TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIVRO SENSO CRITICO

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.374 Palavras (6 Páginas)  •  967 Visualizações

Página 1 de 6

                               LIVRO  -   CENSO CRÍTCO

  Do dia- a- dia  ás Ciências Humanas

Pioneira  Manuais  de Estudos    

CIP- Brasil. Catalogação - na- Publicação

Câmara  Brasileira do  Livro , SP

 Carraher, David   Willian

 

       

                                   INTRODUÇÃO

    O Presente livro que é um texto prático escrito sofreu aumento da sua utilidade em seus capítulos e várias revisões foram feitas para torna-lo mais adequados o as estudantes em salas de aula e através também de comentários feitos por aqueles que em versões anteriormente. E Esse estilo não torna evidente o debito intelectual a um grande número de pensadores e pesquisadores. E a análise de ideias no texto mostra as correntes de pensamentos dos pragmatistas e funcionalistas e suas influências que se destacaram no uso da linguagem e raciocínio em situações da vida real.

       As Ideias de Dewey e Austin tiveram presença em diversos capítulos. E os psicólogos sociais como Asch e Mlgram e seus contemporâneos Garfinkel e Goffman  também se fazem presentes . E também existem programas em outro países assim  em que se desenvolvem habilidades intelectuais. Entretanto se questionam a Habilidades desses programas  lá fora. No Brasil ainda se questiona ainda mais devido o Senso Crítico se encontrar entre as tradições e eventos com características universais , mas genuinamente brasileiros.

     Um iniciante na carreira de Ciências humanas tenta entender esses fenômenos sociais como também suas causas e efeitos como o divórcio, tensão entre as classes, conflitos e cooperação humana etc...  E isso tudo vivido por esse individuo  acadêmico de Ciências humanas todos os dias , o que o leva a ter sua próprias opiniões sobre impactos mudanças de papéis sexuais , agitação social, desconfiança em líderes políticos etc... Já no caso do leigo as explicações que, circulam apenas em seu meio, ou seja, explicações locais  basta para ele. Já o Cientista Social  analisa os acontecimentos e fenômenos de forma geral e detalhadamente.

                            A NATUREZA DO SENSO CRÍTICO

      Um individuo que analisa de forma racional, e investigativa os problemas não aceitando somente suas opiniões e as dos outros é um individuo que possui pleno senso crítico. E diante disso ressaltou Piagete que além de formar pensadores  dessa natureza crítica , a educação tem por objetivo formar mentes que verificam e analisam tudo o que lhes são impostos de forma crítica não aceitando a chamada padronização de conhecimentos. As características de um pensador crítico são:

  1.  Atitude intelectual constante e questionamento.
  2. Pensar logicamente
  3. Habilidade que percebe a estrutura de argumentos.
  4. Perspicácia em perceber além do que foi dito de forma explicita como, as ideias subjacentes e subentendidas.
  5.   Consciência  pragmática reconhecendo o uso da linguagem
  6. Distinção entre questões de fato, valor e conceituais.
  7.   Habilidade de penetração na questão principal do debate com avaliação.

E diante dessa curiosidade intelectual há um estilo que aborda problemas que se apresentam na vida profissional e cootiana. E ao se fazer leituras de jornais , revistas  filmes , programas televisivos etc... de forma crítica nos dão a possibilidade de analise e descobertas de aberrações na comunicação desses mecanismos de informação.

                              A  ARGUMENTAÇÃO NA VIDA DIÁRIA  E NAS CIÊNCIAS HUMANAS

Procurando por uma lanchonete em um supermercado  em Belo Horizonte quando  lá  fui morar e pode ver o cardápio encontrei a vitamina de aveia  tão comum na cidade e fiquei surpreso e resolvi saber sobre essa vitamina que eu a estava  com fruta exótica , perguntei a moça  o significado do nome Aveia e  ela me respondeu me deu uma resposta sem esclarecer o real significado da palavra aveia ou seja me respondeu sem dar nenhum esclarecimento .

     E esses estilos de comunicação informações racionais  e formas de pensar que interferem no dia adia. E no trabalho das ciências as fases de frustrações são comuns aos iniciantes quanto ao processo de ressocialização a que são submetidos. E  é isso que o livro vem mostrar em que o aluna precisa aprender regras  não respeitadas no dia a dia .

      Nas ciências humanas sobre a vida do aluno e familiares são de grande importância e relevância e dessa forma o aluno mesmo e justifica em aceitar ou rejeitar ideias que vão ao encontro sua crença  ou sua informação institucionalizada. Como exemplo de uma aluna que concorda com as ideias de Piaget e outro  não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com