TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA DE GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS

Por:   •  13/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.426 Palavras (6 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

TECNOLOGIA DE GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS

ALINE DA SILVA RUSSEL SANTANA

CAINAN ÉLIEZER DE SOUZA SANTANA DE ARAUJO

DANIEL LEANDRO DA SILVA

ROSANA DA MOTTA REIMÃO RIBEIRO

TÁBATA RODRIGUES GOMES PINTO

APLICAÇÃO DE PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL PARA PROPOSTAS DE MELHORIAS

Magé

2015

ALINE DA SILVA RUSSEL SANTANA

CAINAN ÉLIEZER DE SOUZA SANTANA DE ARAUJO

DANIEL LEANDRO DA SILVA

ROSANA DA MOTTA REIMÃO RIBEIRO

TÁBATA RODRIGUES GOMES PINTO

APLICAÇÃO DE PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL PARA PROPOSTAS DE MELHORIAS

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia de Gestão em Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Atividades interdisciplinares.

Magé

2015


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 PSICOLOGIA ORGANIZACIOAL E GESTÃO DE PESSOAS        4

3 COMPORTAMENTO, CLIMA E CULTURA        6

7 CONCLUSÃO        9

REFERÊNCIAS        


  1. INTRODUÇÃO

Ao longo do desenvolvimento será analisado a pesquisa de clima organizacional que foi aplicada na Lojas Americanas. Fazendo uma relação no âmbito da gestão de recursos humanos levando em consideração os aspectos e conteúdos trabalhados na disciplina de psicologia organizacional e gestão de pessoas e na disciplina de comportamento, clima e cultura, deste semestre.

O trabalho foi realizado com o documento da perquisa proposto pelos professores, os questionamentos, por leituras de outras referências bibliográficas e pelas Tele aulas.

A lojas Americanas é umas das mais tradicionais rede de varejo, com mais de 80 anos de vida, a empresa conta com 1000 lojas nas principais cidades do país e com 4 centros de distribuição, em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Urbelândia, atuando também no comércio eletrônico pela B2W – Companhia Digital. A rede comercializa mais de 60.000 itens de 4.000 empresas, o que faz com a Lojas Americanas detenha uma grande partipação no comércio brasileiro de brinquedos, bomboniérie, lingerie, CD´s e DVD´s.


  1. PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E GESTÃO DE PESSOAS

  ( colocar definição de psicologia )

Segundo constatado na pesquisa dois dos principais problemas apontados foram em relação ao ambiente de trabalho e a falta de reconhecimento.

As condições de trabalho são responsáveis por causar constrangimentos para saúde   somática dos trabalhadores, pois se referem às condições físicas, químicas e biológicas, que tem como alvo principal o corpo. A organização do trabalho corresponde a divisão das tarefas que atinge diretamente o interesse dos trabalhadores, e a hirárquia, o comando, a submissão que atinge diretamente as relações que os colaboradores estabelecem entre si. ( Dejours, 2003 ) .

Os aspectos supracima citados , poderá desencadear em  problemas psicologicos,  tais como: o sofrimento, o extresse e até mesmo na síndrome de Burnout.

O sofrimento acontece quando a recolocação da organização do trabalho não é mais possível e quando a relação do trabalhor para com a empresa é bloqueada, assim, a energia pulsional que não acha descarga no exercício do trabalho se acumula no aparelho psíquico, o que resulta em um sentimento de desprazer e sofrimento, cujas as consequências podem ser desvastadoras, não só para o colaborar, mas também para as pessoas próximas, uma vez que o indivíduo nesse estado se mostra muito pouco inclinado a exercer um papel ativo na economia das relações familiares.

O estresse pode ser decorrente da incerteza percebida pelo colaborador, de que será capaz de realizar ou não, as demandas de seu trabalho. As reações de estresse são imensas, vão desde as reações fisiológicas até as reações comportamentais e cognitivas. As consequências desse estado são os altos custos, tanto pessoais quantoorganizacionais, como: assistência médica, absenteísmo, rotatividade, baixo compromisso organizacional, dentre outros.

A síndrome de Burnout trata-se de uma síndrome na qual o trabalhador sente-se totalmente sem energia com relação ao seu trabalho, como se tivesse perdido o sentindo de sua relação com o trabalho, sentindo-se inútil.

 


  1. COMPORTAMENTO, CLIMA E CULTURA

Segundo Chiavenato ( 2010, p.6 ) : “ Comportamento organizacional refere-se ao estudo dos indivíduos. Ele retrata a contínua interação entre pessoas, sendo que ambas se influenciam continuamente. Pode-se dizer então, que o comportamento organizacional é um campo de estudo que ajuda a prever, explicar e compreender o comportamento nas organizações.”

O clima elenca elementos para identificar o nível da satisfação dos colaboradores nos diversos momentos da empresa. Portanto, é necessário ter condições de entender o que é e como se constitui este dentro de uma empresa. ( Oliveira Junior – 2009 ).

A cultura organizacional  é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados  por todos os membros da organização. Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais.

 A pesquisa de clima organizacional respondida por alguns colaborador das Lojas Americanas  aponta que empresa apresenta uma avaliação regular.

Pois de acordo com o colaborador a empresa não possui um programa de valorização de esforços, por exemplo, bonificação por alcance de metas; falta de treinamento e  além disso não tem uma comunicação interna eficaz.

O ambiente de trabalho também não é dos melhores: ventilação, iluminação, condições de segunça ( EPI´S ) maquinários, equipamentos são insuficientes. E não possui uma estrutura organizada.

Nota-se a presença de uma cultura de processo, pois possui um lento feedback e baixo risco, criando um ambiente centrado mais no como fazer do que no que fazer.

O papel do gestor de recursos humanos é atentar-se na comunicação entre os colaborados ( feedback ) para que  possa ser identificados os problemas de insatição de seus colaboradores. A parti dai começa a traçar as estratégias e propostas de melhoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (101.3 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com