TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Só pra enganar mesmo

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

RELATÓRIO DE AULA EXPERIMENTAL

QUÍMICA GERAL PARA ENGENHARIA

PROF. _____________________________________ TURMA: ______________HORÁRIO: __________________

NOME: _______________________________________________________ MATRÍCULA: ______________________

PRÁTICA: ______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________

DATA DE REALIZAÇÃO DA PRÁTICA: ___________________DATA DE ENTREGA DO RELATÓRIO:__________________________

1. OBJETIVOS

Apresente, de forma sucinta, o que se pretende observar ou verificar através da realização do experimento, UTILIZANDO SUAS PALAVRAS.

2. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Neste item são apresentados os resultados de uma forma bem organizada, seqüencial, objetiva e lógica, acompanhados de uma análise crítica dos mesmos (discussão).

Deve-se incluir também todos os cálculos efetuados. Sempre que possível seus dados devem ser organizados na forma de tabelas e gráficos (lembre-se: o gráfico sempre ilustra muito melhor o resultado do que a tabelas: dê preferência a eles).

Estas tabelas e gráficos devem ser descritos e enumerados adequadamente no texto e não apenas lançados. Cada tabela e gráfico deve ter um título que os descreva brevemente.

Pode-se utilizar os questionamentos do pós-laboratório para orientar tanto nas discussões quanto na indicação de quaiscálculos  devem ser apresentados no relatório.

Não utilizar o verbo na primeira pessoa na descrição e discussão dos resultados. Todo o relatório deve ser escrito no modo impessoal.

Sintam-se avontade para eliminar as linhas, reduzir ou expandir o espaço abaixo. O relatório deve conter no máximo 4 páginas

Parte A – Obtenção do Precipitado Ba₃(PO₄)₂

Nessa primeira parte da aula prática foi escolhido a amostra de número 02 para a realização do experimento, em seguida foi transferido 2g (medição realizada em uma balança digital) da mistura para um béquer de 250 mL. Ao béquer foi adicionado 200 mL de água destilada e a mistura foi agitada com um bastão de vidro por cerca de 1 minuto.

Após o precipitado sedimentar, foi colocado o béquer coberto com a placa de petri em banho-maria por 20 minutos. Enquanto o precipitado era aquecido, um papel de filtro foi pesado (1,21g), dobrado e colocado devidamente dentro de um funil, ajustando-o nas paredes com a ajuda de água destilada.

Passado os 20 minutos em banho-maria foi iniciada a filtração com o precipitado ainda morno. Além disso o precipitado foi lavado com água morna e etanol. O papel de filtro foi removido e colocado para secar na estufa, sua massa foi verificada a cada 10 minutos até ficar com um peso constante.

Parte B – Determinação de reagente limitante.

 

4. CONCLUSÕES

Consiste numa avaliação crítica sobre o experimento realizado e dos resultados obtidos, atentando se estão coerentes com os objetivos propostos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (270 Kb)   docx (451.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com