TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enfases Tecnologia No Ambiente

Casos: Enfases Tecnologia No Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 3

Teoria de Sistemas

A teoria geral de sistemas surgiu com os trabalhos do biólogo alemão Ludwig Von Bertal anffy. A Teoria não busca solucionar problemas ou tentar soluções práticas, mas sim produzir teorias e formulações conceituais que possam criar condições de aplicação na realidade empírica. Os pressupostos básicos são:

• Existe uma nítida tendência para a integração nas várias ciências naturais e sociais;

• Essa integração parece orientar-se rumo a uma teoria dos sistemas;

• Essa teoria de sistemas pode ser uma maneira mais abrangente de estudar os campos não físicos do conhecimento científico, especialmente as ciências sociais;

• Essa teoria de sistemas, ao desenvolver princípios unificadores que atravessam verticalmente os universos particulares das diversas ciências envolvidas, aproxima-nos do objetivo da unidade da ciência;

• Isso pode levar a uma integração muito necessária da educação científica.

Estes pressupostos foram amplamente reconhecidos pelos teóricos da Administração, a partir da década de 60, como um instrumento de síntese e integração das teorias anteriores. Taylor, por exemplo, preconizava a sistematização da seleção dos trabalhadores e das condições de trabalho. Fayol via a administração como a integração de várias tarefas para a realização de uma meta em comum. Mayo defendia a empresa como um sistema social, composto por seres humanos. Follet propunha a unidade integrativa e Barnard defendia o equilíbrio entre as comunicações formal em formal, na empresa e fora dela.

A Teoria trata com excessiva cientificidade os problemas organizacionais. O paralelismo acentuado pode levar à falsa idéia de que a empresa funciona tal e qual um sistema biológico. Outra crítica é a desproporcional ênfase ao ambiente, pois embora a vitalidade e sucesso da empresa estejam relacionados a ele, tal condição não deve ser exagerada. O ambiente interno da empresa não deve ser constantemente alterado em função das variações ambientais externas, que não tiveram impacto ainda avaliado.

1.2 - Teoria Matemática da Administração

A Teoria Matemática aplicada aos problemas administrativos é mais conhecida como Pesquisa Operacional. Os temas mais tratados pela Administração das Operações são: operações, serviços, qualidade, estratégias de operações e tecnologia.Teve como origem o trabalho clássico sobre teoria dos jogos de Von Neumann e Morgenstern e de Wald para a teoria estatística da decisão.

A Teoria Matemática busca construir modelos matemáticos capazes de simular situações reais em empresa. Modelos matemáticos focalizam-se principalmente em resolução de problemas de tomada de decisão. O modelo é a representação de algo ou o padrão a ser feito. Os modelos proporcionam representações da realidade, simulações futuras e podem ser classificados em dois grandes grupos: Problemas estruturados e problemas não estruturados.

• Permitem o entendimento dos fatos de uma forma melhor que a descrição verbal.

• Descobrem relações existentes entre vários aspectos do problema, não percebidas na descrição verbal.

• Permitem tratar o problema em seu conjunto e com todas as variáveis simultaneamente.

• Podem ser aplicados por etapas e considerar outros fatores não descritos verbalmente.

• Utilizam técnicas matemáticas e lógicas.

• Conduzem a soluções quantitativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com