TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Senso critico

Por:   •  23/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2
  • Destacar a importância de que ensinar é transmitir conhecimento,mas possibilitar a construção do mesmo de forma crítica e ativa.

O ensino tem como função principal garantir o processo de transmição  e assimilação do conteúdos do saber escolar através desse processo o desenvolvimento das capacidades cognocitivas dos alunos, de maneira que o professor planeje dirige e comande o processo de ensino tendo  em vista estimular e suscitar a atividade própria dos alunos a aprendizagem.E ´que nos coloca Fontana e Cruz  ( 1997,p. 110) ao afirmarem que deixa-se de esperar das crianças  a postura de ouvinte valorizando-se sua ação e sua expressão. Possibilitando á criança em situações que ela possa agir e expressar suas elaborações passam a ser princípios básicos da atuação do professor.

A criança precisa ser ouvida para que através de suas palavras e da problematização feita á partir delas ocorra uma aprendizagem ativa e criativa.

  • Mostrara a atuação do professor como mediador dos conhecimentos escolares procurando contribuir para a formação de uma sociedade verdadeiramente pensante

É importante que o professor entenda que o aluno tem algumas limitações para entender a matéria e acontecimentos do mundo, sendo assim é importante que atue de forma clara para que possa partir do aluno o interesse em aprender; trazendo para sala de aula as suas experiências sociais acumuladas de modo á construir á partir daí um ambiente escolar em que o aluno se sinta parte do todo e esteja totalmente aberto á novas aprendizados.

  • Mostrar de maneira clara que o docente precisa assumir seu verdadeiro compromisso e encarar o caminho do aprender á ensinar.

Neste sentido que consiste á interação e o papel do professor na prática educativa, através de suas orientações ,intervenções e medições o professor deve provocar e instigar os alunos a pensarem criticamente e a se colocarem como sujeitos de sua própria aprendizagem.

O aluno cria um nível de professor , posto que em consequência de todo o processo manifesta-se nos alunos e competência de expressarem um entendimento da pratica em termos tão elaborados quanto era possível ao professor. Sendo assim observamos uma desigualdade no ponto de partida e uma igualdade no ponto de chegada.

Através da ação pedagógica é possível formar sujeitos sociais críticos e ativos numa sociedade pensante.

 

Em outras palavras a escola e o professor são peças chaves desde o ínicio da vida escolar de uma pessoa, pois irá inseri-la na sociedade como ser pensante  e não como mero espectador dos acontecimentos para ser depois utilizado como “massa de manobra”.

O ser homem nasce curioso e é nesse contexto que o professor atua, movendo essa curiosidade a um saber útil, a um saber mais critico e não manipulável.

Por fim, a busca pelo saber não é uma terefa fácil, mas é uma tarefa gratificante e muito valiosa, pois uma vez adquirida jamais poderá ser anulada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com