TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIAS ACERCA DO DESENVOLVIMENTO E DA CARACTERIZAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

Por:   •  19/6/2018  •  Artigo  •  3.252 Palavras (14 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 14

 

UNIDADE I: TEORIAS ACERCA DO DESENVOLVIMENTO E DA CARACTERIZAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

  1. QUESTIONAMENTO DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

  1. Características básicas da investigação científica

Pode-se dizer que a investigação científica é uma das actividades mais complexas, mas ao mesmo tempo gratificantes do homem, pois depende dela o domínio que o homem pode ter sobre a natureza, pois, uma vez conhecidas as causas dos fenómenos e as leis dos mesmos, o homem pode e tem usado as mesmas para o benefício de toda a sociedade. Os exemplos estão à vista. Quais são, então, as características do conhecimento científico? Antes de falarmos das características básicas do conhecimento científico e comparação com outras formas de conhecimento, convém definirmos o que é o conhecimento científico. De acordo com Marconi, a ciência pode ser definida como: “ Um conjunto de conhecimentos sistemáticos sobre os fenómenos de uma mesma natureza e das leis que os regem, obtidos por meio de investigação, raciocínio e experimentação intensiva, capaz de ser submetida à verificação”. Existem várias formas de conhecimento como, por exemplo, o popular (senso comum), o religioso e o filosófico, no entanto a diferença entre estas formas de conhecimento com o conhecimento científico é que o conhecimento científico é explorativo, enquanto os outros são valorativos, para além de outras diferenças que podemos ver no quadro que abaixo se apresenta.

Conhecimento popular

Conhecimento Religioso

Conhecimento filosófico

Conhecimento científico

Valorativo

(apenas atribuem um determinado valor aos fenómenos)

Valorativo

Valorativo

Explorativo

(busca do real e da verdade)

Reflexivo

Inspiracional (dogmático)

Racional (lógico)

Racional (contigencial)-depende dos factores

Assistemático e verificável

Sistemático, não verificável

Sistemático

Sistemático (segue uma ordem lógica na evidenciação dos factos e ideias e apoia-se numa metodologia)

Falível

Infalível

Não-verificável

Verificável (replicavel)- as formulações e deduções podem ser sujeitas a provas

Inexacto

Exacto

Exacto

Aproximadamente exacto (sobretudo em ciências sociais)

Posto isto estamos em condições para entendermos outros aspectos relacionados com o conhecimento científico e a necessidade de se questionar o mesmo.

1.1.4TEORIAS DE SUPORTE DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

1.1.4.1.Ciência,Tecnologia e Engenharia

        Ciência

        Para além das várias definições também se pode definir como um corpo de conhecimentos organizado e sistemático.

            Tecnologia

        Trata-se da aplicação do conhecimento científico para fins práticos em Engenharia, medicina, Agricultura, etc., daí a necessidade em se diferenciar as ciências naturais e as ciências de engenharia que diferem pelo objecto de estudo, ou seja: As ciências naturais têm como objecto (estudam) os objectos da natureza; as ciências da engenharia têm como objecto de estudo, os objectos (produtos, serviços, métodos) não encontrados na natureza, usando resultados das matemáticas e das ciências naturais.

1.1.4.2 Metodologia e Técnicas

        Que diferenças existem entre a Metodologia e a Técnica?

        

A Metodologia inclui o estudo dos vários  métodos aplicáveis ou seja, os processos de conduzir cada projecto de investigação específico.

As Técnicas referem-se  aos meios, as ferramentas específicas, as abordagens que permitem a aquisição de informações relevantes, a respectiva análise (dos dados) assim como Inferências subsequentes a realizar.

1.1.4.2.1Metodologias (dependendo da Motivação)

        As Metodologias, dependendo da Motivação, classificam-se em:

a ) ‘Investigação Pura:( Parte de uma Tecnologia (aparelhos, técnicas, ambas as coisas)usando-a em processos (físicos, organizacionais, sociais, pessoais)

O objectivo deste tipo de investigação é descobrir factos novos (dados empíricos) para testar deduções feitas de uma teoria que só tem interesse intelectual e que, na altura da investigação, parece não terá aplicação prática. O objectivo deste tipo de investigação é, essencialmente, enriquecer a literatura numa área teórica determinada. No entanto, na área das engenharias esta investigação tem sido associada à P&D (pesquisa e desenvolvimento (P&D) ou investigação e desenvolvimento (I&D) que são pesquisas realizadas com um significado comercial importante. Em geral, actividades de P&D/I&D são conduzidas por unidades especializadas ou centros de pesquisa de empresas, universidades ou Institutos de investigação criados pelo Estado. No âmbito comercial, a "pesquisa e desenvolvimento" normalmente se refere a actividades de longo prazo e/ou orientadas ao futuro relacionadas com a ciência  ou  tecnologia  usando técnicas similares ao método cientifico  sem que haja resultados pré-determinados mas com previsões gerais de algum benefício comercial. Em síntese, a investigação pura, visa contribuir para a compreensão teórica e a formulação mais abstracta dos fenómenos.

b )  Investigação Instrumentalista

        Esta investigação visa contribuir para tornar mais efectiva a intervenção humana em ambientes do mundo real.

        Classifica-se, por sua vez nas seguintes em subinvestigações:

a) ‘Investigação Aplicada

O objectivo deste tipo de investigação é descobrir factos novos (dados empíricos) para testar deduções (hipóteses) feitas de uma teoria que pode, em princípio, ter aplicações práticas no médio prazo.. Esta investigação está de um modo geral ligada à inovação tecnológica que consiste em toda a novidade  implantada pela empresa, por meio de pesquisas ou investimentos, que aumenta a eficiência do processo produtivo ou que implica em um novo ou aprimorado produto. Assim, muita coisa pode ser definida como inovação tecnológica. Essas inovações estão divididas basicamente entre produtos e processos. Temos como exemplo, a introdução de novo produto ou variação de produto já existente. Por exemplo, numa indústria alimentícia, o lançamento de uma versão light ou diet de um produto; assim como a aplicação de novos softwares que demande mudanças também no hardware ou optimiza a produção e/ou o produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (243.2 Kb)   docx (37.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com