TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA GERAL DA ADM

Por:   •  1/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.071 Palavras (13 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE ANHANGUERA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Teoria Geral da Administração – 2° SÉRIE A

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (ATPS)

SOROCABA – SP

2014

Sumário

1        ETAPA 1 – A abordagem clássica da Administração.        

1.1        Passo 1        

1.2        Passo 2        

1.3        Passo 3        

2        ETAPA 2 – Concepção de teoria e de administração.        

2.1        Passo 1        

2.2        Passo 2        

2.3        Passo 3        

3        ETAPA 3 – Conceitos de ecologia, tecnologias e estratégias de gestão visando resultados.        

3.1        Passo 1        

3.2        Passo 2        

3.3        Passo 3        

3.4        Passo 4        

4        ETAPA 4 – Estratégias de Readministração.        

4.1        Passo 1        

4.2        Passo 2        

4.3        Passo 3        

4.4        Passo 4        

 


  1. ETAPA 1 – A abordagem clássica da Administração.
  1. Passo 1

Analisamos os conteúdos individualmente, discutimos e compreendemos o assunto proposto, dessa forma elaboramos ideias para preencher o passo 2.

  1. Passo 2

Através da pesquisa realizada chegamos a seguinte conclusão:

Taylor foi considerado o pai da administração científica, começou como operário, se tornou engenheiro e chegou a altos cargos em empresas americanas. Por conta de sua vasta experiência produtiva promoveu a criação e aplicação dos conceitos de administração na produção objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional. Atingiu a eficiência no trabalho dando ênfase em processos inteligentes, economizando os esforços de seus subordinados com foco na redução de custos de produção. Seus principais conceitos são: divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, treinamento e seleção de trabalhadores, coordenação entre as atividades.

Fayol foi considerado o pai da organização estrutural (administração clássica), ele elevou os conceitos administrativos a todos os patamares das empresas, seus principais fundamentos eram estabelecer os objetivos da empresa, organizar, comandar, coordenar e controlar. Outro destaque de Fayol foi a idéia de dividir a empresa em seis funções básicas, são elas: Técnicas (relacionadas a produção), Comerciais (relacionadas a compra e venda), Financeiras ( relacionadas ao controle de capital), Segurança ( relacionadas a proteção e preservação de bens), Contábeis (relacionadas com balanços e estatísticas) e Administrativa ( relacionadas a integração das outras 5 funções).

Comparando os mesmos podemos dizer que Fayol buscava a estruturação da empresa com o objetivo de aumentar a eficiência da organização por meio da definição dos níveis de responsabilidade. Taylor deu ênfase a definição de tarefas dos funcionários buscando alcançar a eficiência da organização por meio da especialização dos operários.

  1. Passo 3

Analisando as teorias clássicas e científicas, podemos comparar perfeitamente Jose e Carlos (sócios-irmãos) com Taylor e Fayol.

José é responsável pela parte administrativa e conta com o auxilio de duas funcionárias. A situação atual da JC Confecções é de extrema dificuldade em todo seu processo administrativo, como queda de vendas, colaboradores desmotivados, desrespeito à hierarquia e reclamações de clientes.

Os fundamentos de Fayol se encaixam perfeitamente para a solução dos problemas administrativos enfrentados por José, o mesmo busca a estruturação da empresa por meio da separação de responsabilidades, o que não ocorre na JC Confecções.

Carlos por sua vez, se relaciona ao Taylorismo, ou seja, responsável pela produção. Enfrenta dificuldades relacionadas à falta de definição das tarefas dos empregados, elevando assim a deficiência da qualidade dos produtos. Os funcionários se dividem de maneira desorganizada e desta forma não aproveitam suas respectivas especializações.

  1. ETAPA 2 – Concepção de teoria e de administração.
  1. Passo 1         

Assistimos ao vídeo individualmente, analisamos o conteúdo exposto e discutimos ideias.

  1. Passo 2

No vídeo podemos identificar fundamentos de Taylor e Fayol, onde é visualizado de forma clara algumas situações onde os conceitos foram aplicados. O PLT explica de maneira mais detalhada a Abordagem Clássica da Administração e cita que a mesma está nas conseqüências geradas pela revolução industrial, basicamente no crescimento acelerado e desorganizado das empresas, exigindo uma substituição da improvisação, ou seja, mostra a necessidade de aumentar a eficiência e competência das organizações no sentido de obter melhor rendimento possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (219.6 Kb)   docx (37.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com