TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  24/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.900 Palavras (28 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 28

[pic 1]

DESAFIO PROFISSIONAL

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

2° BIMESTRE – 2°SEMESTRE

                                       

DISCIPLINAS NORTEADORAS:

MATEMÁTICA; PROCESSOS GERENCIAIS;

DIREITO EMPRESARIAL; TECNOLOGIAS DE GESTÃO E RESPONSABILIDADE

SOCIAL E MEIO AMBIENTE.

TAGUATINGA, 14 DE NOVEMBRO DE 2016

     

     

       

       

CURSO: SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

RECURSOS HUMANOS

2° SÉRIE

        

Desafio Profissional contendo projeto de reestruturação da Empresa de baterias automotivas Energy.        

        TAGUATINGA, 14 DE NOVEMBRO DE 2016

SUMÁRIO

RESUMO4

INTRODUÇÃO5

DESENVOLVIMENTO6-20

PASSO 16-7

PASSO 27-10

   PASSO 310-12 

PASSO 412-15

PASSO 515-20

 CONSIDERAÇÕES FINAIS21

 ANEXO 122-26

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS27-29

RESUMO

O presente trabalho trata-se de um texto reflexivo baseado na elaboração de um projeto de reestruturação da empresa de baterias automotivas Energy. É objetivo do texto explorar os procedimentos a serem adotados na empresa, a partir das técnicas escolhidas, com base na orientação da literatura, discutida por diversos autores. A abordagem da Teoria das Relações Humanas desenvolvida por  Mayo (1933) possibilitou a reestruturação da administração da empresa.  A valorização das pessoas, considerando-as como elos de uma cadeia fundamental para a empresa. Dando enfoque à estruturação do relacionamento de longo prazo, bem como a análise de implantação de um sistema de gestão integrada (ERP) foram quesitos fundamentais no processo. A preocupação de elaborar contratos com colaboradores, conforme as especificações da Súmula 331 do TST, só consolidaram a ideia de empresa sócio responsável. Compreendido o caráter fundamental de discutir responsabilidade ambiental, desenvolve-se um plano de ação com estratégias voltadas à reutilização de baterias de chumbo, bem como na educação de colaboradores e consumidores. Através da adequação à legislação vigente; da busca de novas tecnologias que resultem em menos resíduos; da promoção de pesquisas para um melhor aproveitamento dos resíduos; da implantação de sistema de gestão de resíduos na fábrica; da elaboração de mecanismos operacionais para a coleta, transporte e armazenamento dos resíduos e reciclagem das baterias que chegaram ao final da vida útil.

Palavras-chave: baterias automotivas; responsabilidade sócio-ambiental.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata-se de um texto reflexivo baseado na elaboração de um projeto de reestruturação legal e financeira da empresa de baterias automotivas Energy.  

Tem como principais objetivos conhecer os procedimentos a serem adotados na empresa, a partir das técnicas escolhidas, bem como a busca pela aproximação com a prática profissional, a partir da aplicação dos conhecimentos teóricos no processo de reestruturação da empresa.

Matemática, Processos Gerenciais, Direito Empresarial, Tecnologias de Gestão e Responsabilidade Social e Meio Ambiente, constituem-se disciplinas norteadoras do trabalho, sendo fundamentais para a elaboração do mesmo.  

O projeto aborda a teoria de Relações Humanas proposta por Elton Mayo (1933) baseada na Abordagem Humanística surgida no final do século XIX. A reestruturação da empresa passará pela incorporação de medidas que levem em conta a integração social dos funcionários, bem como uma política que valorize as relações interpessoais.  

A percepção das empresas em serem eticamente responsáveis no mercado atual fornecerá bases para discussão sobre responsabilidade social e comportamento ético empresarial.

A partir deste procedimento metodológico de ensino-aprendizagem, espera-se incentivar o desenvolvimento da liderança, a partir da tomada de decisão, bem como analisar a incorporação de softwares que aumentem a eficiência e eficácia da produção. Espera-se ainda compreender a responsabilidade social e ambiental, a partir do estudo dos impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes da produção de baterias automotivas.

DESENVOLVIMENTO

PASSO 1

A Teoria das Relações Humanas surgiu nos Estados Unidos e teve como seu principal propagador Elton Mayo (1933) que defendia a necessidade psicológica do homem de sentir como membro de um grupo social. Ele entendia, que além da recompensa financeira é necessário que a organização favoreça a participação e a integração ao grupo social. (CHIAVENATO; 1997)

Este trabalho traz uma ligação existente entre a Teoria das Relações Humanas com um novo conceito de administração de empresas. Expõe a colaboração dada pela Teoria, principalmente por Elton Mayo (1933) com a experiência realizada em Hawthorne, para uma nova gestão. Apresenta o conceito e as principais características da importância das relações entre as pessoas e as organizações, assim como a motivação, a sociabilidade e a aspiração como instrumentos necessários para fornecer ao indivíduo a realização pessoal. Concluindo que todos os homens possuem necessidades de segurança, afeto, aprovação social, prestígio e auto realização. (CHIAVENATO; 1997)

Visando a necessidade de humanizar e democratizar a organização, os novos administradores da Energy Baterias Automotivas, decidem implantar uma nova forma de administrar a empresa, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica. Sendo assim, a Teoria das Relações Humanas (Escola Humanística da Administração) é a mais apropriada, já que tem como principais características: foco nas pessoas, descentralização, ênfase nas relações entre as pessoas, delegação de autoridade, inspiração nos sistemas de psicologia. (CHIAVENATO; 1997)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.7 Kb)   pdf (288.1 Kb)   docx (58 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com