TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC - Marketing

Por:   •  25/8/2019  •  Monografia  •  3.998 Palavras (16 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 16

Centro Universitário Estácio da Bahia

Nubélia Maria Cunha da Silva

Qual a importância do uso das redes sociais para o Marketing?

Artigo desenvolvido no Centro Universitário Estácio da Bahia como método de avaliação final, sob a orientação do coordenador/professor Jader Cristiano Magalhães de Albuquerque.

Salvador

2017

Qual a importância do uso das redes sociais para o Marketing?

Nubélia Maria Cunha da Silva

RESUMO

Este artigo consiste em apresentar um estudo sobre a utilização das redes sociais para o Marketing pelas empresas, tendo como objetivo identificar e caracterizar como as redes sociais podem contribuir para o crescimento e a visibilidade da empresa ou marca e quais as vantagens e desvantagens dessa utilização. Para isso, explica-se a diferença entre publicidade, propaganda e marketing. Também falamos sobre as redes sociais e elas nas empresas. Mostrou a crescente utilização das redes sociais e a importância das empresas estarem presentes neste meio, a fim de proporcionar principalmente um canal direto com seus clientes. A metodologia utilizada foi em pesquisas bibliográficas sobre o assunto e coleta de dados por fontes secundárias. O resultado da pesquisa possibilitou alcançar os objetivos propostos.

PALAVRAS-CHAVES: Redes sociais, Facebook, Marketing

ABSTRACT

This article consists in intruduce a research about the company’s use of the social networks for marketing. The main goal of the research is to identify and characterize how social networks can improve the growth and visibility of the company or brand and which are the advantages and disadvantages of it. For that, it explains the diference between advertising, commercial advertising and marketing. It also talks about the social network and themselves at the companies. It has shown the growing of the social network’s utilization and how important is for the companies to be in this environment so they can create a direct channel with their clientes. The research was based on bibliographic searches and data collect by secundary sources. The results of the research gave the possibility to reach the goals we had to accomplish.

KEYWORDS: Social Networks, Facebook, Marketing

  1. INTRODUÇÃO

Com o advento da tecnologia da informação e dos meios de comunicação, as redes sociais tornaram-se ferramentas cada vez mais populares na Internet, atraindo os olhares de várias empresas ao redor do mundo.

Enquanto as empresas desejam alcançar cada vez mais clientes, os clientes desejam interagir com as empresas. Dessa maneira as redes sociais se configuram como um ambiente propício para esse relacionamento entre empresas e clientes, uma vez que milhões de internautas e possíveis clientes encontram-se conectados em uma mesma rede e essa rede possibilita uma comunicação direta e quase que instantânea entre os mesmos.

Portanto, a fim de garantir a sobrevivência e o espaço no mercado, as empresas passaram a utilizar essas redes não só como um canal de publicidade, mas também como um meio de comunicação e aproximação com seu público, agregando valor ao seu produto e/ou serviço, gerando assim um diferencial competitivo e alavancando o negócio.

Diante do novo cenário que a sociedade está inserida, este artigo pretende estudar a utilização das redes sociais para o Marketing, a fim de identificar e caracterizar como as redes sociais podem contribuir para o crescimento e a visibilidade da empresa ou marca e quais as vantagens e desvantagens desse uso.

  1. REFERÊNCIA TEÓRICA
  1.  MARKETING, PUBLICIDADE E PROPAGANDA

É muito comum encontrar pessoas que não entendem o termo Marketing. Confundem marketing com vendas e/ou publicidade. Segundo Silva (2008, p.39) afirma que o “marketing também é confundido com propaganda porque, além da propaganda ter sido uma das atividades pioneiras do marketing, é a que mais aparece aos olhos do público”.

Marketing, publicidade e propaganda são termos diferentes e é necessário entender os conceitos de cada um e também verificar sua importância na estratégia de marketing, como pode ser conferido na sequência.

  1.  MARKETING

No Brasil, o conceito de marketing encontra-se, ainda hoje, muito desfocado. Alguns acreditam trata-se de uma maneira de fazer com que as pessoas comprem o que não precisam, com um dinheiro que não tem (SHIMOYAMA; ZELA; 2011, p.1).

É importante ressaltar que o marketing não é publicidade, apesar da publicidade ser uma atividade importante para o marketing, ele é apenas uma de suas responsabilidades (SANTOS, 2008, p.47). O Marketing busca entender e atender bem o mercado, além de satisfazer de forma eficaz o mesmo. Deve-se identificar se as necessidades e os desejos dos clientes, podendo ser por meio de pesquisas formais, informais, observação e principalmente em satisfazê-los de forma mais eficiente do que a concorrência.

Por meio desta definição pode-se verificar que o marketing (mercadologia, em português) é mais abrangente do que muitos acreditam. Voltando ao início dos estudos do marketing, Cobra e Brezzo (2010, p.5) afirmam que:

A pedra angular na definição do conceito modernidade marketing se produz em 1960, quando o comitê de definições da American Marketing Association culmina seu trabalho de compilação e estudos de conceitos e define o marketing como “a realização de atividades empresariais que dirigem o fluxo de bens e serviços desde o produtor até o consumidor ou usuário”.

O marketing é formado de um composto de quatro elementos sendo eles: produto, preço, praça e promoção, também conhecido como os 4 P’s (BARBOSA, 2008, p.13). Esse composto deve ser bem definido na empresa, caso não esteja claro, a empresa pode estar mais vulnerável, correndo o risco de não estar preparada para as ações do mercado. Afirma Barbosa (2008, p.13) que “o composto de marketing representa a forma como o ambiente interno e externo à empresa interagem”. Torna-se imprescindível – num mercado tão competitivo – o entendimento e prática constante do estudo do marketing empresarial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (174.2 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com