TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atuação do psicólogo social, ideologia e o mito da caverna

Por:   •  19/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.406 Palavras (6 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

TEMAS EM PSICOLOGIA SOCIAL

ALINE CAMILA SANTOS DA SILVA C2842G-0

ANA PAULA TRINDADE DE ARAÚJO C3609F-0

ARIANA AMORIM MOTA C326JD-4

ERLANE MONICA CHAVES C07CJD-6

FABIANA MATOS DE ARAÚJO C18AIH-9

LILIAN DIAS DE OLIVEIRA C31FGF-O

Atuação do psicólogo social, ideologia e o mito da caverna.

Baseado em Temas em Psicologia Social da Universidade Paulista UNIP, ministrado pela Professora Camila.

SÃO PAULO

   

                                              2015

SUMÁRIO

1 DESENVOLVIMENTO.....................................................................................4 5 6


                                            INTRODUÇÃO

         Atuação do psicólogo social, ideologia e o mito da caverna.

A IDEOLOGIA é uma mascara que é colocada na sociedade para que ela seja controlada de forma obscura.

Encontramos nesses assuntos discussões que idealiza a opinião da sociedade e como cada pessoa vê o mundo de forma diferente, mais quando abordamos com mais clareza tais temas que envolvem a opinião ou uma atitude percebe que essa sociedade esta dentro de uma caverna e que é controlada por uma ideologia, ou seja, por mascaras pra esconder a pura verdade de uma maneira que não se possa perder o controle da situação.

Algo muito importante que é encontrado no conteúdo é o papel do psicólogo social nessa abordagem e como será seu trabalho em busca de uma missão de libertar a sociedade desse pensamento, fazendo o acreditar em seus poderes e suas forças.  Para poder mudar essa forma de viver em controle por uma liberdade e exposição do que é melhor.

  1.         ARTICULAÇÃO ENTRE OS TEMAS: ATUAÇÃO

        DO PSICÓLOGO SOCIAL, IDEOLOGIA E O MITO

        DA CAVERNA. ( DESENVOLVIMENTO)

       A Ideologia afasta as sociedades de sua verdadeira realidade, fazendo com que os indivíduos fiquem alienados, porem não percebendo isso, isso mascara a sociedade, dando-nos a impressão que esta tudo “correto” nos impedindo de compreender os verdadeiros determinantes que constituem a sociedade, dessa forma os indivíduos não participam da sociedade em que vivem, sendo assim oprimidos ou ate mesmo negligentes.

      Nossa sociedade porem já nos “entrega” a ideologia “pronta”, a escola e a família são exemplos, somos determinados por nossa cultura e sociedade a seguir valores e padrões, esta é a nossa cultura.

      Aceitando o capitalismo que nos oprime, fazendo o trabalhador trabalhar para outra pessoa. Marilena Chauí (1980) apresenta em seu livro (o que é Ideologia), um breve trecho do capitulo “O segredo da acumulação primitiva”, n'O Capital, de Max. “Trabalhadores livres num duplo sentido, pois já não aparecem diretamente como meios de produção, como eram o escravo e o servo, e também já não possuem seus próprios meios de produção, como o lavrador que trabalha sua própria terra; livres e donos de si mesmos (...). O regime do capital pressupõe a separação entre o trabalhador e a propriedade das condições de realização de seu trabalho (...) Portanto, o processo que engendra o capitalismo só pode ser um: o processo de separação entre o trabalhador e a propriedade das condições de seu trabalho, processo que, por um lado, converte em capital os meios sociais de vida e de produção, enquanto, por outro lado converte os produtores diretos em assalariados”.

     Criando sujeitos que não criticam, não questionam, apenas sendo oprimidos e talvez sonhando em um dia ser o opressor. Os que criticam a sociedade são vistos como os “fora da ordem”, ou ate mesmo sem fazer uma critica direta a os mesmos, porem, usando um discurso muito Ideológico, “vivemos em uma democracia”, a fim de mascarar, o que para alguns esta mais que evidente.

        A atuação do psicólogo social na sociedade tem por finalidade entender o sujeito numa perspectiva histórica, suas interações em sociedade poderão com sua atuação, realizar projetos em comunidade de modo a fazer com que o sujeito alienado perceba sua realidade tal como ela realmente é, fazendo com que o sujeito perceba que é controlado por uma ideologia, que ele tenha a plena consciência desse fato, o psicólogo tem a missão de libertar as pessoas de suas várias cavernas, de tudo que a aprisiona e o torna um ser de pensamento e ações limitadas, muitos destes pensamentos que as tornam pessoas infelizes, cheias de medos e frustrações. Presas a situações que não consegue às vezes sair sozinha. Cabe ao Psicólogo, Apresentar a luz exterior, outro mundo. Assim como quem esteve em um ambiente mal iluminado e sai para um muito iluminado, e isso pode ferir a retina, a atuação do Psicólogo Social, deve ser muito cautelosa, porque muitas vezes o que for dito pode não ser aceito. Pode ser criticado, mal interpretado e até descartado, porque é difícil sair das nossas cavernas. Muitas delas apesar de não serem boas, trazem conforto e uma falsa segurança de que tudo está bem. E é mais fácil continuar assim, presos, porém seguros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (107.1 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com