TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Suprimento e mão de obras

Por:   •  16/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.262 Palavras (6 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 6

FACSUM – Faculdade do Sudeste Mineiro

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

PIM - Projeto Integrado Multidisciplinar  

JUIZ DE FORA

2019

FACSUM – Faculdade do Sudeste Mineiro

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

Suprimento de mão de obra

Ana Paula Porfirio da Silva RA: 01550008668

Carolaine Campos Bento RA: 01550008195

Denise Xavier de Oliveira da Silva RA:0155008306

Luis Claudio do Nascimento RA: 02360002384

Paula Rodrigues Toledo RA 01550008441

Raíla Carolina de Castro Basilio RA: 01550008448

Valéria Botelho de Assunção Coelho RA: 02360002348

Yago Natã Delibero de Carvalho RA: 01550008699

JUIZ DE FORA

2019

Mercado de Trabalho

Segundo o autor Chiavenato (2006), mercado de trabalho pode ser entendido como um espaço de trocas e intercâmbios de produtos, mercadorias e serviços .Quanto maior o número de empresas na região, maior vai ser a disponibilidade de vagas e oportunidades de emprego. O mercado de trabalho pode ser dividido por vários segmentos como: (panificadoras, metalúrgicas, banco, etc.) ou por categorias (como empresas grandes, médias, pequenas e microempresas). E cada segmento tem as suas particularidades, porém, ambos trabalham com a disponibilidade de vagas conforme a necessidade das empresas.

Oferta x Procura

Segundo o autor Chiavenato (2006), o mercado de trabalho pode estar em periodo de oferta,procura ou equilíbrio.

Oferta maior do que procura: É quando possui muitas vagas de emprego, porém, não possui candidatos qualificados para ocupar as vagas. Nessas situações é necessário que as empresas realizem investimento em recrutamento, serem mais flexíveis, investimento em treinamentos, salários e benefícios mais atrativos, etc. E os candidatos perdem oportunidades de emprego por falta de qualificação.

Oferta equivalente à procura: Isso ocorre com o mercado de trabalho está em equilíbrio. Níveis de oferta e procura está em paralelo.

Oferta menor que a procura: É quando possui muitos candidatos e poucas vagas disponíveis. Nessas situações as empresas acabam diminuindo salários e benefícios, investem muito pouco em recrutamento e treinamento. Para população aumenta o índice de desemprego, insegurança (medo de perder o emprego), muita competitividade.

Mercado de Recursos Humanos

Segundo o autor Chiavenato (2006) o mercado de recursos humanos constitui-se em pessoas aptas ao trabalho, uma parte da população que tem condições de trabalhar ou estar trabalhando. O mercado dos Recursos Humanos são candidatos reais com potenciais e quando procuram uma oportunidade de emprego independente de está atuando no mercado ou não, possui habilidade de ocupar a vaga com índice de satisfação.

Afirma o autor Chiavenato (2006) que o mercado de recursos humanos é vinculado ao mercado de trabalho, quando um está  a procurando de uma vaga o outro está precisando preenchê-la. A procura do mercado de trabalho busca atingir a ofertas disponibilizadas pelo mercado de recursos humanos.

CHIAVENATO (2006,  P.29) “há um contínuo intercâmbio entre o mercado de recursos humanos e o mercado de trabalho. Ambos interagem reciprocamente e estão sob contínua e mútua influência.”

Recrutamento:

Segundo Chiavenato (2009 p.154) Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa a trair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. O Rh da empresa fica responsável por aplicar essas técnicas, para selecionar o número de candidatos necessário para preencher o cargo. O recrutamento pode ser interno ou externo.

Recrutamento Interno:

Segundo Chiavenato recrutamento interno é quando a empresa preenche determinada vaga com um funcionário que já trabalha na mesma, realizando assim um remanejamento de funcionário, envolvendo a promoção de funcionários e crescimento do funcionário na empresa.

Vantagens do recrutamento interno:

  • E econômico, evitando o gasto com anúncios de jornais e treinamento de integração que são realizados com novos funcionários.
  • É mais rápido, evitando assim a demora do processo de recrutamento e seleção, visando que o funcionário que já trabalha na empresa já tenha passado por este processo.
  • Promove a motivação dos funcionários, pois sabendo deste programa de recrutamento interno, os funcionários procuram se qualificar mais para que possam participar da seleção e crescer na empresa.

Desvantagens do recrutamento interno:

  • Exige que os funcionários se esforcem para crescer na empresa alcançando assim novos cargos.
  • Pode gerar conflitos de interesses entre os funcionários.
  • Pode gerar o bitolamento dos funcionários, fazendo com que eles percam a criatividade e a atitude de inovação.

Recrutamento Externo:

Segundo Chiavenato o recrutamento externo é quando a empresa seleciona pessoas externas que ainda não trabalham na empresa para participar de um processo seletivo.

Vantagens do recrutamento externo:

  • Traz novos funcionários para empresa
  • Muitas das vezes a empresa admite funcionários com mais experiência em outras empresas, tendo assim um potencial maior, para ocupar o cargo, do que um funcionário que trabalha na empresa.

Desvantagens do recrutamento externo:

  • Gastos com treinamento de integração dos novos funcionários.
  • Candidatos externos são desconhecidos podendo não fazer parte do perfil procurado pela empresa

Seleção:

Segundo Chiavenato (ano)  a seleção e o processo de escolher e classificar e os candidatos para ocupar determinado cargo da empresa.

Etapas da seleção:

 A seleção segundo Pontes (2014 p.140) é composta por determinadas etapas: a primeira é a triagem dos candidatos, que consiste em realizar uma breve entrevista com os possíveis candidatos, para verificar se os mesmos possuem as qualificações necessárias para o cargo. Na segunda fase,  segundo Pontes (2014 p.140) são aplicadas teste escritos/ e ou psicológicos para averiguar se o candidato tem o conhecimento exigido para o cargo. Na terceira fase, segundo Pontes (2014 p.142) são realizadas entrevistas de seleção, visando averiguar o perfil, qualificação e motivação do possível funcionário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (118.4 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com