TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sóciedade Pós Capitalista _ Peter Drucker

Por:   •  2/9/2015  •  Monografia  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  960 Visualizações

Página 1 de 3

Sociedade Pós capitalista

Sociedade pós-capitalista foi publicado em 1993 por Peter Drucker e é uma análise sobre a sociedade ocidental e não é um livro de previsões e sim de descrições. Esta obra não é voltada somente para os gestores, mas sim para todas as pessoas.

Todas as reflexões de Drucker são fundamentadas em referências históricas e em citações de outros pensadores e também de sua vasta experiência sobre o capitalismo.

O centro de sua análise é o conceito de uma nova sociedade, e o seu principal recurso é o conhecimento.

Drucker destaca vários acontecimentos que mudaram a sociedade de capitalista para pós-capitalista, como por exemplo:

  • O Japão como a primeira potência econômica;
  • O surgimento do computador e o domínio da informação;
  • A Declaração dos Direitos dos Combatentes que deu direito aos soldados norte-americanos dinheiro para cursar uma universidade. Segundo Drucker isso determinou a ida para a sociedade do conhecimento

O escritor descreve que a nova sociedade será, simultaneamente, não socialista e pós- capitalista.  Também fala que a nação-estado soberana vem perdendo sua posição como órgão único do poder.

        Drucker afirma que essa nova sociedade terá novas classes econômicas. E o recurso econômico básico já não é mais o capital, a terra ou a mão-de-obra. E sim o conhecimento.

        Essa nova sociedade terá novas classes sócias que serão os trabalhadores do conhecimento e os executivos que sabem como aplicar o conhecimento.

        Drucker critica o marxismo, a ideologia e o comunismo. E se concentra em três áreas de estudo: a sociedade, a organização politica e o conhecimento.

        O autor analisa que durante a passagem do capitalismo para a sociedade do conhecimento, ao longo de 150 anos, o capitalismo e as inovações tecnológicas conquistaram o mundo e criaram uma civilização mundial. Durante essa fase houve uma mudança radical o significado da palavra ‘’ conhecimento’’ que deixou de centrar-se no ‘’ser’’ para centrar-se no ‘’fazer’’ e converteu-se em um recurso e em um serviço.

        Essa mudança passou por três fases:

  •  A primeira etapa dura cerca de um século e o conhecimento foi aplicado a ferramentas, processos e produtos resultando na Revolução Industrial;
  • A segunda etapa começou em 1880 e foi ate a Segunda Guerra Mundial e o conhecimento passou a ser aplicado ao trabalho e marcou o inicio da Revolução da Produtividade;
  • A última etapa começou depois da Segunda Guerra Mundial, onde o conhecimento se aplica ao conhecimento mesmo.

O conhecimento não é mais o saber generalista da pessoa instruída, mas sim um conhecimento voltado a ação, especializado e focado em resultados. A mudança pela qual o conhecimento passou começou há 250 anos e vem transformando a sociedade e a economia e hoje é o único recurso que abrange os planos econômico e pessoal.

        Além dessa analise do conceito de conhecimento Drucker também analisa o conceito de organização que ele define como o agrupamento de pessoas composto de especialistas que trabalham juntos em função de uma única tarefa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (56 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com