TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEATRO E SENSO CRITICO

Por:   •  29/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1] UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

  1. APRESENTAÇÃO

                          Este projeto tem como finalidade trabalhar a individualidade de forma coletiva, de acordo com as suas necessidades individuais, organizando as ações que se caracterizam no que, podemos chamar de desenvolvimento do raciocínio, memória, criatividade, etc. No plano coletivo favorecerá e incentivará a cooperação, o diálogo, o respeito mútuo, a reflexão e a aceitação das diferenças.  Privilegiando o desenvolvimento da expressão e senso crítico, combinando harmoniosamente a conversação verbal e não verbal, o teatro proporcionará aos adolescentes usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da cidade de Zabelê-PB, uma experiência vivencial de grande significação e abrirá um rico caminho para a descoberta de si mesmo e do mundo que o rodeia.

 

  1. JUSTIFICATIVA

Observamos que os adolescentes do SCFV têm uma grande dificuldade em desenvolver atividades em grupo, muitas vezes se recusando a participar das mesmas. Notamos também a falta de aceitação consigo mesmo e com o próximo, em sua grande maioria não aceitando que todos têm suas diferenças e particularidades. O teatro trabalhará a crítica diariamente, fazendo com que os usuários se conheçam melhor por meio da reflexão, sejam mais empáticos e façam perguntas a si mesmo, além de, é claro, ajudá-los a chegar às suas próprias conclusões, pois a arte nos ensina a observar o mundo de maneira mais pessoal e solidária. Essa prática vai muito além e nos coloca, literalmente, no lugar de outras pessoas.  O contato com os múltiplos elementos que formam outro indivíduo e com as suas motivações para agir é um excelente exercício para o senso crítico.


  1. OBJETIVOS
  1.  GERAL

 Desenvolver a reflexão por meio da arte cênica (teatro) favorecendo a atenção, observação, imaginação e a criatividade.

  1. ESPECÍFICOS

  • Favorecer e incentivar a cooperação, o diálogo, o respeito mútuo, a reflexão e a aceitação das diferenças.

  •  Desenvolver o raciocínio, memória, criatividade, expressão e senso crítico.
  • Analisar através da peça teatral, dificuldades em auto expressão, dando oportunidade aos adolescentes de evoluir vencendo seus medos.

 

  1. PÚBLICO ALVO

Adolescentes usuários do Serviço de convivência e Fortalecimento de Vínculos, na faixa etária de 13 anos até 17 anos.


  1. METAS

Garantir que pelo menos 70% dos adolescentes usuários do SCFV desenvolvam o senso critico, a reflexão sobre si mesmo e sobre o mundo que os rodeiam.

Para isso acontecer será necessária a preparação dos adolescentes para as vivencias em grupo, porém, sempre discorrendo as suas individualidades, salientando que todo e qualquer ser humano tem as suas diferenças e particularidades.

  1. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Os procedimentos serão usados para uma ação efetiva de melhoria e contribuir para que a proposta de intervenção seja eficaz:

  • Reunião com a equipe do SCFV para coleta de informações e planejamento das ações.
  • Identificação do grupo que será trabalhado.
  • Agendamento de reuniões com o grupo para apresentação da proposta e seu funcionamento.
  • Na primeira reunião os adolescentes receberão uma folha de papel e caneta, e nela escreverão uma história de sua vida que lhe tocou imensamente.
  • Reuniões para palestras e ensaios para a peça.
  • Transmissão de vídeos explicativos sobre técnicas de encenação.
  • Palestras ministradas por  psicólogo a respeito de individualidade e respeito às diferenças.
  • Confecção do figurino e ajustes de cenário.


  1. REQUISITOS TÉCNICOS OU RECURSOS

  • Recursos Humanos: psicólogo, facilitador social interessado em contribuir como voluntário.
  • Recursos Materiais: Papel A4, canetas, notebook, data show, caixa de som, microfone, figurino, maquiagem,
  • Recursos Físicos: sala para reuniões e ensaios com cadeiras e a possibilidade de uso do espaço externo conforme a necessidade do projeto.
  1. MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

O monitoramento será processado em todos os dias de cada etapa da intervenção assim como a avaliação dos indicadores de atendimento das metas propostas, que são essenciais para uma análise real e concreta se o projeto está de acordo com a sua idéia inicial e sua eficácia.

Os principais indicadores analisados serão: a) nº de adolescentes participativos, b) frequência nos encontros, c) análise do comportamento individual, d) nº de adolescentes que melhoraram o comportamento, e) causas da não participação e um parecer técnico por parte da equipe do SCFV quanto a melhorias, ajustes e mudanças necessárias para adequações do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (156.5 Kb)   docx (399.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com