TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC - Adminstração

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.216 Palavras (5 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Universidade Anhanguera - UNIABC

Trabalho de Conclusão de Curso

Gestão de Pessoas e o Comportamento do líder

Relatório de pesquisa apresentado na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I, como requisito parcial para obtenção do titulo de Administração de Empresas.

Universidade Anhanguera – UNIABC

Orientador:

Resumo

        O presente projeto de pesquisa teve como objetivo geral explorar os principais comportamentos de uma liderança dentro do mercado segurador.

        O atual momento exige de um líder de uma grande organização atitudes que traga comprometimento e eficácia de seus colaboradores.

        O mercado segurador é competitivo, as grandes seguradoras exigem de seus lideres postura e competência para as colocarem no topo dos rankings nacionais e internacionais, isso fez com que modelos tradicionais de liderança fossem substituídos por novos modelos, mais modernos, que busca agregar valores aos seus produtos e serviços.

 

Sumário

1 Introdução....................................................................................................................5

1.1 Problema........................................................................................................6

1.2 Objetivos        .......................................................................................................6

1.2.1 Objetivo Geral..................................................................................6

1.2.2 Objetivos Específicos.......................................................................6

1.3 Justificativa................................................................................................................6

1.4 Metodologias da Pesquisa.........................................................................................7


1. Introdução

        O líder desempenha um papel chave na organização, cabe a eles a obtenção da capacidade máxima de sua equipe.

        Os líderes de hoje, já não são os mesmos do passado, nem poderia, o mercado atual vê seus funcionários como colaboradores da construção de grandes organizações, diferentes dos líderes do passado que viam seus funcionários como simples mão de obra. O líder atual deve está mais disposto a ouvir do que criticar, a ensinar do que esbravejar.

        Tanto tem se falado na gestão de pessoas e no comportamento organizacional, mas ainda vivenciamos empresas totalmente arcaicas, com princípios e regras baseados na velha frase, “Manda quem pode, obedece quem tem juízo” (ditado popular). Essas organizações estão sofrendo perdas consideráveis no mercado, por não acompanhar as mudanças na gestão de pessoas.

Muitos líderes ainda sentem o peso de se livrarem do velho autoritarismo e aceitar a mudança, para que haja mudança na organização, é preciso primeiro mudar a cabeça do líder, incutir novos valores e habilidades, é preciso investir em um processo de integração entre o líder e o colaborador.

Essa é a postura esperada de um grande líder, que busca mudar seu comportamento de acordo com as mudanças que a organização sofra. O mercado busca líderes capazes de pensar não só no bem da empresa, mas também em como manter uma boa gestão de sua equipe para que essa organização perdure por muitos anos.

 1.1 Problema

O campo Organizacional moderno, busca lideres eficazes e capazes de definir e estruturar seu próprio papel e o de sua equipe dentro da organização [1].

As exigências e pressões sobre as tomadas de decisões e acompanhamento direto aos problemas da empresa, e deus membros de equipe, sobrecarregam o líder.

Muitos já perderam a verdadeira essência de sua função na empresa, outros se dedicam ao máximo e alcançam poucos resultados, enfim são enumeras as posturas que os lideres vem tomando neste mercado, onde as mudanças exigem que ele se recicle a cada dia. Dentro desses aspectos cabe então questionar, qual deve ser o comportamento de um líder no mercado segurador?

1.2 Objetivos

1.2.1 Objetivo Geral

        Identificar o comportamento do líder dentro da Organização

1.2.2 Objetivos Específicos

- Analisar conceitos acerca do desempenho profissional do líder.

- Descrever seus principais comportamentos dentro da organização

- Relacionar o grau de confiança, credibilidade e respeito que o líder tem com os seus liderados.

- Relacionar as formas de comunicação existentes neste mercado, e as praticadas pelo líder.

1.3 Justificativa

        Considerando dentro do contexto organizacional, o desempenho do líder tem influenciado muito na gestão de pessoas.

        A boa e velha comunicação, ainda é o ponto mais crítico entre os lideres e seus liderados. E esta ferramenta é de extrema importância para o líder, é através dela que ele faz com que compreendam suas solicitações e respeitem sua posição dentro da organização.        Na contra partida o silencio do líder em momentos de incertezas, também é um constante problema para a equipe. Manter um ambiente de trabalho agradável também acaba sendo é um papel do líder, uma pesquisa feita nos EUA, mostra que alguns líderes mundiais, incorporam como regra, a simpatia e o bom trato entre seus funcionários, para melhorar o local de trabalho (RACHEL FEINTZEIG- Sorria! Empresas combatem aumento da grosseria no ambiente de trabalho. The Wall Street Journal) [2].

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (180.8 Kb)   docx (792.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com