TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento: Seleção Viabilidade Financeira

Por:   •  14/2/2017  •  Resenha  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

Fichamento de Estudo de Caso

Alexandre de Assis Lopes

Seleção e Viabilidade Financeira de Projetos

                               Tutor: Prof. Geraldo Gurgel Filho

São Paulo - SP

2016

Estudo de Caso

CASO: Seleção e Viabilidade Financeira de Projetos:

Demonstração de Fluxos de Caixa - Três Exemplos

REFERÊNCIA:

William j. Bruns jr., Julie H.Hertenstein, Harvard BusinnesSchool. 112-P08, 1998.

O estudo de caso relata a situação de John stay, um engenheiro de vendas da Aldhus Corporation e estudante de um programa de MBA. Devido ao atraso de um voo, perdeu a aula de contabilidade dedicada à apresentação e discussão da apresentação de fluxo de caixa .Preocupado em não compreender o assunto através das anotações enviadas por um colega , e com a possibilidade desse conteúdo cair no teste semanal , John pediu auxilio de Lucille Barnes , controller assistente da Adhus , que por sua vez ficou satisfeita em ajuda-lo.

No horário marcado, John e Lucille se encontraram. Lucille entregou três demonstrações de fluxo de caixa dos relatórios anuais de empresas de alta tecnologia e lhe apresentou um breve panorama da estrutura e do conteúdo das demonstrações de fluxos.

De acordo com Lucille, uma demonstração de fluxo de caixa é dividida em três partes: as atividades operacionais, que revelam as entradas e saídas relacionadas às operações fundamentais da empresa como recebimento de dinheiro pelas vendas de bens ou serviços (entradas) e pagamentos de salários, impostos e compra de estoque (saídas); ATIVIDADE DE INVESTIMENTO – que monstra a compra e venda de ativos, que geralmente não são mantidos para revenda, como a venda de um imóvel, compra de equipamento, e concessão de empréstimos; e as atividades de financiamentos, as quais demonstram fluxos associados ao aumento ou a diminuição de recursos de investidores e credores da empresa.

John percebeu que o fluxo de caixa é importante e muito útil e de acordo com Lucille a melhor forma de abordar a demonstração de fluxos de caixa é começar pelas atividades operacionais já que ela é o motor do fluxo de caixa.

Lucille comentou com John que existem duas maneiras de apresentar o fluxo de caixa das operações; método Indireto onde no qual os recursos provenientes das atividades operacionais são demonstrados a partir do lucro líquido, ajustado pelos itens considerados nas contas de resultado que não afetam o caixa da empresa. Método Direto demonstra os recebimentos e pagamentos derivados das atividades operacionais da empresa em vez do lucro líquido ajustado.

A maioria das Empresas usa o método Indireto, porque se usar o método direto, também é preciso apresentar a reconciliação entre o lucro e o caixa das operações, de modo que a maioria das empresas usa o método indireto já que inclui essa reconciliação.

Podemos afirmar que o fluxo de caixa é um instrumento eficaz para empresa que pretende ter um controle de saídas e entradas de recursos financeiros. É uma ferramenta de análise financeira em curto prazo, e hoje com a grande competitividade no mercado, as empresas não podem abrir mão de uma ferramenta como esta. Muitos dos gestores, empresários, administradores e contadores desconhecem essa ferramenta. A conclusão é que o fluxo de caixa é extremamente importante para as empresas, para que ela tenha um controle eficaz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (113.9 Kb)   docx (45.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com