TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da empresa em seus aspectos financeiros e administrativos

Artigo: Análise da empresa em seus aspectos financeiros e administrativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Artigo  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

O objetivo geral desta produção textual, é de analisar uma empresa em seu aspecto financeiro e administrativo, estudo este geralmente realizado pelos gestores da empresa, para a tomada de certas decisões relacionadas a diversas diretivas como: aquisição de materiais para a área de produção, ampliação, investimentos em novas tecnologias, abertura de filiais, aumento da produção, contratação de mão de obra, investimento em qualidade no atendimento, entre outras, são exemplos de analises que fazem parte do dia a dia do gestor, e que estaremos apresentando no texto que segue para melhor compreensão e entendimento da gestão financeira dentro de uma empresa.

2 DESENVOLVIMENTO

EMPRESA ARTHUR LUNDGREN TECIDOS S/A – CASAS PERNAMBUCANAS.

Fundada em 1908, presente no mercado a mais de 106 anos , a empresa analisada pertence ao ramo do comércio varejista , tem como seus principais produtos artigos de vestuário e moda casa, além de produtos eletroeletrônicos e produtos financeiros.

A Pernambucanas tem como o principal foco as vendas no setor de vestuário e mantem alta concorrência dentro do mercado , competindo diretamente com lojas de grande porte e com produtos similares, a exemplo, C&A, Renner, Riachuelo, Havan , Casas Bahia, Magazine Luiza entre outros.

Ultimamente, a empresa possui altos investimentos e inovações em moda, campanhas publicitárias e está dentre as primeiras entres seus principais concorrentes. A empresa tem como seu publico alvo à classe C e D.

Em suas mais de 300 lojas, possui em cerca de 16.000 colaboradores que são previamente preparados e treinados para exercer tal função, em especial o atendimento ao cliente.

A Corporação obteve faturamento anual estimado em US$59,4 milhões com crescimento de 2,4% comparado ao ano anterior e rentabilidade 14,8%. A empresa vem consolidando ainda mais sua marca no mercado com destaque no comércio varejista se tornando uma potência nacional no segmento.

Podemos classificar as despesas de acordo com o porte de cada unidade. Analisando uma filial de pequeno porte por exemplo, podemos citar as despesas fixas e variáveis na tabela abaixo:

Filial de Pequeno Porte

Despesas Fixas Mensais

* Limpeza e Conservação 2500,00

* Aluguel 12000,00

* Equipamento e Instalações 3000,00

* Salários 36000,00

* Segurança e Vigilância 2500,00

Despesas Variáveis Mensais

* Estoque / Compra de Produtos 100000,00

* Comissões de Vendas 13000,00

* Água, luz e telefone 2000,00

* Publicidade 3000,00

A empresa conta com um quadro de profissionais que atuam naárea da gestão financeira e que através de estudos decidem como conduzir a empresa rumo ao sucesso em suas ações frente ao mercado instável que sofre oscilações que podem afetar a estrutura organizacional.

Na tabela abaixo, podemos visualizar os números da empresa de uma maneira mais ampla se estendendo à Corporação em relação aos seus indicadores financeiros.

INDICADORES FINANCEIROS

Vendas Líquidas (USD milhões) 1684,6

Crescimento das Vendas (%) 2,4

Lucro Líquido Ajustado (USD milhões) 59,4

Lucro Líquido Legal (USD milhões) 83,5

Patrimônio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com