TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA E TEORIA CLÁSSICA

Por:   •  9/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.240 Palavras (9 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITARIO PAULISTANO UNIPAULISTANA

Tecnólogo Gestão de Recursos Humanos

TEORIA DA ADMINISTRAÇAO CIENTIFICA E TEORIA CLASSICA

SÃO PAULO

2018

TEORIA DA ADMINISTRAÇAO CIENTIFICA E TEORIA CLASSICA

Projeto para o Curso Superior de Tecnologia em

Gestão de Recursos Humanos apresentado ao

Centro Universitário Paulistano Unipaulistana,

Como parte dos requisitos. Sob a orientação do

Prof.

São Paulo

2018

Sumario

Introdução ............................................................................................................1

Administração cientifica ........................................................................................2

Princípios .............................................................................................................4

Teoria Clássica ....................................................................................................5

Vantagens e Desvantagens .................................................................................7

Conclusão.............................................................................................................8

INTRODUÇÃO

Dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos pioneiros a respeito da administração, embora ambos não tenham se comunicado entre si, e tenham partido de pontos de vista diferentes e mesmo opostos, o certo é que suas ideias constituíram a base da chamada abordagem clássica da administração.

Este trabalho visa identificar as diferenças entre a teoria clássica de Fayol e a teoria cientifica de Taylor, analisar como as orientações diferentes se completam com relativa coerência com base em suas ideologias, e o que determina o sucesso de uma empresa.

São Paulo

2018

Administração cientifica

O nome Administração cientifica, é devido a tentativa de aplicações de métodos da ciência industrial. Os principais métodos científicos aplicáveis aos problemas da administração são a observação e a mensuração. A escola da Administração científica foi iniciada no começo desse século pelo engenheiro Americano Frederick W. Taylor, considerado o fundador da moderna TGA. Taylor teve inúmeros seguidores, Gantt, Gilbreth, Emerson, Ford, Barth e outros. Provocando uma verdadeira revolução no pensamento administrativo, e no mundo industrial da sua época. Sua preocupação inicial era eliminar perdas e desperdícios sofridos pelas empresas, aumentar o nível de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial.

Taylor nasceu na Filadélfia, veio de uma família com princípios rígidos e educado com uma mentalidade disciplinar. Iniciou sua carreira como operário e se formou como engenheiro. Na época vigorava o sistema de pagamento por peça ou por tarefa, enquanto os operários reduziam o ritmo de produção para contrabalancear o pagamento por peça. Isso fez com que Taylor estudasse o problema para tentar uma solução que atendesse ambas as partes, patrões e empregados. Isso passou por dois períodos

O primeiro período Taylor publicou seu livro “ Shop Management (Administração de Oficinas), 1903”. Com técnicas do trabalho operário, por meio do estudo de tempos e movimentos. Começando de baixo Taylor junto com os operários no nível de execução. Fez um paciente trabalho de análise das tarefas que cada operário realizava. Verificou que o operário produzia menos do que era capaz com o equipamento disponível. Concluiu que o operário que produzia mais recebia a mesma quantia que o operário que produzia menos do que era capaz. Viu a necessidade de pagar mais ao operário que produz mais. Em essência Taylor diz em Shop Management que:

- O objetivo da administração é pagar salários melhores e reduzir custos unitários de produção.

- Para realizar tal objetivo a administração deve aplicar métodos científicos de pesquisa e experimentos para formula princípios e estabelecer processos

- Empregados devem ser colocados em seus postos com matérias e condições de trabalho adequados para que as normas possam ser cumpridas

-O empregado deve ser treinado para aperfeiçoar suas aptidões e executar uma tarefa que a norma seja cumprida.

Seu ponto de partida foi a aplicação dos princípios tecnológicos de sua época ao trabalho manual. Por tanto ele identificava o trabalho a ser feito, e designava a maneira certa a ser realizado e finalmente reunia as operações, de forma que poderia ser realizada mais rapidamente e com maior economia de tempo e movimentos.

O segundo período de Taylor corresponde ao livro “Princípios da Administração Cientifica” quando concluiu que o trabalho operário deveria ser companhada de uma estruturação geral da empresa e que se tornasse coerente a aplicação dos princípios. Então desenvolveu seus estudos sobre Administração geral, e a denominou de administração cientifica, sem deixar sua preocupação quanto a tarefa do operário.

Para Taylor as industrias tinham três males

O primeiro era a vadiagem (sistema de operários que reduziam a produção um terço do que seria normal, para evitar a redução de tarifas de salários.

Há três causas de determinantes de vadiagem no trabalho

  • O engano entre os trabalhadores de o maior rendimento do homem e da máquina provocaria o desemprego dos operários.
  • O defeito do sistema de admiração que forçava os operários a ter ociosidade no trabalho, a fim de proteger seus interesses pessoais.
  • Os métodos empíricos ineficientes utilizados nas empresas, com quais os operários desperdiça grande parte do seu esforço e tempo.

O segundo, desconhecimento da gerencia, das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização.

 E terceiro, A falta de uniformidade das técnicas e dos métodos de trabalho

Para reparar esses três males Taylor idealizou a organização Racional do trabalho, segundo ele era uma evolução e não uma teoria, tendo como 75% de análise e 25% de bom senso.

Para Taylor a implantação da administração cientifica deve ser gradual, e obedecer a um período de 4 a 5 anos, para evitar alterações bruscas que causem descontentamento por partes dos empregados e prejuízo aos patrões. Administração cientifica é a combinação de “ciência no lugar de empirismo, harmonia em vez de discórdia. Cooperação e não individualismo Rendimento máximo em lugar de produção reduzida desenvolvimento de cada um a fim de alcançar maior eficiência prosperidade”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (103.8 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com