TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC PARA ENCADERNAÇÃO

Por:   •  26/8/2016  •  Monografia  •  11.561 Palavras (47 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 47

1 INTRODUÇÃO

A proposta do farmacêutico na adesão racional do uso de anti-inflamatórios esteriodal (glicorticoides) em crianças é de orientar e alertar os pais sobre o uso abusivo dessa classe terapêutica, que pode promover um grande risco para a saúde da criança, principalmente as que possuem asma e bronquites ou problemas nas vias aéreas respiratórias. Mas a terapia com essa classe tem um resultado excelente no tratamento fármacoterapêutico com a classe dos glicorticoides, sendo que sua ação anti-inflamatórios e imunossupressoras e suas ações são bem conhecida do autor (METHERRELL et al., 2005).

Conforme Penildon e colaboradores, 1995, o uso clínico dos glicorticoides são mais frequentes para o sistema respiratório nas doenças como asma, bronquites asmática, sinusites e inflamações das vias áreas onde os corticosteroides inibem o influxo induzido por alérgenos, de eosinófilos para pulmão que os glicorticoides suprarregulam os receptores do Beta 2 -adrenérgicos, diminuem a permeabilidade de microvascular e reduzem indiretamente a liberação de mediadores dos eosinófilos , inibindo a produção de citocinas , que ativam os eosinófilos . A redução da síntese de IL-3 (a citocina que regula a produção de mastócitos) que pode explicar por que o tratamento de longo prazo com esteroides finalmente reduz o número de mastócitos na mucosa respiratória e por isso, suprime a resposta de fase inicial a alérgenos e ao exercício. Isto faz com que o tratamento venha a exigir uma duração mais longa, sendo um dos fatores que colaboram com tal situação a questão da falta de informação adequada na orientação aos pais, favorecendo assim o uso errado do medicamento principalmente quando as frequências das crises das deficiências respiratórias ocorrem na estação do inverno.

É muito comum os pais repetirem os mesmos medicamentos que foram passados para o mesmo diagnostico e dessa forma repetir a mesma dosagem anterior, isto pode ser ineficaz pois a criança possui um metabolismo que altera de forma acelerada, fazendo assim com que ocorra uma subdosagem ou superdosagem acarretando risco a saúde por não ter uma orientação adequada (FERNANDEZ-LLLIMÓS, 2001).

As reações adversas a medicamentos (RAM) que inclusive é uma interação medicamentosa segundo o autor Bisson e colaboradores, 2003, são situações que os farmacêuticos devem estar muito envolvidos com cada caso. Em diversos locais de atuação na drogaria com hospitais e manipulação ou no SUS, o profissional que atua tem que usufruir da ferramenta e aplicar os conhecimentos referentes à RAM e interação, para medir a melhor qualidade de vida dos pacientes.

A Farmacovigilância se preocupa, principalmente, em estudar as reações adversas aos medicamentos (RAM). Basicamente podem-se monitorar as RAM de duas maneiras: por meio de estudos epidemiológicos clássicos, descritivos ou analíticos - principalmente estudos tipo coorte e caso-controle - e por meio de sistema de notificação espontânea, o mais utilizado pelos sistemas nacionais (TOGNONI; LAPORTE, 1989).

A Farmacovigilância contribui muito para manter o valor terapêutico dos medicamentos com a finalidade de ajudar a prescrever racionalmente os conceitos e conhecimentos dos riscos e benefícios que atribuem o medicamento conforme e avaliado as decisões administrativas de fiscalização e controle de qualidade onde seu objetivo são identificar e avaliar os efeitos do uso agudo ou crônico dos medicamentos na população em geral , e detectar e avaliar o controle de (RAM) reação adversas e seus benefícios , sua eficácia do medicamento durante sua comercialização (BISSON,1989, p. 74).

A finalidade desse trabalho é mostrar a importância e eficácia da dosagem dos anti-inflamatórios esteriodal (glicorticoides) e os riscos abusivos dessa classe terapêutica em crianças. O trabalho do profissional farmacêutico merece destaque porque a sua atuação e os seus conhecimentos podem salvar uma vida. Trata-se de um profissional muito importante na equipe multidisciplinar da saúde pois o mesmo sabe como orientar corretamente sobre o uso do medicamento de forma segura, garantindo efetividade no tratamento e conduzindo o processo de uma melhor forma junto com orientação médica.

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVOS GERAL

 Identificar as dificuldades existentes de glicorticoides no uso racional em crianças.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Registrar que os maiores desafios para o profissional farmacêutico são os cuidados com pacientes pediátricos.

 Discutir sobre a metodologia farmacoterapêutico em prosseguimento em pacientes pediátricos.

 Educações a saúde promovendo uso racional de medicamentos na administração do uso dos glicorticoides na pediatria.

 Identificar as dificuldades dos pais no tratamento da criança asmática usuária de glicocorticoides.

 Relatar sobre o uso abusivo dos glicorticoides sem prescrição médica e suas prováveis implicações.

 Conhecer as formas de uso de glicorticoides na pediatria.

3 REFERENCIAL TEÓRICO

3.1 O SURGIMENTO DA PROFISSÃO FARMACÊUTICA

O principal papel do farmacêutico como profissional na área da saúde se distinguiu por uma densa modificação no começo do século XIX. Com o antigo desempenho da farmácia do início do século foi sendo ocupado com certa progressão, com a chegada do desenvolvimento da industrialização do setor farmacêutico. Para não eliminar a profissão do mercado foi adotado um procedimento de acolher aos empenhos que conformavam um novo cenário no setor industrial farmacêutico do país, foram criados espaços alternativos para o profissional que não tinham seu principal foco no medicamento. Desde modo apareceram as áreas de formação Farmácia-bioquímica e a Farmácia industrial (BORGES, NASCIMENTO, 2003).

Como o país estava passando por uma crise política com a mudança de governo que implantava a ditadura não foi feito uma infraestrutura básica no saneamento da saúde pública, dentro desse e outros argumentos passou-se então a contribuir muito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (80.7 Kb)   pdf (351.4 Kb)   docx (51.3 Kb)  
Continuar por mais 46 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com