TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Suporte e à aprendizagem informal no trabalho: uma proposta de articulação conceitual

Por:   •  30/8/2016  •  Resenha  •  1.512 Palavras (7 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 7

Suporte à aprendizagem informal no trabalho: uma proposta de articulação conceitual

                            O artigo objetiva propor um modelo psicossocial para a aprendizagem informal, com ênfase teórica na aprendizagem social, na teoria cognitiva social e na hierarquia das formas de aprender. Classificação do conceito de suporte com base no aprender e aplicar. Construir o melhor suporte que aumentará a ocorrência da ação de aprendizagem e sua transferência para o trabalho, porém esse “suporte de aprendizado” não foi testado empiricamente. 
              As organizações vêm se aprimorando cada vez mais no cenário competitivo do século XXI, os funcionários não ocupam simplesmente cargos ocupacionais, a organização quer que ele consiga agregar conhecimento e ser capaz de transformá-lo em ação competitiva para a empresa. É aquele funcionário que busca a inovação, a solução, a atualização, a otimização dos processos, maximização do desempenho e rotinas de trabalho, que se dá pela capacitação contínua. 
              O suporte para oferecer ao trabalhador mais autonomia no desenvolver do seu, necessita de fatores de cultura organizacional no entre chefia e funcionário que o estimule ao aprendizado. A aprendizagem formal sempre teve muito enfoque e tida como separada da aprendizagem informal, o artigo pretende então discutir o campo da aprendizagem informal não os separando mais buscando suportes para tal aprendizagem, visando o surgimento de novas habilidades de trabalho. 
                 A aprendizagem formal aquela de TD&E vinculada aos métodos extra organizacional de avaliação contínua, não cabe essencialmente a aprendizagem], portanto essa aprendizagem necessita de investigação, pois é ferramenta constante de aprendizagem. Aprendizagem é a mudança relativamente permanente no potencial e comportamento do indivíduo resultante de experiências, aprender está na capacidade de adquirir conhecimento o tempo todo. A aprendizagem informal mesmo que não estruturada absorve do indivíduo um grau de consciência, pois busca o entendimento, conhecimento e habilidade. 
                  Se busca tal conhecimento e habilidade e busca tal conhecimento e habilidade que nasce de alguma demanda ou necessidade na sua tarefa, ele tira dúvida colegas experientes, acessando documentos ou mesmo a observação. A variável suporte de aprendizado percebe a importância do indivíduo em relação dos seus pares, colegas e chefia, o grau de percebido pelo individuo da colaboração dos seus pares. Falam de outras variáveis como o “ conceito de cultura de aprendizagem continua “ o campo individual busca estratégias informais de aprendizagem. 
                  A pesquisa na aprendizagem pelos seus aspectos facilitadores, a presença ou não de características da organização, que favorecem ou não o aprendizado. Investigar o campo do aprender nas suas estratégias, esse desafio é identificar quais são as variáveis micro ou macro que otimizam o processo, seja o formal ou o informal, nesse caso o estudo, segundo o artigo, aponta que o suporte de aprendizagem é o caminho importante. No treinamento, no trabalho espera-se que o mesmo suporte tenha impacto positivo na análise informal, depois entender como gerenciar esse suporte para maximizar o desempenho no trabalho e nos resultados. 
                A aprendizagem informal é de muita importância para os gerentes e não gerentes, para suas percepções há uma medida de análise que é a cultura de aprendizagem, e sua relação com o desempenho ou questionários das dimensões da organização, traduzindo para a validade semântica e psicométrica. Na organização o indivíduo aprende o tempo todo de modo informal, por imitação, tentativa e erro, conversas em pares, colegas, clientes e outros agentes. O layout pode também e influência significativamente as relações de aprendizagem informal, o indivíduo é ou não influenciado e motivado a aprender,  sua relação com o ambiente é de interferência e atua como transformador desse ambiente. Assim os gestores podem influenciar cada grupo a desenvolver ações especificas no suporte de aprendizagem. As organizações ainda apontam resistências em compreender ou abordar tal suporte de aprendizagem, por ver a aprendizagem informal como algo ocasional.   
