TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminário Temático em Administração

Por:   •  14/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.760 Palavras (8 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 8

1. INTRODUÇÃO

A função de um administrador exige várias competências,dentro das quais sabemos que deve-se administrar tendo planejamento,organização,controle e direção,e é através dessas funções que temos por objetivo mostrar dentro da organização a ser pesquisada quais são essas competências que cada indivíduo deve possuir.

Devemos,assim analisar o que entende-se por competência: Competência, em administração, é a integração e a coordenação de um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (C.H.A.) que na sua manifestação produzem uma atuação diferenciada. O administrador, sob a perspectiva de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos, desenvolve as três competências individuais: o conhecimento (informações, conceitos, ideias, experiências), a perspectiva (colocar o conhecimento em ação) e a atitude (fazer as coisas acontecerem), indicando que a teoria da competência referia-se unicamente ao indivíduo.

Com a evolução do pensamento administrativo, foi incorporado à teoria mais duas expressões, V (valores), e E (entorno), para indicar a síntese de competência (CHAVE — Conhecimentos, Habilidades, Atitudes, Valores e Entorno).Segundo PERRENOUD(1999)1, pode se definir competência como sendo:

[...] um conjunto identificável e avaliável de conhecimentos, atitudes, valores e habilidades, relacionados entre si, que permitem desempenhos satisfatórios em situações reais de trabalho, segundo padrões utilizados na área ocupacional.

O conceito ainda é aprofundado por Ruas (2005)2, dizendo que:

[...]Capacidade é tudo o que se desenvolve e explora sob a forma de potencial e que é mobilizado numa ação a qual associamos à noção de competência. Ou seja, não se trata de considerar as pessoas competentes, mas sim suas ações. As capacidades são, em geral, compostas por conhecimentos,habilidades e atitudes. Além das capacidades, algumas ações vão requerer outros recursos do tipo instrumentos, sistemas ou equipamentos (RUAS,2005, p. 49)

A introdução dessa analíse do que é administrar demonstra a importância que se deve ter sobre noção de competências,para que assim se possa chegar a um determinado resultado dentro da organização a ser estudada.

Utilizando-se das noções de competância citadas anteriormente pelos autores,bem como as relacionadas ao tema prosposto,pretende-se responder a seguinte questão dentro do trabalho a ser realizado:Quais são as competências da organização a ser analisada,utilizando-se como base os seus recursos e no contexto em que está inserida para elaboração do seu mapeamento.

METODOLOGIA

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

O presente trabalho propõe a realização de um estudo de caso em uma Instituição Pú-blica, Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS), com o objetivo de verificar o perfil dos gesto-res e a percepção dos entrevistados sobre o papel do administrador na instituição, bem como os conhecimentos e habilidades de um administrador na função que desempenha. Segundo Dmitruk (2001, p. 72), “[...] estudo de caso é caracterizado por ser um estudo intensivo. É levada em consideração a compreensão do assunto investigado”.

A pesquisa será realizada através de abordagem qualitativa, onde será realizada uma entrevista com a Diretora Executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS): Nalú Tere-zinha Júlio. Deste modo, segundo Lakatos e Marconi (2007 apud Zanella, 2014), “a entrevista é um encontro entre duas pessoas, a fim de que uma delas obtenha informações a respeito de determinado assunto”. Também será aplicado um questionário, de abordagem quantitativa, com perguntas fechadas, aos demais empregados que exercem funções administrativas (Ad-ministradora Financeira, Contador, Enfermeiro e Administradores). Sendo que:

Questionário é um instrumento de coleta de dados, constituído por uma série de perguntas ordenadas, que devem ser respondidas por escrito e sem a presença do entrevistador. Junto com o questionário deve-se enviar carta explicando os objeti-vos e relevância da pesquisa, visando motivar o recebedor para que preencha e de-volva o instrumento. A aparência, a brevidade e a criatividade deverão ser exerci-das para obter as respostas. (DMITRUK, 2001, p. 71)

Para elaboração do estudo de caso foi realizada pesquisa bibliográfica em livros, sites da Internet e publicações periódicas.

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

O Consórcio Intermunicipal de Saúde – CIS/AMURES, iniciou seus trabalhos na regi-ão da Amures por orientação da Lei 8.080/91, que rege o Sistema Único de Saúde, no dia 18 de setembro de 1997. Está credenciado no SUS, desde o mês de outubro de 2006, sob o Ca-dastro Nacional do SUS, nº 3649113.

Foi constituído com base nas Leis 8.080 e 8.142, que regem o SUS, com orientações da Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina, respeitando-se as peculiaridades da região.

É uma parceria entre os municípios da Região da Amures, Região Serrana de Santa Ca-tarina, que vem consolidando-se desde sua fundação, realizando ações e aquisição de serviços especializados, que o Sistema Único de Saúde – SUS, não disponibiliza aos municípios con-sorciados.Segundo consta na Lei 8.808/90: “Os municípios poderão constituir consórcios para desenvolver em conjunto as ações e os serviços de saúde que lhes correspondam”. (capítulo III, artigo 10).

Atualmente é composto por 18 (dezoito) municípios da região da Amures e 7 (sete) de outras regiões, totalizando 25 (vinte e cinco) municípios. Está localizado no município de La-ges –SC.

O Consórcio Intermunicipal de Saúde - CIS/AMURES, é pessoa jurídica de direito público interno, do tipo associação pública, de natureza autárquica e integra a administração indireta de todos os entes consorciados.

Tem como objetivo auxiliar na organização dos recursos financeiros, humanos e físicos relacionados à saúde, disponíveis na região da Amures.

TIPO DE ATIVIDADE:

Atividades desempenhadas pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde - CIS/AMURES:

I - prestar serviço público em regime de gestão associada que concerne em execução, por meio de cooperação federativa, de toda e qualquer atividade ou obra com o objetivo de permitir aos usuários o acesso a um serviço público com características e padrões de qualidade determina-dos pelas normas que regulam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (99 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com