tem-se a política de benefícios, condições físicas e ambientais de trabalho, cultura organizacional, políticas disciplinares, oportunidades de crescimento profissional etc.

Pode-se afirmar que a rotatividade de pessoal gera altas despesas para organização, seja por gastos com novos processos de recrutamento, seleção e treinamentos, altos custos com verbas rescisórias. Além disso, os colaboradores podem levar consigo, informações de importante valor para a empresa e o comprometimento do clima organizacional.

A atuação de forma estratégica das atividades nas áreas daorganização, mostra o quanto isso contribui para o crescimento e produtividade da organização e quais funções que cada uma é responsável, desde a admissão até o desligamento do funcionário e todos os processos de cada departamento.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 CONCEITO DE RECURSOS HUMANOS

Dentro da organização, o RH (Recursos Humanos) tem como objetivo cuidar da valorização dos colaboradores. É o departamento que atua no processo de recrutamento e seleção de novos colaboradores, treinamentos, remuneração e benefícios, planejamento de palestras de motivação e capacitação, promove segurança aos colaboradores, e busca meios de melhorar o clima organizacional. É o principal setor responsável por desenvolver trabalhos direcionados ao relacionamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.8 Kb)   pdf (102.9 Kb)   docx (33.4 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com