TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de Relações Industriais

Por:   •  30/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.551 Palavras (15 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 15

Índice

1.        Introdução        1

2.        Objectivos        2

2.1.        Objectivo Geral        2

2.2.        Objectivo Especifico        2

3.        Fundamentação Teórica        3

3.1.        Conceitualização        3

3.1.1.        Sistema        3

3.1.2.        Relações Industriais        3

4.        Sistema das Relações Industriais (SRI)        3

4.1.        Os Elementos dos SRI        5

4.2.        Objectivo de John T. Dunlop e o SRI        6

4.3.        Tipos de Hierarquia no SRI        7

4.3.1.        A Hierarquia de Trabalhadores        7

4.3.2.        A Hierarquia de Administradores        8

4.3.3.        A Hierarquia das Agências Especializadas        8

4.4.        A Interacção dos Autores do SRI        9

5.        Conclusão        11

6.        Referencias Bibliográficas        12

  1. Introdução

O confronto de interesses entre capital e trabalho não constitui algo novo na sociedade mundial. De um lado, os trabalhadores esperam ampliar seus rendimentos, obter mais benefícios, melhorar as condições para realizar seu labor e alcançar a estabilidade da relação de emprego. De outro, as empresas objectivam reduzir custos, maximizar o lucro, aprimorar produtos e serviços, além de incrementar o controlo da cadeia de actividades.

O estudo do sistema das relações industriais permite avaliar o equilíbrio e a acomodação de interesses, em princípio, antagónicos. Ainda que as regras de um sistema social decorram de realidade externa macroeconómica, sabe-se que as efectivas procedem do compromisso entre o que é imposto e aquilo que nasce das transacções directas. Por isso, nada impede questionar a possibilidade de novos caminhos, no intuito de favorecer o melhor andamento da relação entre capital e trabalho, sobremodo, no local de trabalho.

  1. Objectivos
  1. Objectivo Geral
  • Analisar os sistemas de relações industriais – SRI na contribuição dos mesmos na relação laboral ou trabalhista.
  1. Objectivo Especifico
  • Identificar Os Elementos dos Sistema de Relações Industriais proposta por John Dunlop;
  • Identificar os Objectivos de John T. Dunlop e o Sistema de Relações Industriais;
  • Avaliar as Interacções dos Autores do Sistema de Relações Industriais;
  • Identificar os tipos de hierarquia existente no Sistema de Relações Industriais.
  1. Fundamentação Teórica
  1. Conceitualização
  1. Sistema

Um conjunto de elementos, dinamicamente relacionados, formando uma actividade para atingir um objectivo, operando sobre dados/energia/matéria. Para fornecer informação/ energia/ matéria. (CHIAVENATO, 1983).

Um sistema é um conjunto ordenado de elementos que se encontram interligados e que interagem entre si. O conceito é utilizado tanto para definir um conjunto de conceitos como objectos reais dotados de organização.

Para Wood et alii, o sistema é um conjunto de órgãos funcionais, componentesentidades, partes ou elementos e as relações entre eles, a integração entre esses componentes pode se dar por fluxo de informações, fluxo de matéria, fluxo de sangue, fluxo de energia, enfim, ocorre comunicação entre os órgãos componentes de um sistema.

  1. Relações Industriais

Segundo DUNLOP, as Relações Industriais  (industrial relations), relações laborais, e relações de trabalho, são expressões conceptualmente equivalentes utilizados para designar o conjunto das práticas e das regras que estruturam as relações entre os assalariados, os empregadores e o Estado numa empresa, numa actividade económica, num sector, numa região ou numa economia.

Estas relações podem ser individuais ou colectivas, directamente estabelecidas pelos actores implicados na relação de trabalho ou pelos seus representantes (organizações de empregadores, organizações sindicais), enraizarem-se nos costumes e tradições ou dar lugar à produção de regras formais (acordos internos, convenções colectivas, regulamentações, leis, etc.).

  1. Sistema das Relações Industriais (SRI)

O conceito de SRI – Sistema de Relacoes Industriais foi criado por John Dunlop em 1958 e mais recentemente aperfeiçoado por Katz e Kochan. Para Dunlop, o SRI é um subsistema contido em um sistema mais amplo, a sociedade, e é influenciado pela tecnologia, pelos mercados, pela distribuição do poder na sociedade e pela ideologia que formam o contexto do SRI.

As relações de trabalho em um país ou em uma comunidade de trabalho são percebidas por John Dunlop como um sistema, isto é, como um todo compreensivo de elementos inter-relacionados. Esse sistema é composto de Atores, Contextos, Ideologia e Normas. Os atores interagem sob a influência de determinados contextos que incluem a tecnologia, os mercados e a distribuição do poder na sociedade em geral, e essa relação envolve, igualmente, uma ideologia que, de acordo com o autor, contribui para definir seus papéis, bem como para integrar o sistema. O produto de um sistema de relações de trabalho constitui uma rede de normas que governa a relação de emprego e as demais relações entre os agentes do mundo do trabalho. Mudanças no ambiente, no relacionamento entre os atores ou nos entendimentos compartilhados por eles podem afectar as normas do sistema ou até mesmo o próprio sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (229.4 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com