TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIAS MOTIVACIONAIS

Por:   •  6/11/2015  •  Seminário  •  1.191 Palavras (5 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 5

LISTA DE FIGURAS

FIGURA 1 – Pirâmide da Teoria das Necessidades. (Fonte: Wikipédia, 2006).        

FIGURA 2 – Fatores satisfacientes e fatores insatisfaciente como entidade separadas. (Fonte: Chiavenato, p. 334, 2003).        


7.0 Dinâmica da Relações Interpessoais

Vamos definir motivação como o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta. Embora a motivação, de maneira geral, se relacione ao esforço para atingir qualquer objetivo, vamos reduzir nosso foco nos objetivos organizacionais para refletir nosso interesse especifico no comportamento relacionado ao trabalho. (ROBBINS, 2005, p.132).

7.1 Teoria de Maslow

          Abraham H. Maslow foi um psicólogo norte-americano conhecido por categorizar e hierarquizar as necessidades da humanidade. Segundo Sampaio (2009) em conferencias, Maslow destacava que os seres humanos possuem diferentes necessidades de motivação, e que alguns empregados não buscam a auto realização no trabalho, mas de preferência em outro espaço social. O autor anunciou sua teoria por volta de 1940, usou como base sua experiência e observações como psicólogo e dizia que a necessidade se resume em se privar de outras satisfações. Assim ele apresentou a Teoria das Necessidades, onde propõe que as satisfações são divididas e dispostas em cinco níveis, que podem ser visualizadas como uma pirâmide:

[pic 1]

FIGURA 1 – Pirâmide da Teoria das Necessidades. (Fonte: Wikipédia, 2006).

          Conforme a figura, a partir do momento em que uma dessas necessidades é atendida, o próximo nível passa a ser o dominante, ou seja, o indivíduo se move até alcançar o topo da hierarquia, a mesma representada em forma de pirâmide. Desse modo, Maslow sugere através de sua teoria, que por mais que um nível de necessidade não esteja totalmente satisfeito, uma necessidade parcialmente atendida anula motivação. O autor dizia então que para o indivíduo ser motivado, é necessário ter conhecimento de qual nível hierárquico no momento o mesmo se encontra e trabalhar a satisfação nesse determinado nível ou no que vem logo após esse. Robbins (2005).

7.2 Teoria Herzberg

        O americano e psicólogo Frederick Herzberg foi o autor que desenvolveu a “Teoria de dois fatores”, (também conhecida como a Teoria da higiene-motivação), conforme Robbins (2005) essa teoria estabelece que a relação da pessoa com o seu trabalho é a mais básica possível, e que esse pode ser o motivo de essa pessoa vir a fracassar ou obter sucesso. Herzberg baseou- se em pesquisas realizadas com diversos profissionais onde a pergunta era: “ O que eles esperavam de seu trabalho? ”, o autor pediu que respondessem e descrevessem detalhadamente ocasiões em que esses trabalhadores sentiam- se muito bem e muito mal naquele ambiente.

       Um ponto importante a destacar, é o fato de Herzberg deixar claro que há um grupo de fatores que correspondem a satisfação da pessoa no trabalho e um grupo de fatores correspondentes a insatisfação. Bergue (2010).

       Através destes o autor conseguiu identificar dois pontos, ou melhor dizendo fatores chamados de:

[pic 2]

FIGURA 2 – Fatores satisfacientes e fatores insatisfaciente como entidade separadas. (Fonte: Chiavenato, p. 334, 2003).

  • Fatores Motivacionais ou Fatores Intrínsecos: De acordo com Bergue (2010), esse fator refere-se a o que o funcionário sente em relação ao cargo que ele ocupa em seu trabalho, ou seja, a realização, a responsabilidade, o trabalho em si, o progresso profissional e a responsabilidade. Esse fator envolve o nível de cada um desses pontos das pessoas em relação as suas funções. Herzberg também os chamava de fatores satisfacientes, por estarem relacionados com a satisfação das pessoas. Chiavenato (2003).

  • Fatores Higiênicos ou Fatores extrínsecos: Bergue (2010), afirma que esses fatores se referem a um sentimento relacionado a empresa, que são a administração da empresa, as condições de trabalho, os benefícios e incentivos, o salário e também a relação com o superior, ou seja, são as condições do local de trabalho de um modo geral, desde as condições físicas do ambiente até as relações com colegas e chefes nesse mesmo ambiente. Por ter uma relação com a insatisfação, esses fatores também são chamados por Herzberg de insatisfacientes.

          7.3 Relação entre os Autores

         Ambos autores tiveram dimensões próprias com estudos não muito distantes, enquanto Maslow estudou a satisfação das necessidades dos indivíduos de uma forma bastante abrangente ou em variados campos da sua vida, diferentemente Herzberg apenas restringiu e especificou esse estudo de comportamento e motivação das pessoas dentro de empresas e organizações. Portanto segundo Chiavenato (2003), ambas teorias retratam pontos acordados, onde os fatores higiênicos de Herzberg têm uma relação com as necessidades primarias de Maslow, que são básicas, de segurança e chegando até certo ponto de sociais, e os fatores motivacionais que também tem uma relação com as demais necessidades, que são de estima e auto realização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (295 Kb)   docx (84.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com