TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental

Artigo: Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Artigo  •  1.302 Palavras (6 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 6

Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental

Disciplinas Ecologia, Diodiversidade e Áreas Protegidas: Legislação e Direito Ambiental; Ciências Ambientais; Metodologia Cientificaa; Seminario

Professores:

Luciana Andréa Pires; Tiago Garbin; Jossan Batistute, Cristina Célia, Krawlski; Rodrigo Trigueiro; Wilson Sanches.

Semestre: Flex – 1 e 2

Aluna: Weslem Inácio Dutra

Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental

título do trabalho:

Meio Ambiente

SANTA RITA DO ARAGUAIA, 15/05/2014

Índice

1 - Introdução

2 - Fundamentos da Pesquisa

3 - Objetivos

- Objetivo geral

- Objetivos específicos:

- Caracterização do Meio Físico e do Problema Enfocado

- Metodologia

- Caracterização da Evolução Fundiária dos Municípios na Área

- Evolução Fundiária na Área em Estudo, com dois Municípios de Substancial Importância: Mineiros e Alto Taquari.

- Características das Propriedades

- Relações entre os Processos Erosivos, a Estrutura Fundiária e o Uso e Manejo da Terra.

Considerações Finais

1-INTRODUÇÃO.

Essas pesquisas foram feitas inicialmente na parte de diagnóstico regional, baseado na elaboração de cartas temáticas, imagens de satélite e trabalhos de campo, tendo resultado na identificação do setor sul da bacia como o mais impactado por processos erosivos lineares (sulcos, ravinas e boçorocas), um dos graves problemas da região. Os resultados obtidos nessas pesquisas revelaram a alta suscetibilidade natural dos solos a esses processos, atrelados à sua textura arenosa, às extensas vertentes e, sobretudo ao uso e manejo inadequado dos solos, após intenso e indiscriminado desmatamento que eliminou quase 70% do Cerrado que ocupava extensamente a área até os anos 70 do século passado, e substituído por atividades agrícolas e pecuárias, que modificaram as paisagens, as relações no perfil sócio-econômico da região (CAMPOS, et al. (1998), CASTRO, et. al. (1999), FARIA (2001), MARTINS (2000), MATIAS (1999), OLIVEIRA (1999), RAMOS et al. (2001), SANTOS (2001), SILVA (2000). A transformação das paisagens, segundo essas pesquisas deu-se de modo relacionado com a expansão da fronteira agrícola, em especial da soja e da pecuária intensiva, no seio das políticas governamentais derivadas do II PND, em especial do Polocentro (1975), que estimulou e viabilizou, com incentivos e financiamentos atraentes, a apropriação produtiva rápida do Cerrado, inclusive implantando infra-estrutura para o escoamento de produção (Ferrovias, rodovias e outros). A antiga Fazenda Babilônia com 45.572 alqueires, em 1903, abrangia quase toda a área que está aqui denominada de setor sul. Em função desse processo, ocorreu a intensificação de sua fragmentação em propriedades menores, embora ainda de médio a grandes latifúndios, segundo classificação do INCRA (1999).

A apropriação produtiva rápida que se deu desde os referidos anos 70 fez com que a área, que em 1960, não apresentava processos erosivos relevantes passasse a ter 102 focos (SILVA, 2001) ao final do século passado, com cerca de 30% deles de médio a grande porte, responsáveis por impactos como, perda de áreas agricultáveis, perda de animais (acidente), assoreamento (inclusive do próprio Rio Araguaia), perda brutal da biodiversidade.

O descumprimento legal e a falta de fiscalização desde então, apesar do Código Florestal existir desde 15.09.1965/Lei n.º 4771, são fatos conhecidos na maioria das propriedades rurais da área, bem como o crescimento dos núcleos urbanos como Mineiros, Alto Taquari, Alto Araguaia, dentre outros, que marcam a mudança de população rural de seus municípios para urbana nesse mesmo período.

Neste contexto a presente pesquisa se insere, buscando as relações entre a estrutura fundiária atual, os processos erosivos e o uso/manejo das terras.

A monografia resultante da pesquisa esta estruturada inicialmente apresentando os seus fundamentos, passando aos objetivos, seguindo-se a caracterização do meio físico e dos problemas enfocados.

2 DESENVOLVIMENTO.

O presente Trabalho – Análise da Estrutura Fundiária, Uso e Manejo das Terras nas Sub-bacias Críticas à Erosão Linear do Alto Rio Araguaia, foi realizada no quadro de pesquisas desenvolvidas no Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento da Bacia do Alto Araguaia intitulado: DIAGNÓSTICO, PROGNÓSTICO DOS PROCESSOS EROSIVOS, ANÁLISE DE SUAS CONSEQUÊNCIAS E PROPOSTA DE CONTROLE.

A pesquisa ora enfocada trata das relações entre a estrutura fundiária, os processos erosivos lineares e o uso das terras no setor sul da Alta Bacia do Rio Araguaia, situado parte no estado de Goiás, inserida na região do sudoeste goiano, e parte nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A ocupação rápida e intensa do cerrado, ocorrida a partir da década de 1970 transformou consideravelmente o perfil econômico da região, suas relações com as populações ali instaladas e o meio físico, em particular os solos.

As degradações dos solos, como um dos resultados dessa transformação, associada à expansão da fronteira agrícola, em especial da soja e das pastagens em áreas naturalmente suscetíveis, viabilizada mediante os incentivos governamentais para apropriação produtiva das terras ligados ao II PND - Plano de Nacional de Desenvolvimento, tem sido apontados como grandes condicionantes do surgimento e aceleração das ocorrências erosivas na área em estudo, associados à falta de planos de uso e manejo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com