TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de Apoio a Decisão

Por:   •  17/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.255 Palavras (6 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

O Sistema de Apoio à Decisão

Um sistema de informação é parte integrante das organizações, pois transformando informação em conhecimento auxilia no cumprimento desde tarefas rotineiras e simples até as não rotineiras e complexas. Pois o Sistema de Apoio à decisão (SAD) é um sistema baseado em computadores que através de informações ajudam a resolver problemas organizacionais. Sua função é apoiar o processo de tomada de decisão em áreas de planejamento estratégico, controle gerencial e controle operacional. 

Etapa1

Passo 1 – Informações nos Processos de Negócios.

SIG (Sistema de Informação Gerencial) não é simplesmente um modismo na gestão já que seus conceitos e aplicações práticas vêm de algumas décadas atrás. Com esse sistema o gestor pode se afirmar numa base sólida de administração para coletar informações e tomar as melhores decisões possíveis, objetivando sempre maximizar os benefícios de sua empresa. Esse sistema permite reavaliar decisões já tomadas comparada com os padrões exigidos pela empresa para obter um melhor resultado. Atualmente muitos administradores gerenciam suas empresas de formas simples sem planejamentos que acarretam decisões equivocadas e erradas, logo geram prejuízos para a empresa. Para ajudas os gestores, existe o SIG.

Com isso pretende-se demonstrar os ganhos em termo de velocidades na obtenção de indicadores, nas velocidades, na avaliação destes e na aplicação de medidas para obtenção das metas estipuladas além de apresentar se houve o retorno financeiro gerado pela utilização do sistema, justificando a implantação do sistema e sua manutenção.

Atualmente estamos vemos um cenário de grande competitividade entre as empresas nos mais diversos segmentos para que possam obter êxito nessa acirrada disputa em busca de resultados cada vez mais ambiciosos. Além da manutenção e da satisfação de seus clientes.

Portanto é de extrema valia implantar o sistema, visto que não é mais um modismo de administração, mais sim algo sólido e no final se tornará um dos pilares para o sucesso da empresa.

Passo 2

O processo de decisão de uma empresa desse ser estruturado e resolvido de modo formal, detalhado, consistente e transparente, onde cada um tem seu papel definido para, em conjunto, alcançarem o objetivo final. Uma forma eficaz de auxiliar uma tomada de decisão de modo acessível é através de relatórios pré-definidos. Uma das ferramentas utilizadas para isso é o Sistema de Apoio à decisão. A evolução de um simples dado até a formação de um SAD passa por várias transformações.

Dados:

O dado é a base para uma futura informação, é qualquer elemento identificado em sua forma bruta que, por si só, não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação.

Informação:

É o dado processado e trabalhado que permite ao executivo tomar decisões.

Sistema:

É o conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinado função.

Sistema de Informação:

Pode ser definido tecnicamente como um conjunto de componentes inter-relacionados que coleta, processa, armazena e distribui informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização.

Primeiramente, a empresa define seus objetivos, caracterizando onde deseja chegar. Após, o nível estratégico da organização define o planejamento estratégico que consiste em caracterizar quando, quanto, como e quais os recursos a serem utilizados e as políticas para obtenção desses recursos. Para isto, as informações são obtidas nos demais níveis da empresa, porque não há como prever qual tipo de informação é necessário, justificando mais ainda a integração de SAD em todos. 

Passo 3

Realizar um planejamento para uma melhor produtividade.

Situação que ocorre o estado atual não é o estado desejado.

• Vendas mais baixas;

• Projeções e expectativas não estão sendo alcançadas;

• Lucros menores;

• Estouros de orçamentos;

• Clientes insatisfeitos;

• Novos lançamentos;

• Melhor atendimento;

Examinar a situação:

• Definir o problema;

• Identificar os objetivos da decisão;

• Diagnosticar as causas;

• Buscar alternativas;

• Avaliar as melhores alternativas;

• Planejar as implantações;

• Programar o plano;

• Monitorar a implementação e fazer ajustes;

Identificação dos objetivos da decisão:

Diagnosticando as causas. Determinar as ações necessárias para solucionar e criar alternativas.

Processo de solucionar problemas:

Os membros de um determinado grupo tentam aumentar a criatividade propondo alternativas com espontaneidade, sem preocupações com a realidade ou a tradição.

Escolhas das alternativas:

As alternativas são baseadas na quantidade de tempo e na qualidade de informações disponíveis e como esta consequência afetara as áreas eliminadas das consequências negativas.

Avaliar as alternativas:

Selecionar a melhor ideia e criar as alternativas, o administrador deve avaliar cada uma delas com base em três perguntar fundamentais:

1. Esta alternativa é exequível? A alternativa atende ás obrigações legais e éticas da organização? Ela atende às metas da decisão?

2. A alternativa tem probabilidade de dar certo? A organização terá uma solução satisfatória?

3. Quais são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (126.7 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com