TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminário - A ciência social como uma ideologia serialista

Por:   •  9/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

2.4 – A ciência social como uma ideologia serialista

As revelações históricas se manifestam através do conhecimento adquirido durante toda a vida, no dia-a-dia, sem comprovação científica. (empírica) sendo “comum” ao acadêmico liberal. Tanto quanto aos teóricos marxistas e neomarxistas.

Nessa noção está um conceito considerado “particular” do iluminismo em relação ao tempo que se mantém nas formas ocidentais contemporâneas de pensamento.

De acordo com os conceitos iluministas a natureza humana só se remodela através das estruturas de dados ou estado de objeto em um formato que possa ser armazenado (serialização). Através de degraus distintos qualitativos de atualização correspondentes a degraus existentes em uma espécie antecessora, a natureza humana remodela sua estrutura.

Nessa visão iluminista existe um determinado momento em que a natureza humana chega ao seu último nível se tornando perfeita.

A visão serialista da existência humana na história tem suposições comparativas entre a evolução dos fenômenos através do tempo (diacrônica) e a relação própria daquilo que acontece ao mesmo tempo que outra coisa, podendo, ou não, ter relação entre si. (sincrônico).

Sendo avaliada em comparação com a estrutura que devesse alcançar em sua última fase a existência humana em períodos anteriores é considerada imperfeita.

E em função de que nem todas sociedades tenham atingido o mesmo grau de avanço a existência nessa sociedade menos desenvolvida que caminham nas “costas” das mais avançadas ou em fase terminal também é imperfeita.

Exemplo: Noção de Terceiro Mundo reflete a visão serialista, da história de hoje. Já que pressupõe o segundo e o primeiro.

Varios autores imaginaram ter compreendido os padrões de acordo a história se desenrola. Exemplo: Condorcet,Turgot e Saint-Simon.

A ciência social é fruto do clima intelectual que tais autores representam.

A disposição serialista continua sendo característica da ciência social de forma que os cientistas dão ênfase a temas como: mudança social, estágio social, modernização, desenvolvimento,pós-industrialismo,sociedade industrial desenvolvida e socialismo.

Tais termos tem sido abalado como o         industrialismo, o mal social característico da sociedade avançada,exaustão de recursos limitados e poluição do meio ambiente. Como consequência acabam se tornado objeto crescente da literatura.

Alguns teóricos se esforçaram para libertar o conceito de modernização e desenvolvimento de seu histórico. Os conceitos dão origens á inúmeras perguntas desconcertantes fazendo os escritores a reconceituar.

Apesar de significativo suas opiniões tais representantes não encaram o tema com “astúcia” a atitude serialista.

Ruptura Imperativa – são as nações subdesenvolvidas onde não é possível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com