TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Senso Comum e Senso crítico

Por:   •  29/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI

CURSO DE PEDAGOGIA

EDUCAÇÃO, CULTURA E VALORES

Lajeado, 20 de agosto 2020.


Cultura e Humanização x Escolarizando o Mundo

        Por meio do documentário Escolarizando o Mundo, vimos crianças deixando os seus lares de suas famílias para a escola, com a promessa de sair da pobreza, para ter acesso a uma educação específica, com o objetivo de transformá-los em cidadãos para incutir a noção de que sua educação e a cultura são inferiores destruindo o conhecimento ecológico agrícola sustentável tradicional, famílias e comunidades e menosprezando as tradições.

Essa prática levou-os a aceitar o que lhes era imposto para que, com o tempo, suas raízes fossem apagadas da memória e uma nova visão de sociedade fosse criada a partir da promessa de conforto, cultura superior e riqueza.

Relacionando o documentário com o Capítulo 04 do livro Filosofia da Educação da Maria Lúcia de Arruda Aranha, ele aborda o fato de que a educação escolar serviu à colonização nos últimos séculos, as suas necessidades, e atualmente está servindo à homogeneidade cultural. Ou seja, este documentário mostra um aspecto desfavorável da educação, nem sempre voltamos à atenção para a possibilidade de que, se abusadas, as escolas servirão para a extinção da cultura e a perda da diversidade cultural.

Ainda hoje podemos ver explicitamente, culturas que são consideradas inferiores por se basearem no trabalho manual, como ocorrem entre certos grupos, como povos indígenas, agricultores, entre outros, que tiveram e têm suas raízes e culturas sendo cada vez mais desvalorizado pela sociedade moderna.        

Escolarizando o Mundo apela a um diálogo aprofundado entre as culturas, o que mostra que temos que aprender pelo menos tanto quanto ensinamos. Estas sociedades sustentáveis ​​podem transportar conhecimentos vitais para a nossa sobrevivência mundo.


        

REFERÊNCIAS

https://drive.google.com/file/d/1ml5yow4cTJwjeZs5YLA-xB0pcjMFzm81/view?usp=sharing. Acesso em 10/08/2020.

https://www.youtube.com/watch?v=6t_HN95-Urs. Acesso em 18/08/2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (158.3 Kb)   docx (289.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com