TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema gestao da qualidade na costrução Civil

Por:   •  27/11/2016  •  Dissertação  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 2

A ABNT NBR15575:2013 cujo o título geral é “ Edificações habitacionais – Desempenho” se divide em 6 partes, sendo elas: requisitos legais, requisitos para sistemas estruturais, requisitos para sistemas de pisos, requisitos para sistema de vedações verticais internas e externas, requisitos para o sistema de cobertura e por últimos requisitos para sistemas hidrossanitários. Todos estes requisitos visam garantir a qualidade e o desempenho das edificações habitacionais do processo de construção civil, e por consequência alcançar a satisfação dos clientes.

Temos também outros aspectos das normas de desempenho que justificam à sua inserção no meio habitacional, tais como segurança contra incêndio, segurança no uso e operação, estanqueidade, conforto térmico, conforto acústico, conforto lumínico, saúde, higiene e qualidade do ar, funcionalidade e acessibilidade, conforto tátil e antropodinâmico e adequação ambiental.

Vamos falar especificamente da parte referente aos requisitos para sistemas estruturais ABNTNBR 15575-2:2013. Objetivamente, esta norma visa alavancar tecnicamente a qualidade requerida e a oferta de moradias, ao estabelecer regras para avaliação do desempenho de imóveis habitacionais, auxiliando nas análises que definem o financiamento de imóveis e possibilitando adequações nos procedimentos de execução, uso e manutenção dos imóveis.

Esta parte da ABNT NBR 15575 trata dos requisitos para os sistemas estruturais aplicáveis a edificações

Habitacionais com relação ao desempenho estrutural, analisado do ponto de vista dos estados-limites

Último e de serviço pelo método semiprobabilístico de projeto estrutural, além simular através de modelos matemáticos e físicos as situações de ruína por esgotamento da capacidade de resistência dos materiais

ou por instabilidade do equilíbrio.

Todas estas especificações e procedimentos, garantem a aplicação direta de conceitos de SGQ, sobretudo nos arremetendo a norma ISO9001, que é um componente estratégico de uma organização, que define requisitos para o sistema de gestão da qualidade e a forma como uma empresa deve ser gerenciada, tendo o objetivo de identificar e atender as necessidades dos clientes, agregando  as empresas o status e reconhecimento de serem empresas que produzem com a preocupação com a qualidade de seus produtos e processos, se tornando referência e sinônimo de qualidade. Por consequência assumindo uma posição privilegiada mediante o mercado e diferencial entre a concorrência.

        A construção civil vem passando por diversas mudanças, se aperfeiçoando e qualificando, e as empresas se veem na obrigação ou única condição de sobrevivência, acompanhar este desenvolvimento. As certificações, a normatização se tornaram parte integrante do processo produtivo. Quando os requisitos da Norma são atingidos a organização melhora sua capacidade de identificar e analisar as necessidades dos clientes e produzir e fornecer serviços que atendam a esses requisitos e que garantam a melhoria contínua do sistema de gestão da empresa.

Sendo assim podemos concluir que todas as normas convergem para um único objetivo, que é a busca pela qualidade e o exercício da melhoria continua. Seja em requisitos técnicos ou em gestão, ambos nasceram de sistemas de gestão da qualidade, no qual iniciativas se fizeram necessárias para garantir a sobrevivência das empresas. A satisfação dos clientes e fundamental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com