TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEPÇÕES DE FÍSICA NA COZINHA :SENSO COMUM SABER CIENTIFICO

Por:   •  3/12/2018  •  Artigo  •  836 Palavras (4 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIENCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE

CAMPUS JOÃO CAMARA

CONCEPÇÕES DE FÍSICA NA COZINHA :SENSO COMUM SABER CIENTIFICO

Adriana da Silva Miranda

Jose Berquibal da Costa

Lucas Gomes


INTRODUÇÃO

Se pararmos para pensar sobre a história do homem da terra, notamos que ela não passa da história de suas invenções, se estudarmos a origem do ser humano, logo encontramos suas primeiras invenções, como por exemplo a utilização de pedras, pedaços de madeira, troncos de arvores para caça, pele de animais para se proteger do frio, tudo isso usado para facilitar a vida humana. Elas evoluíram muito até os dias atuais, hoje elas economizam ainda mais nosso tempo e espaço.

 No universo de invenções criadas até hoje vamos destacar as que foram pensadas para a cozinha, em uma busca intensa pela praticidade, hoje, conta-se com empresas que criam eletrodomésticos para diversas funções, e ao alcance econômico da maioria da população.

Dentre os vários eletrodomésticos e utensílios que podemos falar, vamos citar apenas 4, a geladeira, o forno micro-ondas, o forno elétrico e a panela de pressão, destacando seu funcionamento. E junto à curiosidade e crendices e alguns mitos, houve o desejo de entender os princípios físicos por trás de cada aparelho. A intenção deste trabalho é ampliar o conhecimento das pessoas acerca de Física, fazendo uma ponte de ligação entre o senso comum e a teoria.

 “A minha intenção principal é mostrar que a Física não é algo que tem de ser realizado num departamento de Física. A Física e seus problemas existem no mundo real e cotidiano onde vivemos, trabalhamos, amamos e morremos. “(WALKER, 2001, p.21).

REFERENCIAL TEÓRICO

A cozinha como conhecemos hoje passou por diversas fases até chegar ao que vemos atualmente em casas, restaurantes etc. E  um dos ambientes que mais sofreu mudanças ao longo dos séculos e  também conta um pouco da história humana através de suas transformações, no período pré – histórico, por exemplo era apenas uma fogueira para cozinhar os alimentos, como carnes, e ao longo do tempo foi se modernizando ,principalmente no período da revolução industrial, sec. XIX algumas tarefas que antes exigiam muito esforço foram se tornando cada vez mais práticas.

        Antes da revolução Industrial, sec. XIX, so se era possível cozinhar em fogões à lenha, bem primitivos que eram feitos na própria casa, era um buraco feito no chão, onde era colocado pedras para servir de suporte para as panelas, com o passar do tempo foram sendo criados alguns modelos de ferro, que tinham compartimentos para colocar lenha. Com a descoberta do gás, a partir de 1802 era possível ter alguns fogões a gás, porem os primeiros fogões deste tipo eram basta te perigosos, pois explodiam com muita frequência, alguns anos criou-se um modelo com real êxito no mercado. Logo tomou conta das cozinhas, porem o fogão a lenha não foi extinto até hoje e muito utilizado principalmente em áreas rurais.

Com a industrialização vieram muitas tecnologias como a descoberta do gás, e também o uso de eletricidade que podiam auxiliar e facilitar o uso de aparelhos domésticos. Entre os séculos XIX e XX que foram registrados a maior parte de invenções de eletrodomésticos. Como por exemplo o fogão elétrico que inicialmente não teve muito prestigio, pelo alto valor e a difícil manutenção, e o forno micro-ondas que foi descoberto por acaso pelo engenheiro Percy Lebaron Spencer. O seu objetivo era detectar aviões inimigos durante a segunda guerra mundial. Em 1947 foi produzido e comercializado o primeiro forno micro-ondas da história. Este media 1,8 metros de altura, pesava 340 kg e custava cerca de 5000 dólares. Alguns anos depois começaram a ser comercializadas as primeiras versões domesticas e com preços mais acessíveis, porém somente em 1975 que o forno micro-ondas “invadiu” os ambientes domésticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (112.6 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com