TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Viabilidade Financeira

Por:   •  1/4/2016  •  Resenha  •  1.052 Palavras (5 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 5

Estudo de Caso:

Seleção e Viabilidade Financeira do Projeto

Demonstração de fluxos de caixa

REFERÊNCIA: BRUNS Willian. HERTENSTEIN Julie. Demonstração de Fluxos de Caixa: três exemplos. 3 de novembro 1998. . HARVARD BUSINESS SCHOOL case 112-P08.

Preocupado com a perda da aula de contabilidade que foida dada a matéria de demonstração de fluxos de caixa, Jonh Stacey, um engenheiro de vendas da Aldhus Corporation, teve a ideia de pedir ajuda para a Controller assistente da empresa, Lucille Barnes, que prontamente atendeu seu pedido marcando uma reunião para aquela tarde.

Ás 14h00 John foi ao escritório de Lucille com suas anotações e dúvidas. Ela lhe entregou três demonstrações de fluxo de caixa dos relatórios anuais de empresas de alta tecnologia e de acordo com os relatórios começou a explicar, que a demonstração de fluxos de caixa é realmente uma parte muito útil do conjunto de três demonstrações que as empresas precisam preparar. Em alguns casos, diz mais sobre o que realmente está acontecendo num negócio do que o balanço patrimonial ou a demonstração de resultados. Ela lhe deu questões para serem estudadas e seguiu com a explicaçāo, alegando que a demonstração de fluxos de caixa é dividida em três partes: atividades operacionais (que mostram as entradas e saídas relativas às operações fundamentais da linha ou linhas básicas de negócios da empresa), atividades de investimento (mostram fluxos de caixa para a compra e venda de ativos geralmente não mantidos para revenda, bem como para a concessão e cobrança de empréstimos) e atividades de financiamento (mostram fluxos de caixa associados ao aumento ou à diminuição de recursos de investidores e credores da empresa, como: emissão ou recompra de ações e captação ou pagamento de empréstimos e dividendos, que são fluxos de caixa associados aos investidores. Porém, não incluem pagamentos de juros, que fazem parte das atividades operacionais).

John questionou o último exemplo que Lucille deu, pois na concepção dele os empréstimos são a causa dos pagamentos de juros, então por que eles não fazem parte da seção das atividades de financiamento ?

Lucille proseguiu dizendo à John que há diferença em países ingleses e americanos em relação a juros, portanto deprenderá da nacionalidade da empresa se o juros ficará na atividade operacional ou de investimento. E que a seção de atividades operacionais é o motor dos fluxos de caixa da empresa. Quando esse motor é eficiente, fornece os fluxos de caixa para cobrir as necessidades de caixa das operações e também provê caixa para os investimentos, pagamento de dívidas e dividendo. Geralmente em uma empresa em crescimento, há um aumento nas contas operacionais de capital de giro, como estoque e clientes (usos de caixa), assim como em fornecedores e outros pagamentos operacionais (fontes de caixa). Podendo haver variação nas contas de capital de giro entre períodos, mas, normalmente, estoques, clientes e fornecedores normalmente aumentam em empresas em crescimento.

Enquanto ela falava, John olhou rapidamente os fluxos de caixa operações dos relatórios e falou: - Os relatórios parecem muito diferentes em relaçāo a depreciaçāo.

Lucille olhou os relatórios e percebeu que havia esquecido de mencionar que há dua maneiras de apresentar o fluxo de caixa. , e no caso da primeira demonstração foi usado o método indireto, no qual o lucro líquido é ajustado por todas as receitas e despesas que não há nenhum tipo de envolvimento com caixa; a depreciação é uma delas. No segundo caso foi utilizado o método direto, no qual parece um demonstrativo de extrato tirado de uma conta Caixa. A demonstração do método direto é mais fácil de ser entendido, mas muitas empresas não usam este tipo de método. Levando em consideração de que os fluxos de caixa operacionais são maiores que zero, podemos abordar a demonstraçāo do fluxo de caixa, porém é um desafio decidir se são adequadas a alguns gastos rotineiros importantes. Não podemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (72.6 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com