TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Senso comum e o Conhecimento Cientifico

Por:   •  18/4/2017  •  Dissertação  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 2

Senso comum e o Conhecimento Cientifico

     Senso comum e o Conhecimento Cientifico surgiu a partir da necessidade do ser humano de entender as coisas a sua volta.

     Senso comum é aquilo que se baseia nos sentidos, crenças e acredita no que se vê, é um saber que se adquire através da vida, que é passado de geração para geração e não precisa de um parecer cientifico para comprovar o que é dito, também pode se dizer que é o conhecimento acumulado pela sociedade, de forma empírica, pois se baseia apenas na experiência rotineira, sem se preocupar com o rigor que a experiência científica exige e sem questionar os problemas colocados justamente pelo cotidiano. Também fazem parte do senso comum conselhos e ditos populares como: cortar os cabelos na lua crescente faz com que os cabelos cresçam mais rápido; comer manga com leite faz mal.

     Algumas características do senso comum são: Superficial, que está relacionada com a forma de se conformar com a aparência, com aquilo que se pode comprovar simplesmente estando junto com as coisas, o Acrítico, não estabelece uma visão aprofundada do que vê, não questiona o que é dito, e o Subjetivo expõem sentimentos e opiniões individuais ou de grupos, variando de uma pessoa para outra ou de um grupo para outro, dependendo das condições em que vivemos.

      O conhecimento científico tem a sua verdade ou falsidade conhecida através da experimentação. Ele se refere a análise mais completa de um objeto, sendo necessária uma pesquisa mais ampla sobre determinado conhecimento.  Para se ter um resultado coerente são utilizados alguns métodos importantes: o dedutivo, onde são levantadas hipóteses a partir da observação e tenta-se provar ou refutar estas hipóteses, o indutivo que estabelece regras gerais a partir da observação de determinados objetos e a objetividade, o pesquisador deve escolher o objeto a ser investigado, os fenômenos do universo factual, material, físico e perfectível por meio dos sentidos.

   Conclui se que senso comum e conhecimento cientifico são bastantes presentes no cotidiano das pessoas e o que diferencia entre eles é que o primeiro é baseado em tradições, hábitos e preconceitos e o segundo baseiam se em investigações metódicas, testes laborais, pesquisas e falam a verdade sobre a realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (87.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com