TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS

Por:   •  26/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ - CAMPUS CENTRO I – PERÍODO 2015.2

DISCIPLINA: GST0246 - TEORIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS

PROFESSOR: Marco Antonio Q. Manquian

DATA DA ENTREGA: Dia da AV2

Aluno(a):

Com base nas aulas expositivas e na bibliografia sugerida, responda de forma sintética as questões abaixo. Use citações indiretas, isto é não cole trechos da internet ou dos textos sugeridos. Trabalho individual. Use este mesmo formato para realizar o trabalho.

CARACTERIZE BREVEMENTE AS SEGUINTES TEORIAS DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Teoria da Escola de Uppsala de Johanson e Wiedersheim-Paul (1975) e Johanson e Vahlet (1977).

R:

A partir do texto de HEMAIS, Carlos A. (Org.) O Desafio dos Mercados Externos: teoria e prática na internacionalização da firma. Rio de Janeiro: Mauad, 2004. (vol.1), caracterize os três tipos de empreendedores: técnicos, os de marketing e os estruturais.

R:

ASPECTOS RELACIONADOS COM A INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS

Pesquise qual a atuação da Agencia de Exportações (APEX) ligada ao Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC)

R:

Pesquise de que forma os Setores de Promoção Comercial (SECOM) relacionados ao Ministério das Relações Exteriores atuam na promoção do comercio internacional e a internacionalização de empresas brasileiras.

R:

Sobre o processo de internacionalização da empresa brasileira Marco Polo leia o texto abaixo e explique quais as estratégias para mercados novos e para mercados em fase mais madura:

“Antes de descrever o desenvolvimento das atividades internacionais da empresa, faz- se necessário esclarecer algumas especificações técnicas dos seus produtos, uma vez que a tecnologia associada à montagem de carrocerias é um fator muito importante para a definição das formas de atuação no exterior. Os diferentes sistemas de montagem disponíveis permitem à empresa decidir, por exemplo, se venderá ônibus completamente montados, unidades parcialmente montadas com parte das operações a ser realizada no cliente em território estrangeiro, ou até mesmo o envio de conjuntos de peças em que toda a atividade de montagem é realizada pelas fábricas da Marcopolo ou por seus parceiros no exterior. Cada um desses sistemas possui um termo técnico que o designa. Assim, os ônibus destinados ao mercado externo são enviados nos sistemas de:

• CBU – Completely Built Unit: unidades completamente montadas (com carrocerias e chassis). Este sistema é o mais utilizado nas exportações para países mais próximos das fábricas, no qual os ônibus vão rodando até o destino. Os produtos também são transportados nesse sistema para países mais distantes através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com