TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA MODAIS DE TRANSPORTE

Por:   •  20/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

...........................................................................................................................

TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA – MODAIS DE TRANSPORTE

DIEGO ROCHA CAVALCANTE - 508182018

PORTFÓLIO 01

MODAIS DE TRANSPORTE

...........................................................................................................................

São Gonçalo do Amarante

2018

DIEGO ROCHA CAVALCANTE

PORTFÓLIO 01

MODAIS DE TRANSPORTE

Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Logistica  da Faculdade ENIAC para a disciplina Modais de Transporte.

Prof. Luciana Martines

São Gonçalo do Amarante

2018

[pic 2]

QUESTÕES PROPOSTAS

1) Com base nas informações apresentadas, é possível caracterizar a ALL como uma empresa de transporte ferroviário? Por quê?

2) Que fatores poderiam ser considerados como diferenciais para uma estratégia competitiva duradoura da ALL? Justifique sua resposta.

3) Embasado em seu conhecimento sobre a empresa e o assunto, quais seriam as possíveis ameaças à estratégia competitiva da ALL? Justifique sua resposta.

4) Que conjunto de indicadores você utilizaria para monitorar o desempenho da ALL? Por quê?

Respostas

  1. Sim, “Essa virada operacional inclui a compra de 75 locomotivas, 1.332 vagões já realizados, além da duplicação nos principais corredores, melhorias nas condições de trabalho de seus colaboradores, aquisições de modernos equipamentos e ações corretivas e de recuperação na via permanente.” (PORTOGENTE. A realidade ferroviária apresentada pela rumo. Disponível em: . Acesso em: 15 nov. 2018). Pelo seu investimento ter sido voltado para o modal de ferroviário, podemos sim considera-lá uma empresa desse segmento.

  1. A ALL Possui uma frota de 2 mil veículos entre próprios e agregados, o que lhe possibilita estar presente em quase todos o país. Contando tambem com tecnólogias inovadoras que são os road railers, que são transportes bimodais que pode ser usada tanto em rodovias quanto em ferrovias. “A criação das coligadas citadas são claros exemplos de diversificação adotados pela ALL, nos quais a empresa estrategicamente desvincula sua área de vantagem competitiva do transporte ferroviário, e cria firmas independentes, que poderão se dedicar exclusivamente a suas operações peculiares, além da criação da Vetria Mineração que expandirá o transporte ferroviário e ainda diversificará sua receita com a extração e comercialização do minério de ferro, em consonância mais uma vez com a diversificação dentro da teoria do crescimento da firma” (Penrose, 2006, p. 171).Isso faz com que uma empresa seja um diferencial no mercado, pois ela inova para o melhor atendimento porta a porta.
  1. Processos na justiça por acidentes ferroviários e de trabalho: pois nenhuma empresa espera sofrer um impacto por conta de acidentes com ou sem afastmentos, pois para qualquer empresa o que vale é sua imagem, e na época em que vivemos a segurança é um item que não deve ser negociável.

Falta de reconhecimento dos planos socioambientais: uma atenuante fraqueza é a falta de conhecimento das pessoas pelos projetos socioambientais da empresa e principalmente pela comunicação insuficiente dos planos de responsabilidade socioambiental, o que demostra o quão importante é o papel da comunicação nas organizações.

Reconstituição do meio ambiente: por mais que a Rumo cause um alto nível de poluição, desmatamento e desequilíbrio regional, ela ameniza a situação com uma gestão ambiental firme, o que fica muito bem visto perante a mídia e as ações publicadas nos veículos internos e externos.

  1. Indicadores de eficácia:

Considerando que a eficácia é a relação entre os resultados alcançados e/ou pretendidos, podemos dizer que o maior foco dos indicadores de eficácia é o produto, o resultado obtido e os lucros que vêm deles. Ou seja, ele mede a melhor forma de agir visando as consequências para a empresa.

Indicadores de eficiência:

Os indicadores de eficiência têm como objetivo a redução de custos, mensurando todos os recursos aplicados, já que, no seu sentido mais puro, a eficiência consiste em fazer da melhor maneira sem utilizar muitos recursos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (109.5 Kb)   docx (32 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com