TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia Aplicada à Organizações

Por:   •  14/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO DE ADAPTAÇÃO

SOCIOLOGIA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES

Fale sobre a Burocracia Weberiana como forma de instrumento de dominação e sua aplicabilidade na administração.

  1. Introdução

Karl Emil Maximiliam Weber (1864-1920) foi um economista e jurista alemão, e é, na atualidade, considerado fundador e um dos maiores teóricos da Sociologia. Seus estudos sociológicos também possuem influências nas áreas da economia, direito, filosofia, ciência, política e administração. A maior parte de seu trabalho como estudioso e sociólogo foi voltado para o estudo e desenvolvimento do capitalismo e do denominado processo de racionalização e desencantamento do mundo. Com o avanço do capitalismo globalizado, surgiram diversas outras teorias criadas por Weber que passaram a ser aplicadas no âmbito social, uma delas foi seu modelo de burocracia. Por meio disso, no presente trabalho serão apresentadas as características da burocracia weberiana, tema muito utilizado na atualidade e aplicado na área de estudo da Administração.

  1. Desenvolvimento

Weber elaborou um modelo de burocracia fundamentado em princípios jurídicos do século XIX. Nessa perspectiva, o termo “burocracia” era utilizado para indicar desempenho de funções da administração pública. Essas funções eram reguladas por normas, atribuições específicas e seleção de funcionários. Essa burocracia então, era definida por meio de um instrumento técnico-administrativo, composto por profissionais qualificados, selecionados segundo critérios objetivos e que atribuíam diversas tarefas dentro do sistema.

O termo “burocracia” surgiu em meados da segunda metade do século XVIII, sendo empregado, a princípio, apenas para se referir à estrutura administrativa estatal composta por funcionários públicos. Esses funcionários eram encarregados por diversas áreas do interesse coletivo social.

  A teoria da Burocracia weberiana supostamente se difundiu em meados da década de 40, já depois do falecimento do teórico. Porém, seu estudo se perdurou até os dias atuais nas mais variadas áreas acadêmicas. Essa teoria também foi inserida em todos os setores do Estado, desde a antiguidade até os dias atuais. Entretanto, foi no cenário do Estado moderno em que a burocracia alcançou o seu grau máximo de racionalidade.

É importante ressaltar que Max Weber analisa burocracia como um elemento social relacionado à racionalidade, ou seja, características do ser humano que o levam a desempenhar determinada função com eficiência.

Segundo o teórico, é possível notar que as principais características de um mecanismo burocrático na modernidade ocorrem quando há funcionários que ocupam cargos burocráticos e esses são classificados como servidores. Esses servidores são contratados por meio de competências e qualificações, e desempenham suas funções que são determinadas por meio de regulamentos e normas. Além disso, eles estão sujeitos a regras hierárquicas e relações de autoridade estabelecidas através de códigos disciplinares.

Esse sistema hierárquico, com divisão de cargos regulamentados, e seleção especializada de pessoas faz da burocracia moderna o método mais eficiente da administração, seja na esfera pública ou privada. Todavia, no senso comum as áreas detentoras da burocracia são normalmente vistas sob uma ótica pejorativa. Os leigos costumam associar esse termo ao acúmulo de documentos, e procedimentos vistos como dispensáveis de serem executados. Isso, na verdade, ocorre devido ao mal funcionamento do sistema burocrático, e não da execução do mesmo em si.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (125 Kb)   docx (33.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com