TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sucessão na Empresa Familiar Rural

Por:   •  16/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.877 Palavras (12 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 12

As intenções de sucessão dentro da empresa familiar rural

Resumo

Foi realizada uma pesquisa no município de Matelândia com alguns administradores e sucessores de empresas rurais, com a finalidade de compreender as intenções de que haja sucessão e influencias, motivos pelo qual a sucessão dentro de empresas familiares rurais não vem ocorrendo de forma intensa e adequada para a sustentabilidade da profissão, foram feitas pesquisas com administradores dessas empresas e com os candidatos a sucessão, para chegar a uma analise convincente do motivo que leva os sucessores a procurarem outra profissão e vamos através dos questionários perceber quais intenções para que aconteça a sucessão e como as pessoas consideram se já tem alguém preparado para assumir este cargo e perceber quais as influencias que hoje as pessoas estão recebendo para continuar nas propriedades rurais e efetuarem uma sucessão coerente aos benefícios que serão recebidos com o passar do tempo. Sendo assim este trabalho tem por finalidade analisar e perceber de forma direta os incentivos e influencias que as pessoas que moram no sitio recebem para permanecer nele e por isso pessoas ligadas a este ramo responderão os respectivos questionários com a finalidade de aprofundar e trazer fatos reais a pesquisa.

PALAVRAS–CHAVE: Administração; empresa familiar; rural; sucessão.

INTRODUÇÃO

          A população rural brasileira esta atualmente em uma porcentagem cada vez menor, atualmente chegando a ser apenas 15% do total da população o que realmente preocupa cada vez mais, pelo fato de muitas indústrias dependerem diretamente dos produtores rurais, para conseguirem  sua matéria prima.

Por se tratar de uma empresa familiar rural ela se caracteriza por possuir uma unidade de produção, em que são exercidas atividades que dizem respeito a culturas agrícola, com a finalidade de produção de renda. A maior parte do trabalho na empresa é familiar, mais com o passar do tempo estão se encontrando dificuldades quando se trata de sucessão fato que tem gerado discussões.

A empresa familiar rural, com o tempo esta cada vez mais prejudicada pelo fato de não possuir sucessores que querem permanecer dando continuidade ao trabalho proposto pelos pais, isto esta gerando preocupações na sociedade que se questiona, se vai chegar um dia aonde as pessoas serão despedidas de seus empregos por não possuir mais matéria prima nas empresas para gerar empregos suficientes para toda a população urbana.

Diante desse problema é necessário construir um estudo capaz de entender os problemas que estão fazendo com que os sucessores se desanimem da profissão da família e busquem um emprego em áreas urbanas fazendo assim com que cada vez mais a população rural diminua.

SUCESSÃO NAS EMPRESAS RURAIS FAMILIARES

        A sucessão de forma geral é aquilo que acontece na passagem da administração de um bem de pai para filho. No dicionário a palavra sucessão significa: Sequência, série de pessoas, de coisas ou de fatos que se sucedem sem interrupção ou com pequeno intervalo: sucessão de reis, de ideias.

 Ainda segundo Lemos (s/d):        

Falar em gestão e sucessão na empresa rural familiar tornou-se obrigatório para o crescimento do setor, pois, se os mesmos sempre foram os propulsores do êxito dos negócios no campo, tornaram-se fundamentais para o sucesso no século XXI.

Resumidamente a sucessão vem tratar de um dos assuntos mais importantes e preocupantes para qualquer dono da empresa ou de um bem, que é: Quem vai continuar cuidando futuramente do que pertence a mim hoje?

 Essa pergunta já tirou noites de sono de muitos empresários que passam uma vida acumulando riquezas e quando chegam ao momento da sucessão acaba não ficando nem um pouco felizes com o resultado, isso quando eles encontram uma solução porque a maioria deles ao chegar nesse momento da vida acabam ficando completamente perdidos e sem uma solução, por fim acabam morrendo e seus filhos brigando para ver quem realmente vai tomar conta dos bens deixados pelos pais.

Ainda segundo Lodi (1999) as sementes da destruição estão dentro do fundador, então as empresas acaba vindo a falência por real culpa dos próprios fundadores que não dão o conhecimento proveniente aos sucessores de como administrar a rivalidade entre os sócios e criar uma harmonia na família e no trabalho, sem gerar conflitos desnecessários dentro das empresas.

Uma compreensão a respeito da sucessão é que para ela ocorrer da melhor forma é necessários muito treinamento e muita profissionalização dos candidatos envolvidos, ainda Lodi (1987), explica que para melhor funcionalidade do processo sucessório é necessário que os futuros sucessores façam experiências em outras empresas, para poderem ter noção de como as coisas funcionam na pratica antes de ir diretamente ao cargo de chefe dentro de uma instituição.

Ainda vemos muitos casos nos dias atuais de pais que obrigam os filhos a continuarem na empresa da família, mais segundo Maas (2005), os pais não devem forçar a entrada dos filhos na empresa, para que os filhos não vivam na pressão de estar trabalhando em um local somente por obrigação, devendo assim deixar que os filhos escolham por conta a profissão.

Sendo assim se o filho resolverem dar continuidade na empresa, estará feliz com a conquista e trabalharão com mais animo por estar em uma profissão aonde eles gostam do que fazem e se sentem realizados pela escolha própria e não da obrigação de estarem administrando o bem da família.

Então podemos perceber, que realmente a sucessão esta muito relacionada com o sucesso de uma empresa, mas dentro da empresa familiar a sucessão funciona? Isso realmente tem muita importância?

Bom é claro que é verificável, que sem sucessão a empresa não funciona, porque querendo ou não o administrador um dia virá a não estar presente, e alguém tem que tomar o seu lugar, nesta passagem de um administrador para o outro é que ocorre a sucessão, sabemos que muitos administradores ainda eram nessa parte, pelo motivo de não ter se preocupado e planejado antes de estarem incapazes.

 Devemos conscientizar os administradores de empresas familiares da importância que isso tem dentro da empresa e ao mesmo tempo de que forma isso deve ser feito. Conscientizar não é uma tarefa fácil, porque ninguém quer assumir a consciência que um dia não será mais útil para a empresa, Bastos (s/d) refere-se a maneira da sucessão ocorrer da seguinte maneira: “Quase sempre a sucessão da gestão na empresa rural, ou propriedade rural, como muitos ainda insistem em tratar o seu negócio, ocorre de maneira traumática ou inesperada, após o falecimento do patriarca da família”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (290.5 Kb)   docx (164 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com