TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saude e seguranca no trabalho

Por:   •  27/5/2015  •  Seminário  •  1.321 Palavras (6 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 6

 DIAGNÓSTICO DO IMPATCO SÓCIO E ECONÔMICO DEVIDO A IMPLANTAÇÂO DE UM ESTABELECIMENTO COMERCIAL.

Michaelle Claudia da Silva

                Sheillany Morghana Deodato da Silva

  1. INTRODUÇÃO

A indústria do turismo se tornou uma das principais atividades econômicas do planeta, tanto para países desenvolvidos, quanto para os países em desenvolvimento, tornando-se referência na geração de empregos e rendas. Entretanto, só recentemente passou a ser um objeto de estudo e preocupação e por isso não há ainda, uma grande variedade de estudos sobre o assunto.

Dias (2005) afirma que em 2010 foram mais de 1 bilhão de turistas internacionais se movimentando pelo mundo, provocando impactos, negativos e positivos, em todos os setores da economia.

O eixo central desse estudo está concentrado na análise do impacto sócio-econômico causado pela chegada do Pátio Arapiraca Garden shopping na região do Agreste Alagoano na qual recebe esse tipo de turista, principalmente a cidade de Arapiraca.

A vinda do shopping Garden pátio para Arapiraca garante ser um grande empreendimento para a cidade e movimentará muitos empresários junto com seus negócios para a região. Em todos os momentos só se houve falar sobre os pontos positivos que este projeto trará, porém o grande problema que se percebe é como ficará a situação dos microempresários varejista do centro de Arapiraca após a chegada do shopping. Para poder compreender está situação é preciso entender os processos envolvidos na chegada do shopping.

        Diante do contexto abordado a pesquisa pretende ter como objetivo geral diagnosticar impacto socioeconômico causado pelo turismo de negócio com a chegada do Pátio Arapiraca Garden shopping na região de Arapiraca. E como objetivos específicos: Identificar o turismo de negocio na região de Arapiraca e revelar os pontos positivos e negativos na vinda do Pátio Arapiraca Garden shopping.

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

        O presente trabalho tem como base a classificação metodológica apresentada por Vergara (2007) que propõe dois critérios básicos: quanto aos fins e quanto aos meios. Dada a abordagem do problema de pesquisa, quanto aos fins, foi adotada metodologia explicativa. Uma pesquisa é considerada explicativa quando tem por objetivo explicar, esclarecer determinado fenômeno. Em Acevedo e Nohara (2007, p. 47) encontra-se o mesmo entendimento: “ A pesquisa explicativa, por sua vez, tem a finalidade de explicar por que o fenômeno ocorre, ou quais os fatores que causam ou contribuem para sua ocorrência.”  

                 Quantos aos meios: foi considerada bibliográfica. Segundo Vergara (2007) a pesquisa bibliográfica é o estudo baseado em material publicado em livros, revistas, jornais e redes eletrônicas que podem ser acessados pelo público em geral. Foram utilizados livros e artigos sobre logística, que abordam distribuição e revista sobre o setor atacadista/distribuidor e pesquisa eletrônica; além disso, foi adotada pesquisa de campo, que segundo a autora “é  investigação empírica realizada onde ocorre ou ocorreu um fenômeno ou dispõe de elementos  para explicá-lo” , tendo em vista a afirmação o estudo foi realizado nos distribuidores, local que dispõe de todas as informações para responder ao problema proposto.

            Além disso, para melhor entendimento de classificação foi adotada metodologia qualitativa. Para (Marconi e Lakatos apud Minayo, 2002:21-22) a pesquisa qualitativa “responde a questões particulares”. Em Ciências Sociais, preocupa-se com “um nível de realidade que não pode ser quantificado”, ou seja, ela trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores, atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser produzidos à operacionalização de variáveis”. Na pesquisa qualitativa há maior interpretação dos dados já que, nessa situação não podem ser analisados de forma quantificada. Para Collis e Hussey (2005) a pesquisa pode ser diferenciada, o que depende do método adotado pelo pesquisador, que por sua vez pode ser quantitativo, é objetivo e foca a mensuração de fenômenos, e/ou qualitativo, é subjetivo envolve reflexão e percepção para entender as atividades sociais e humanas.

2.1. AMOSTRAGEM

            De acordo com Vergara (2007) “existem dois tipos de amostra: probabilística, baseada em procedimentos estatísticos, e não probabilísticas. Como a pesquisa não foi baseada em métodos estatísticos, por sua natureza qualitativa, a amostra adotada foi não probabilística. Ainda segundo a autora dentre as não probabilísticas destaca-se as amostras por acessibilidade, que seleciona os elementos pela facilidade de acessos a eles e amostra por tipicidade, constituída pela seleção de elementos que o pesquisador considere representativos da população-alvo. Para investigação do fenômeno apresentado no problema foi levado em consideração os critérios de amostra por tipicidade.

 2.2.  COLETA DE DADOS

 Martins (2002, p. 54) cita que “os dados e informações coletados em publicações, cadastros, fichários... são denominados dados secundários e, portanto, exigem a identificação precisa da fonte. Os dados obtidos diretamente com o informante através de questionário ou entrevista são chamados dados primários e são obtidos por instrumentos cuja cópia deve ser parte do relatório final de pesquisa”. A coleta de dados confere maior clareza ao estudo, uma vez que, fornece subsídios para compreensão dos fenômenos investigados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (135.6 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com