TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Soluções no aspecto motivacional no corpo administrativo em microempresa de Campinas.

Por:   •  1/12/2016  •  Artigo  •  3.754 Palavras (16 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE PAULISTA

Soluções no aspecto motivacional no corpo administrativo em microempresa de Campinas.

Ana Carolina Dos Santos Silva - R.A.:C320CB-9

Gabriela Gomes Bernardo - R.A.:C77ABG-1

Mariana De Queiroz Fernandes Da Silva - R.A.:C8000C-0

Stéfani Karoline Semmelmann - R.A.:C98GEH-4

Thaissiany Campos Dos Santos - R.A.:C9877I-3

CURSO: Gestão de Recursos Humanos

1ºSEMESTRE

Professor Orientador

Fabio Dos Santos Ferreira

Campinas

2016

Resumo

Em nosso trabalho analisaremos por meio de questões feitas a funcionários da área administrativa de determinada microempresa no ramo comercial de revenda de produtos para a construção civil de campinas buscando os aspectos que levam a desmotivação no seu ambiente de trabalho, por meio de questões formuladas com base em um livro sobre motivação no ambiente de gestão de pessoas que trata de técnicas motivacionais para os dias atuais, alem de buscar possíveis soluções para motivar o funcionário no ambiente organizacional da empresa, reduzindo custos desnecessários, assim contribuindo para a melhora e do aumento em sua produtividade, maximizando a vontade do funcionário em trabalhar alem do lucro da empresa.

Palavras Chaves: Motivação - Aumento da produtividade - microempresa    

Abstract

In our work we analyze through issues by the employees of the administrative area of determined micro-enterprise in the commercial branch of aftermarket products for construction in Campinas looking for aspects that lead to demotivation in the workplace, through questions formulated based in a book on motivation in environmental management people who comes to motivational techniques to the present day, and seek possible solutions to motivate the employee in the company's organizational environment, reducing unnecessary costs, thus contributing to the improvement and increase in their productivity, maximizing the employee's willingness to work beyond the company's profit.

Keywords: Motivation - Increased productivity - microenterprise

1. INTRODUÇÃO

Não há como mensurar todos os aspectos motivacionais dos funcionários de uma empresa, cada empresa possui suas problemáticas individuais e por tanto, cabe a cada empresa analisar e questionar os seus colaboradores para a resolução desses problemas. Levamos em consideração que o micro empreendedor está focado em problemas relacionados ao rendimento da empresa, são deixadas de lado muitas vezes questões motivacionais, e são elas que se ignoradas causam dispêndios desnecessários como demissão e contratação de novos funcionários, essa despreocupação gera a rotatividade nas empresas gerando custos desnecessários.

Aproximadamente 55% das empresas dão algum grau de importância à motivação dos colaboradores, sendo que 44% das empresas não consideram a motivação como prioridade.[pic 1]

Figura 1. Índice de motivação dos funcionários nas micro e pequenas empresas de Campinas.

Fonte: ACIC Campinas

[pic 2]

Figura 3. Quais as fontes da motivação na área administrativa.

 Fonte: ABERDEEN RESEARCH, 2012

A motivação no ambiente corporativo vem deixando de lado o incentivo financeiro como mostra o gráfico, sendo que o reconhecimento pelo desempenho no trabalho e os desafios propostos dentro da organização tendem a melhorar sua produtividade no dia a dia.

Objeto

Nosso foco de pesquisa é buscar soluções na motivação de funcionários das microempresas da cidade de Campinas.  

Objetivo

O principal objetivo é auxiliar a microempresa a encontrar uma solução para o problema de desmotivação dos seus funcionários tentando entender o que os desmotiva e contribuir para uma solução justa e cabível a sua realidade.

Justificativa

Este artigo relacionado às microempresas traz a realidade em que outras empresas possam estar incluídas, observando que é um problema complexo e trazendo possíveis soluções no âmbito da motivação, é com certeza uma forma de ajudar a desenvolver esses aspectos e tendo por finalidade o crescimento desta microempresa.

Problemática

Como em toda empresa há muito a ser corrigido, tendo em foco a motivação dos colaboradores. Sabemos que um funcionário motivado é uma empresa com bons resultados. Neste artigo vamos trabalhar a problemática que envolve o que os desmotiva a ficar em uma empresa. Sendo dinheiro, ou condições físicas, stress com superiores, sobre carga de função, desvio de função entre outros, vamos trabalhar motivos para não acontecer rotatividade de funcionários. Vamos analisar em ate que ponto o dinheiro é motivacional para o colaborador

Metodologia

Nossa base para este trabalho é o livro de Daniel Pink (1964) Motivação 3.0 que analisa por meio de vários estudos e pesquisas de campo a motivação humana e nos diz, que atualmente, as formas de motivação no estilo “recompensar e punir” já estão ultrapassados, ele nos mostra por meio de exemplos situações real e estudos comprovados, que constatam que a forma de motivar através da recompensa e punição pode até prejudicar além de desmotivar o colaborador da empresa. Por meio deste livro, elaboramos questões a serem feitas a funcionários da microempresa para pontuar os problemas principais.

Resultados desejados

Entender os problemas e buscar soluções para eles é o foco principal e auxiliar a empresa a tentar desenvolver técnicas e melhorias organizacionais para evitar esse tipo de situações em outras empresas similares. 

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. Metodologia

Para esse artigo foram criadas 14 questões com base no livro de Daniel Pink Motivação 3.0 e foram questionados dois funcionários da empresa da área administrativa ambos com características diferentes, com base nas respostas dos mesmos, analisaremos a problemática e serão formuladas sugestões para a resolução dos problemas encontrados nesta entrevista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (239.5 Kb)   docx (62.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com