TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.609 Palavras (7 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

RELATÓRIO FINAL POJETO INTERDIDCIPLINAR DE APRENDIZAGEM III

Bruna Tainá T. R. de Mello – RA: 6791428865 – Tecnologia em Recursos Humanos

Erica Alves Cunha – RA: 9978021768 - Tecnologia em Recursos Humanos

Juliane Meirele Galdino -  RA: 6784388747 – Tecnologia em Recursos Humanos

Hálisson Gabriel Moura – RA: 6505277106 - Tecnologia em Recursos Humanos

Zulmira Ferreira da Costa – RA: 6787393267 - Tecnologia em Recursos Humanos

Tutor a Distancia: Allana Figueiredo

TAGUATINGA/DF

2014

SUMÁRIO

  1. Introdução.......................................................................................................................3
  2. Ensaio Acadêmico...........................................................................................................4

2.   Ensaio Acadêmico...........................................................................................................5

2.   Ensaio Acadêmico...........................................................................................................6

  1. Considerações Finais.......................................................................................................7
  2. Referências......................................................................................................................8

1. INTRODUÇÃO

Através deste relatório iremos desenvolver uma série de assuntos muito importantes que, se bem aplicados nas organizações elas atraíram o sucesso da empresa.

Com o forte impacto da globalização sobre os negócios e o grande aprimoramento da tecnologia ,gerando tantas mudanças com a forte inovação sobre a qualidade de produção, é necessário que as organizações trabalhem para criar e aderir a fatores de suma importância para ter vantagem competitiva começando pelas pessoas que a empresa irá contratar, com este dilema se faz necessário citar sobre Planejamento do processo seletivo, primeiro assunto que citaremos neste trabalho, que serve como base para que as empresas possam contratar colaboradores com os requisitos de que ela precisa.

Técnica de Captação e Seleção, é definido como um processo que ajuda a empresa a observar quais métodos tomar em relação ao recrutamento e a seleção das pessoas e também como este processo é de fato uma arma tão eficaz para as organizações.

Outro assunto que será abordado neste projeto é Saúde e Segurança do Trabalho, dentro de uma organização as pessoas estão sujeitas todo momento a riscos provenientes do trabalho, portanto se faz necessário que a empresa tenha como prioridade os direitos do trabalhador de exercerem suas atividades operacionais protegidos e assegurados sobre a lei de qualquer risco de acidentes, neste contexto será abordado a sua importância para a organização e seus colaboradores.

As relações entre Empregado e Empregador, é um assunto muito delicado e será exposto neste relatório a sua relevância, devido aos direitos e deveres que cada um precisa exercer, por se tratar de uma relação difícil em que ambos precisam estar satisfeitos e com isso, apresentarem os resultados que a organização espera.

Ainda dentro deste assunto será abordado os benefícios que um bom relacionamento sindical e boas negociações trabalhistas podem apresentar a uma organização, sendo este um assunto de grande importância para as organizações.

O objetivo deste projeto é apresentar de forma clara ao leitor os assuntos mencionados e que o leitor possa compreendê-los.

2. ENSAIO ACADÊMICO

As técnicas e procedimentos aplicados ao recrutamento podem ser observados pela maneira de como esse recrutamento é descrito e elaborado. E por se tratar de uma forma de divulgação de uma vaga de emprego aberto, pode-se dizer que o recrutamento se trata de um anuncio ao mercado de trabalho com o objetivo de atrair diversos candidatos.

Quando as empresas tomam conhecimento de que precisam preencher alguma vaga em aberto, é necessário fazer com que esta necessidade se torne pública, ou seja, deve ser feito algum tipo de anúncio para que possíveis candidatos saibam desta oportunidade. Não basta apenas atrair candidatos, o fator crucial de um bom recrutamento é atrair candidatos, que tenha o perfil adequado ao cargo e que possam assumir tais responsabilidades sem dificuldades. Segundo Chiavenato (2004 p. 113) “recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa a atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização”.

A Captação e Seleção de Talentos tem grande importância dentro de uma organização, pois se o processo não for eficaz trará problemas sérios para a empresa desde a área financeira, ocasionando grandes gastos, até problemas mais específicos na área o qual o profissional contratado estiver atuando.

Para Chiavenato (2004, p. 130): “A seleção de pessoas funciona como uma espécie de filtro que permite que apenas algumas pessoas possam ingressar na organização: aqueles que apresentam características desejadas pela organização.”

O selecionador deve conhecer a cultura organizacional da empresa para que essa escolha seja correta.

O processo de recrutamento e seleção é o primeiro contato com um possível colaborador e nesse primeiro contato, o selecionador deve ter muita cautela, ser um bom observador, ter estratégias bem definidas e alinhadas com a área que fez a solicitação da vaga.

Uma contratação equivocada, como já mencionado, trará grandes custos à organização no processo e depois do processo, pois a empresa precisará fazer uma nova contratação. Além dos custos financeiros, deve-se considerar todo o tempo perdido no processo de recrutamento e seleção, que também é oneroso para a organização.

Um colaborador contratado de forma errada também poderá dar problemas na equipe no qual ele estiver inserido, levando desequilíbrio no ambiente organizacional.

O bom desempenho de uma empresa começa no recrutamento e seleção, sendo ele eficaz, toda a organização terá um desempenho eficiente, trazendo aquilo que toda organização espera que é a sua perpetuação no mercado.

A Saúde e Segurança do Trabalho é outro assunto que deve-se observar com grande atenção, já que aborda a saúde e segurança dos funcionários, por tanto, devem ser tomados cuidados muito específicos seguindo medidas de prevenção de acidentes e manutenção da vida no ambiente organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (164.5 Kb)   docx (49.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com