TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC - ESPECIALIZAÇÃO

Por:   •  18/7/2016  •  Monografia  •  5.265 Palavras (22 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 22

SUMÁRIO

Capitulo

1. INTRODUÇÃO 12

1.1 Formulação do Problema

2. REVISÃO DE LITERATURA 13

2.1 Conceituação sobre os termos: motivação e liderança 13

2.1.1 Motivação 13

2.1.2 Processo motivacional 14

2.1.3 Primeiras teorias motivacionais 17

2.1.4 Teoria de hierarquia de necessidades ou teoria de MASLOW 17

2.1.5 Teoria X e teoria Y 18

2.1.6 Teoria de ERC 20

2.1.7 Teoria dos dois valores de HERZBERG 21

2.1.8 Teoria das necessidades adquiridas de McCLELLAND 22

2.2 Inteligência emocional 23

2.3 Ambiente organizacional ou clima organizacional 25

2.4 Liderança 25

2.5 Liderança e motivação 25

2.5.1 Estilos clássicos de liderança 26

2.5.2 Teorias contemporâneas de liderança 27

3. CONCLUSÃO 30

4. REFERÊNCIAS 32

ANEXOS 33

RESUMO

CASTRO, Desirée Tavares. Motivação & liderança. Rio de Janeiro: Universidade do Sul de Santa Catarina. UNISUL/EB/FT. 32 p.

Estudo bibliográfico que aborda a motivação e liderança nas organizações. O objeto investigado é a melhoria dos resultados das equipes e líderes através da reforma do estilo de lideranças. Apresenta como objetivo destacar a importância da motivação de colaboradores para a contribuição da construção de uma empresa próspera e agradável de trabalhar. O alcance do objetivo se subsidia pelas seguintes questões norteadoras: O trabalho pode proporcionar prazer? Como podemos melhorar os líderes, motivando assim seus subordinados? O método consiste em um estudo descritivo com abordagem qualitativa realizando uma revisão bibliográfica, utilizando-se de vários autores da literatura acadêmica disponível sobre motivação e liderança. A escolha do assunto partiu do interesse pessoal da pesquisadora durante a trajetória acadêmica visando aprimoramento do setor de recursos humanos em que atua numa instituição filantrópica. Constatou-se ao final do estudo que é imprescindível que a organização invista no treinamento de seus líderes e subordinados, além da implantação da importância do trabalho em equipe, e exploração de novas idéias.

Palavras-chave: Motivação e Liderança, Recursos Humanos, Melhoria e Resultados.

ABSTRACT

CASTRO, Desirée Tavares. Motivação & liderança. Rio de Janeiro: Universidade do Sul de Santa Catarina. UNISUL/EB/FT. 32 p.

Bibliographical study that addresses the Motivationa & Leadership in organizations. The study object is the improvement of teams and leaders through the reform of the style of leadership. Its objective is to highlight the importance of motivation of employees for the contribution of building a prosperous and pleasant company to work. Achieving the goal of subsidizing the following questions: What work can provide pleasure? How can improve leaders, motivating subordinates? The method consists of a descriptive study with a qualitative approach by performing a literature review, using a number of authors of academic literature available on Motivation & Leadership. The choice of subject was based on the researcher’s personal interest in the academic life in order to improve the human resources department that works in a charity. It was found after the study that it is essential that organizations invest in training their leaders and subordinates, as well as deployment of the importance of teamwork, and explore new ideas.

Keywords: Motivation & Leadership. Human Resources. Improvement. Results.

1. INTRODUÇÃO

Nos dias de hoje as organizações estão buscando um melhor relacionamento entre as pessoas, incentivando o trabalho em equipe, a harmonia e enfatizando a importância de líderes e equipes motivados, dando autonomia aos colaboradores e apoio no trabalho em conjunto.

Neste contexto, a existência de profissionais em recursos humanos capacitados tecnicamente para a gestão de pessoas, líderes empenhados em motivar equipes, capazes de conduzir seus liderados com eficiência despertando neles a vontade de crescer junto com a organização, e conscientes da importância de suas funções, contribuirá, sem dúvida, para a melhoria da atividade e da sociedade onde estes profissionais se acham inseridos podendo auxiliar na busca por uma empresa mais próspera.

Tendo em vistas estas questões, o presente trabalho de conclusão do curso, tem como objetivo geral: introduzir novos conhecimentos sobre o assunto abordado, para o alcance de melhores resultados.

Para o alcance desse objetivo geral foram estabelecidos como objetivos específicos de aperfeiçoar profissionais, para liderarem de forma justa. Aperfeiçoar também o setor de recursos humanos que é de extrema importância para uma organização.

Com base nas questões da pesquisa e nos objetivos do trabalho de conclusão do curso, supõe-se que: líderes que conhecerem bem a importância de manter liderados motivados, e que aplicarem as técnicas abordadas, irão possuir melhores resultados de suas equipes, construindo assim, uma organização mais preparada para o mercado competitivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36 Kb)   pdf (186.8 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com