               Visto pela perspectiva do indivíduo o suporte de aprendizagem busca a cooperação em grupo para o aprender, obtendo maior desempenho, a cooperação em grupo é um comportamento de cidadania organizacional. O sujeito é visto então como ativo na construção da cultura organizacional.  
                  Quanto mais o indivíduo se identifica e constrói uma relação de interação confiável com o ambiente o suporte ganha mais significado e importância  dentro do ambiente organizacional. O suporte oferecendo também ao gerenciamento a necessidade de oferecer um ambiente propício para a boa relação ambiente de trabalho, o reconhecimento, medir os riscos da interação, como desenvolver tais habilidades essenciais ao grupo e ao indivíduo. 
                 É importante segundo o artigo, ter um conjunto de crenças entendido e absorvido pelo menos pela maioria do grupo organizacional, isso torna o suporte eficaz e de grande importância. O indivíduo deve sair do seu limite do cargo que ocupa e extrapolar para externo e compartilhar, absorver informações e reafirmar ou reconstruir as crenças. Se o suporte aprendizagem é visto de forma positiva, o indivíduo que traz uma nova informação para enriquecer os processos é visto positivamente e ganha replicadores da sua opinião e do seu comportamento, caso o suporte seja visto negativamente toda e qualquer informação que entre não será absorvida, por isso os valores, motivações e crenças comuns são importantes. 
             O indivíduo é composto por percepções cognitivas diversas, percepções de leitura ambiente e absorção de informações importantes para a retenção do aprendizado individual, a percepção do meio, memorias de curto e longo prazo, experiências, manutenção, transferência de aprendizado, vemos assim a importância do aspecto psicológico e a interação com as relações do aprendizado psicossocial (papeis , normas e valores).  
                    A pró atividade do indivíduo é  tido como essencial pelo suporte de aprendizagem psicossocial, quando o indivíduo percebe que o seu ambiente de trabalho é bem-vindo a transferência de aprendizado, ele tende a ser mais pró ativo e busca mudar o status quo da organização, todo individuo sintetiza pela observação os comportamentos, replicando aqueles vistos como importantes, envolvem nesse processo os aparatos psíquicos: cognitivo/auto-observação, avaliativo/auto avaliação e comportamental / auto reação. 
Impacto do treinamento no trabalho (aplicação). O modelo conceitual de impacto ao treinamento no trabalho e constructos correlatos:  
Aquisição: fazes inicias do processo ( memoria de curto prazo) 
Retenção: temporário, função do significado para o sujeito. 
Manutenção: fase de aprendizagem, retenção e generalização, memórias de longo prazo. 
Generalização: elaborar descrição par contextos específicos.   
Transferência: influência da experiência anterior no desempenho. 
Aplicação: utilização de conhecimento, habilidades e atitudes aprendidas, transferência positiva. 
                 Cada etapa da aprendizagem informal requer um suporte adequado, para sua obtenção, o tipo de apoio e orientação dos colega e chefia, engajamento e incentivo para o aprendiz na aquisição de conhecimento, os gerentes têm o papel de mentor dos atores sociais. Diversificação de estímulos ao aprendiz com foco nos processos cognitivo de atenção, percepção e motivação continua. 
                   O trabalho conclui que no processo de treinamento a ação do indivíduo após aquisição de conhecimento inicial é essencial para a efetividade do aprendizado ou treinamento. A área de recursos humanos deve saber como melhorar a aprendizagem seja ela informal, pois que grande fluxo de aprendizagem no campo informal. 
                  As pessoas aprendem mais facilmente em uma cultura colaborativa, concluindo que o suporte de aprendizagem antecede a aplicação do aprendido, as fazes iniciais do aprendizado requer uma atividade mais favorável por parte de colegas e chefe quanto ao esclarecimento de dúvidas e ao incentivo da autonomia e pró atividade do aprendiz. 
                 É preciso eliminar as barreiras de aprendizagem informal nas organizações, bem como descrever e explicar o ambiente social, identificando o efeito de suas dimensões na ocorrência do suporte à aprendizagem no trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (73.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com