TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança E Saude Do Trabalho

Exames: Segurança E Saude Do Trabalho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  576 Visualizações

Página 1 de 4

A política da SST de uma organização deve ser elaborada com base nas suas características e necessidades, levando-se em conta seu porte e natureza dos seus riscos. Uma vez definida essa política, é necessário a criação de um sistema de gestão que englobe a estrutura operacional, a disponibilização dos recursos, o planejamento, a definição de responsabilidades, os procedimentos e processos e principalmente voltado para a gestão dos riscos, sobretudo quanto à identificação de perigos, avaliação e controle de riscos.

Durante sua implementação do sistema de gestão de SST, devem ser seguidas quatro atividades básicas: o planejamento, no qual são estabelecidos os objetivos e processos para obtenção dos resultados desejados; a implementação, que nada mais é que aplicar e pôr em operação o que foi planejado; a verificação, que consiste em monitorar os processos, quanto ao cumprimento dos objetivos e relatar os resultados, e por último as ações corretivas, que visam melhorar continuamente o desempenho da SST.

Esses quatro blocos de atividade são baseados na metodologia PDCA, sigla em inglês para cada uma dessas atividades (Plan, Do, Check, Act). A grande vantagem da utilização desta metodologia está no sentido de promover uma melhoria contínua.

Serão abordados os requisitos da norma OHSAS 18001, de forma a relacioná-los com cada etapa do ciclo PDCA. Nos itens que seguem são apresentados de forma resumida esses requisitos que devem ser seguidos pelas organizações.

Planejar (Plan): A princípio, a direção da organização deve ter aprovada uma política de SST, definindo de forma clara suas preocupações quanto à prevenção de lesões e doenças e todos os itens relacionados à segurança e saúde no trabalho. É importante também que essa política seja comunicada a todos os trabalhadores para que fiquem cientes de suas responsabilidades individuais quanto à SST.

No que diz respeito ao planejamento, deve-se prezar pela identificação de perigos e avaliação de riscos, de modo que se leve em conta aspectos como as atividades de rotina e não rotineiras dos trabalhadores, perigos originados fora do local de trabalho, infraestrutura, equipamentos e materiais no local de trabalho, modificações no sistema de gestão da SST e na organização (suas atividades ou materiais), entre outros.

Também devem ser seguidos os requisitos legais relacionados à sua gestão de SST, desde a sua implementação à manutenção, assim como também é importante comunicar as informações sobre esses requisitos aos trabalhadores e demais interessados.

A identificação de perigos para a avaliação de risco deve fornecer subsídio para identificação, e posterior documentação dos riscos, assim é possível também ter uma melhor concepção para priorização desses riscos e assim definir como controlá-los de forma apropriada. É importante, portanto, que se mantenham atualizados os relatórios de risco.

Além disso, a organização pode e deve definir e implementar programas de SST, definindo metas e atribuindo responsabilidades de forma a alcançar os objetivos estabelecidos.

Fazer (Do): Diz respeito a implementação e operação do sistema de gestão. Para isso é necessário que os recursos, atribuições e obrigações sejam delegadas adequadamente para facilitar uma gestão eficaz, e isso cabe à alta direção,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com