TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Trabalho de Mapa Conceitual

Por:   •  15/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.131 Palavras (5 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 5

EDUCAÇÃO, CIÊNCIA[a] E TECNOLOGIA.

Andréia USSO

Jaqueline RIBEIRO

Juliana APARECIDA

UNINTER

[b]

  1. Resumo[c]

Esse trabalho refere- se a uma análise e concepção do tempo e espaço, considerando suas construções sócio – histórica e cultural.

Apresenta algumas heranças dos tempos escolares, mostrando assim que esse são construção humana e por isso mesmo possíveis de transformações. Os tempos escolares fazem referências ao início e a duração da escolarização (tempo e Escola). O presente estudo analise os diferentes desafios propostos pelo avanço tecnológico que vem ocorrendo dentro das instituições escolares sendo usado para o benefício dos usuários. O presente estudo inicia a busca de inovações para uma formação de política de integração e de educação inclusiva. Indica a necessidade de construir tempos escolares mais humanos, mais atentos as necessidades dos sujeitos da educação.[d]

Palavras chaves.[e]

Política – Sócio – Histórica e Cultural, Avanços Tecnológicos, Usuários criativos e Críticos, Uso Inadequado, Inclusão Social, Sociedade Inclusiva, Capacitação Profissional, Aprendizagem e Informação.

  1. Introdução. [f]

É de fundamental importância que esse artigo expõe inicialmente sobre a categoria “tempo” ressaltando suas funções simbólica e destacando como construção – sócio – histórica e social. Pode se refletir sobre os tempos escolares, são construções históricas, sociais e culturais significa entende-los em sua complexidade e dialéticas, significa compreender que existem motivações para as formas presentes e possibilidades para as formas futuras. Respeitando e compreendendo acima de tudo as diferenças sócias – culturais por meio de um olhar mais atento ao sujeito das práticas educacionais.

O TEMPO E O ESPAÇO DOS SUJEITOS[g]

Nos últimos tempos a educação houve uma mobilização no contexto das transformações sociais onde se tornou- se necessárias possíveis mudanças no contexto escolar. Isso fez com que dessem importância de se compreender a educação na dinâmica de transformações no momento político, econômico e cultural e social, ocorridas de forma globalizadas, sendo que esse movimento exige um perfil participativo do homem que transforma e é transformado no contexto de suas relações sociais.
Essa visão de homem resulta na interação dialética do homem e seu meio sócio cultural, ao mesmo tempo em que o ser humano transforma o seu meio para atender suas necessidades básicas, transforma- se a si mesmo.

Vivenciamos um modelo de escola que foi se configurando no brasil, influenciado pelas dimensões políticas, econômicas, históricas e social delineando em cada época e em cada momento histórico, como processo de ensino e a aprendizagem devem ser proporcionados pela instituição de ensino, o que mostra uma prática pedagógica permeada por diferentes visões da sociedade homem, educador, escola, ensino e aprendizagem.

Mas nem sempre foi assim num modelo de escola, nos tempos passados a escola não era para todos, era para elite, não era a cultura de estudo, os professores não tinham preparação, mas os poucos alunos interessados.

Hoje vimos que a realidade educacional mesmo em ritmo bem lento começa a dar sinais de mudança principalmente em escolas particulares onde já se encontra com o ensino integral oferecendo atividades extracurriculares, tudo isso servindo para complementar a educação recebida em sala de aula.

Há muito que ser feito para uma escola se adequar ao ensino integral, como espaço físico de muitas escolas e também preparação profissional. Outra questão está relacionada ao avanço tecnológico, colocando-se presente em todos os setores da vida social e na educação não poderia ser diferente, diante dessa realidade os desafios da escola sobre esse tema e de responder como ela poderá contribuir para que a criança e jovem se tornem usuários criativos e críticos dessa ferramenta, evitando o uso inadequado, usando para pesquisas relacionadas aos conteúdos proposto.

Com essa mudança que vem ocorrendo dentro da educação não podemos deixar de citar sobre a inclusão social, movimentos nacionais e internacionais têm buscado o consenso para a formatação de política de integração e de educação inclusiva. Com essa inclusão tem muitas escolas que não estão adequadas e adaptadas, em outras já se há um avanço, mas tem muita coisa a ser feito.

Cabe lembrar que uma sociedade inclusiva social tem o compromisso com as minorias e não apenas com pessoas portadoras de deficiência. A inclusão social é, na verdade, uma medida de ordem econômica, uma vez que o portador de deficiência e outras minorias tornam – se cidadãos produtivos, participantes, conscientes de seus direitos e deveres, diminuindo assim custos sociais. Dessa forma lutar a favor da inclusão social deve ser responsabilidade de cada um e de todos coletivamente.

  1. Conclusão.[h]

Concluímos[i] que a educação está em constante mudanças[j], pois através da transformação do seu humano, observamos que a tecnologia se mostra muito presente, contribuindo para o desenvolvimento do ser humano.

Faz – se necessário dizermos que a inclusão social,veio trazer a possibilidade de pessoas com diferentes tipos de deficiência a terem a mesma oportunidade que os demais, fazendo com que refletimos se as escolas e profissionais relacionados a essas áreas, estão devidamente preparados para essas novas mudanças proporcionadas por essas instituições educacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (155.8 Kb)   docx (69.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com