TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema financeiro nacional

Por:   •  14/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

do tema

Com as grandes mudanças ocorridas no Mercado de capitais é importantíssimo ficarmos atentos na melhor forma de analise sendo a fundamentalista e técnica ou se o conhecimento de ambas possa ser útil.

E para entendermos melhor iremos realizar um estudo que nos fornecerá base teórica sobre o assunto. Começando sobre uma forma de entendimento básica o que é mercado de capitais e logo sobre analise fundamentalista e técnica.

Neste sentido busca-se um entendimento básico sobre mercado de capitais onde, segundo Pinheiro (2005,p.135) explica:

O mercado de capitais pode ser definido como um conjunto de instituições que negociam com títulos e valores imobiliários, objetivando a canalização dos recursos dos agentes compradores para os agentes vendedores. Ou seja o mercado de capitais representa um sistema de distribuição de valores mobiliários que tem o propósito de viabilizar a capitalização das empresas e dar liquidez aos títulos por elas.

Buscou-se também o entendimento de análise fundamentalista que segundo Pinheiro (2005, p.223) “é um importante instrumento utilizado para analise de investimento em ações”. Através da avaliação de tópicos que se relaciona com o desempenho da empresa, ela possibilita concluir sobre suas perspectivas. Esta análise utiliza os fundamentos econômicos financeiros para a determinação do valor da empresa.

O autor Pinheiro diz ainda que “a analise fundamentalista conceitua como o estudo de toda a informação disponível no mercado sobre determinada empresa, com a finalidade de obter seu verdadeiro valor, e assim formular uma recomendação de investimento”.

Vemos que a análise fundamentalista é uma ferramenta inteligente que estuda internamente a situação da empresa e que possibilitaria a diminuição de erros por parte o investidor, agregando valor a analise.

Segundo Pinheiro (2005), este tipo de analise fundamentalista é antecipar o comportamento futuro de uma empresa no mercado. Ou seja, adiantar-se no mercado.

A também a análise técnica de ações que diferente da analise fundamentalista segundo (Pinheiro 2005)“que é escolher as ações nas quais serão investidos os recursos a analise técnica serve para determinar o momento mais favorável para o investimento”.

É necessário saber os dois fatores das analises tanto fundamentalista ou técnica, porque ambas tem características subjetivas fortes. E são importantíssimas para uma boa analise de investimento em longo prazo.

1.2 Análise Fundamentalista

Conforme Pinheiro(2005, p.224) “[...] esta analise, é adotada a hipótese de que o mercado de capitais é eficiente a longo prazo, podendo ocorrer ineficiências na valorização a curto prazo, que seriam corrigidas a longo prazo.

Para estimar o valor de uma ação a análise fundamentalista,essa baseia-se em três pontos: sendo o primeiro demonstrações financeiras passadas e informações de possíveis projeções de evolução futura. Segundo situação atual da economia e estimativas futuras de variáveis com indiscutível in

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com