TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Simulado avaliação de projetos

Por:   •  17/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 4

1) Um gestor de projetos analisou a viabilidade econômico-financeira de três diferentes projetos de investimento de sua empresa, nomeados “projeto 1”, “projeto 2” e “projeto 3”. Ele encontrou alguns resultados e levou para o comitê de aprovação de projetos da empresa. Chegando lá, mencionou ter utilizado três metodologias em sua análise: VPL, TIR e IR. Para o “projeto 1” encontrou um VPL positivo; para o “projeto 2” encontrou um VPL igual a zero; e para o “projeto 3” encontrou um VPL negativo. Baseando-se nessas informações, você poderia afirmar algo com relação aos resultados encontrados pelo analista a partir do método da TIR e a partir do método do IR, para cada um dos três projetos em questão? Justifique sua resposta de forma completa.

Projeto 1 Projeto 2 Projeto 3

VPL > 0 VPL = 0 VPL < 0

Como a TIR é a taxa que zera o VPL, então:

no Projeto 1, como o VPL é positivo, a TIR é maior que o WACC;

no Projeto 2, como o VPL é nulo, a TIR é igual ao WACC; e

no Projeto 3, como o VPL é negativo, a TIR é menor que o WACC.

Já o IR, como é formado pela relação □((VP (FCO Futuros))/|VP Investimentos| ) , se:

no Projeto 1, o VPL é positivo, então o valor presente do projeto é maior do que o valor presente dos investimentos e IR é maior do que 1;

no Projeto 2, o VPL é nulo, então o valor presente do projeto é igual ao valor presente dos investimentos e IR é igual a 1;

no Projeto 3, o VPL é negativo, então o valor presente do projeto é menor do que o valor presente dos investimentos e IR é menor do que 1.

2) Um gestor de projetos vinha observando que, ao analisar a viabilidade econômico-financeira de um único projeto, os métodos VPL e IR sempre indicavam a mesma decisão a ser tomada. Então, ele parou de utilizar o método do IR nessas análises. Em que tipo de situação você recomendaria a esse gestor a voltar a utilizar o método do IR, como sendo um método que complementaria os resultados encontrados pelo método VPL? Justifique sua resposta de forma completa.

Para um único projeto o IR não terá muito sentido, pois é derivado da própria análise do VPL e TIR, porém ao ser utilizado complementarmente, serve para realizar a priorização de projetos ao calcular quais os projetos são mais eficientes, possuindo a melhor relação do valor do projeto pelo investimento realizado.

3) O método de análise de viabilidade econômico-financeira de projetos conhecido como payback nominal ou simples apresenta dois grandes problemas, quando comparado com o método VPL. Aponte e explique quais são esses dois grandes problemas, e como você resolveria um deles sem abrir mão da lógica que está por trás desse método. Justifique sua resposta de forma completa.

O payback simples possui um erro conceitual ao não considerar o valor do dinheiro no tempo e tira do foco do gestor a geração de valor, priorizando a recuperação do capital.

A solução ao paypack simples é o payback descontado, pois considera o custo de capital da empresa e o valor presente dos fluxos futuros. É uma técnica complementar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com