TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  19/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE

RENATA LEANDRO

ETAPA 1

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

ABRIL 2015

Indígenas protocolam queixa-crime contra parlamentares no STF

Lideranças indígenas organizadas na Mobilização Nacional Indígena protocolaram no Supremo Tribunal Federal (STF) uma queixa-crime contra os deputados federais Luiz Carlos Heinze (PP/RS) e Alceu Moreira (PMDB/RS).Onde são acusados de Racismo, Incitação à Violência e Ódio.

Esses parlamentares incitaram o racismo e o preconceito contra a população indígena quando, em audiências públicas oficiais que foram gravadas e acabaram sendo divulgadas em redes sociais, fizeram falas discriminatórias, dizendo que índios e quilombolas são “tudo que não presta no Brasil”. Moreira e Heinze estão entre os parlamentares mais atuantes na série de iniciativas legislativas que visam à retirada de direitos dos povos indígenas do país, que incluem até alterações nos processos de demarcação de terras. Os parlamentares incentivam os agricultores a formar milícias e pedem que eles impeçam as retomadas de terras proferidas por indígenas com violência.

Para eles essas atitudes violam os seus direitos e incitam a violência, em um momento onde a tensão e os conflitos no campo já estão exagerados, causando desinformação e caos. Por trás de declarações como essas se escondem os interesses de grupos com poderosa influência política e econômica, que querem se apropriar da riqueza natural contida nas terras indígenas, que só existem porque são preservadas pelos índios. Para eles todos que lutam pela democracia devem lutar a favor do direito territorial dos povos tradicionais.

Portanto os indígenas lutam na justiça pela defesa dos seus direitos e terras. Criaram o “Índio é Nós”. Nesse manifesto contém uma lista de textos e vídeos informativos, bem como as manifestações artísticas criadas ou cedidas para a campanha podem ser vistos em: www.indio-eh-nos.eco.br. Com isso, eles têm o propósito de denunciar a violência cometida contra eles. Nessa campanha eles demonstram que não estão sozinhos, e que assim como a FUNAI, a sociedade brasileira também tem interesse na continuação do povo indígena.

REFERÊNCIAS DO TEXTO

1http://baderna.cc/indio-eh-nos/

2http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2014/02/em-video-deputado-diz-que-indios-gays-e-quilombos-nao-prestam.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (127 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com